Chegou o fatídico momento em que o sistema começa a ficar lento demais para o uso.
Uso para jogatina sem abusar dos efeitos (até hoje sombras no low e todo o efeito de água é reduzido ao mínimo de cada game), multimídia, internet e, principalmente, para modelagem no Blender.
Apesar de ser um programa de modelagem 3d, algumas ferramentas ainda usam muito da CPU (simulação de física). Dito isso, eu preciso de uma máquina que segure por mais uns 3 ou 4 anos, então eu ficaria feliz de ter um processador que não seja super gastador de energia nem que esquente muito. (Nunca faço overclock, à propósito)
Eis as configurações da máquina atual (conforme Speccy):
Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
CPU Intel Core i5 3350P @ 3.10GHz Ivy Bridge 22nm Technology
RAM 8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 666MHz (9-9-9-24) (2 pentes de 4 gigas)
Placa-Mãe ASUSTeK COMPUTER INC. P8H61-M LX3 R2.0 (LGA1155)
Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB (Gigabyte)
Armazenamento 2 HDs de 1 tera (1 Seagate e 1 WD)
Fonte Corsair 550 ou 600W (não lembro)
A Placa de vídeo, a princípio, é nova e está boa, idem com os HDs. Então, o que precisa de troca é Sistema Operacional, CPU, RAM e, principalmente, a Placa-Mãe.
Orçamento máximo para os upgrades: R$ 1600,00 em salgadas prestações (preço a débito não adianta)
Graças à colossal conveniência do Spectre e do patch que, por coincidência, capa mais o desempenho quanto mais antigo for o seu sistema, eu vou precisar migrar para o windows 10 e pegar um processador mais atual. Aqui que começam os problemas:
- Mais do que números, eu quero um sistema "à prova de futuro", que eu não precise mudar em um ou dois anos porque essa ou aquela característica se tornou padrão e quem não tem fica de fora (Windows 10 encrenca com placa-mãe antiga por causa do UEFI, por exemplo), então o ideal seria pegar uma peça mais "nova", mesmo que isso custe um pouco de desempenho.
- PROCESSADOR : Na intel, eu fico na categoria dos i5: uso além do básico, mas nada que necessite uma peça top de linha. Não entendo nada de AMD e meu último foi um K6-2 de 500MHz. Nisso vêm as questões:
Quando vem a geração 9?
É melhor esperar ou ainda vale à pena investir nos geração 7 e 8 (ainda com o lance das vulnerabilidades e os patches come-desempenho em mente)?
E quais os equivalentes da ATi?
Algum recurso essencial que seja diferente entre processadores Intel e ATI?
ATi ainda esquenta e gasta muito mais energia que os intel de desempenho similar ou isso já é coisa do passado?
- PLACA-MÃE: Não entendo droga nenhuma do que precisa prestar atenção numa plca mãe, apenas sei das necessidades em termos de conexões
No mínimo 3 entradas SATA 3
Entrada PCI Express x16 (não pretendo usar SLI, então diversas entradas não é um diferencial importante)
Suportar 16 gigas de RAM ou mais, DDR3 ou padrão mais rápido e moderno, se houver
ter várias portas USB e, quem sabe, algumas USB 3.0 seria algo interessante para o futuro.
Foco em confiabilidade e durabilidade:
Overclock não é foco
Luzinha não faz falta nenhuma (já desliguei na placa de vídeo e no mouse)
MEMÓRIA RAM: 2 pentes de 8 gigas para trabalhar em paralelo. DDR 3 1600mhz ou mais rápido. Não acho que precise de adicionais específicos para jogador hardcore (dissipadores e ventoinhas só para a memória, por exemplo).
DDR4 vale à pena hoje em dia ou as vantagens ainda não justificam o preço?
Se sobrar algo e, dependendo do preço, eu já fecho o pacote com um SSD custo-benefício só para o sistema operacional e programas essenciais (office, antivírus, etc.)
Grato desde já pelas sugestões