Olá galera! estou com um problema com relação as minhas memórias. Vamos a situação:
Possuo uma placa-mãe GA-78LMT-USB3 (rev. 5.0) já há algum tempo, e por anos usei ela com um processador Phenom x6 1055 125w e um pente da Memória Corsair Vengeance 4GB 1600Mhz DDR3 Blue. No manual da minha placa-mãe está indicado que ela só funciona com frequências maior que 1333Mhz em O.C, então antes de comprar a memória, pesquisei muito na internet sobre o assunto, e nos fóruns da vida diziam que era só ir na BIOS e setar a frequência da memória pra 1600Mhz e tudo certo, o que de fato aconteceu. Depois de um certo tempo, comprei outro pente igual pra usar em Dual Channel, e continuou funcionando de boa com as memórias na frequência desejada, porém, ano passado, eu decidi comprar outro processador, um AMD FX-8300, mas o mesmo não funciona nem por um car@lh# com as memórias em 1600Mhz, eu tenho que deixar elas com a frêquencia no auto, caso eu tente aumentar pra 1600Mhz, como de costume, o computador não 'boota', e eu sou obrigado a voltar a frequência.
Dada a minha situação, alguém saberia me dizer o porque disto ocorrer? Será que eu deveria deixar pra lá o aumento da frequência e tentar uma abordagem diferente, como por exemplo a diminuição das latências? Usar tais memórias com a frequência de 1333Mhz ocasiona uma queda significativa de desempenho (principalente em jogos)?
Eu comprei uma placa de vídeo nova, então vou fazer um overclock no meu processador (nada muito extremo) para tentar evitar o gargalo, portanto queria que as memórias estivessem 'o melhor possível'.
OBS: Minha fonte é uma Corsair CX-430W 80 Plus Bronze
Desde já agradeço a ajuda!