Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nortonap

Membro Pleno
  • Posts

    71
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Nortonap postou

  1. @Marcos FRM Exato, amigo. Acabei não olhando seu comentário, mas a solução é exatamente essa. Instalei através do sudo apt install megatools, mas não obtive êxito em usar o comando tal como descrito na documentação (através do comando megatools opção parâmetros). No terminal, aparece que o comando não existe. Só consegui utilizar diretamente na pasta "/bin" e de lá diretamente através dos arquivos "megadl", "megacopy", "megals", e por aí vai, mas já me atende. Obrigado pela ajuda. Vou marcar como resolvido.
  2. @Marcos FRM Amigo, acredito que encontrei a solução: https://manpages.ubuntu.com/manpages/jammy/man7/megatools.7.html Esse megatools tem a mesma função, aparentemente, do megacmd, mas, infelizmente, ainda não consegui instalar também. Na pagina da Ubuntu, afirma que tem suporte para 18.04, 20.04, 22.04 e 22.10. Li a documentação e explica até as dependências necessárias e como instalá-las, caso não existam no servidor, mas ainda não tive êxito em instalar. Em um site, achei um pacote .gz, descompatei e gerou um arquivo .7 e não sei o que fazer com ele. Com outro pacote .tgz, do site oficial da ferramenta (https://megatools.megous.com/), o "./configure --prefix=$HOME/.local" retorna esse erro: "-bash: ./configure: No such file or directory".
  3. @Marcos FRM Não, amigo, fui até pesquisar o que seria PPA, mas não encontrei nada sobre algum PPA do mega cmd, que é esse programa, em linha de comando, para acessar a nuvem do Mega (*****). Eu procurei até algo em snap, mas não tem.
  4. @Mega Blaster Amigo, tomei coragem e testei o tutorial. Retornou no seguinte erro:
  5. @Mega Blaster Encontrei esse tutorial de como instalar megacmd (mega em linha de comando) no Ubuntu 20.04 ou em Raspnerry Pi Os. Meu medo: tentar esse tutorial e dar algum erro grave no meu servidor, considerando que a versão de ubuntu seria diferente (22.04) e a instalação seria em um Orange Pi. Alguém já tentou e sabe se funciona? Ou conhece alguma máquina virtual que possa simular um Orange Pi, virtualizar e testar? https://nerd-tech.net/tutorials/how-to-install-amp-upgrade-mega-command-line-megacmd-on-your-raspberry-pi-running-ubuntu-20-04-or-rasperry-pi-os-10/
  6. @Mega Blaster, amigo, eu já vasculhei esse repositório do GitHub. Esse guia de usuário é para utilizar o MegaCMD já instalado, em modo texto, sem GUI (interface gráfica). Mas aí que está o problema: não consigo instalar. Aqui está o erro após seguir o roteiro do github (https://github.com/meganz/MEGAcmd Como disse, estou usando ubuntu server no Orange Pi: Acredito que seja algum problema com alguma dependência do MegaCMD, pois, lá no GitHub, aparecem os seguintes requisitos: Porém não tenho conhecimento para resolver isso.
  7. Amigos, boa noite. Comprei uma Orange Pi 4lts que está rodando ubuntu server. Não estou conseguindo instalar o MEGACMD (aplicativo de linha de comando para os serviços da nuvem *****). Nos repositórios da mega (https://*****/linux/repo/), tem instalação para RASPBIAN, mas não tem para Orange Pi. Tentei instalar mesmo assim, mas não deu certo. Alguém conseguiu contornar esse problema na instalação? Edit: lembrei de um detalhe: vi um artigo sobre realizar alguns comandos que permitiriam a instalação no Ubuntu Server, de adicionar alguma coisa relativa à arquitetura arm64, algo do tipo, mas fiquei com medo de testá-los no servidor, que está funcional. Pensei em testar em uma máquina virtual, mas não descobri um meio fácil de emular arm64 pra testar. Essa solução também me atenderia (eu acho).
  8. Irmão, veja nas configurações, se sua placa está para pegar ip automático (DHCP) ou manualmente. Veja se consegue printar aqui o IP que foi setado. Provavelmente o roteador não setou corretamente, ou está para setar manualmente ou está com algum conflito de rede (outro PC com o mesmo IP, por exemplo)
  9. Logo após o meu comentário, saiu a versão Deepin 20 estável. Apenas para atualizar: recomendo. Estou me dando super bem com ela.
  10. Não consigo encontrar o campo onde indica que o tópico está resolvido, mas dou por encerrado com as seguintes informações: * De todas as distros que testei, gostei muito mais do Deepin Linux, apesar de ter suas "limitações", principalmente na questão lá do repositório; * O Deepin Linux, talvez por ter interface gráfica própria e maiores modificações no código interno, tem maior desempenho x benefício em relação ao Debian Burster, Ubuntu (minha opinião); * Instalei o Deepin Beta 20 e reconheceu a placa de vídeo e todos os demais drivers, sem necessidade de maiores aventuras, ficando sempre com baixo consumo de processador e memória (bem diferente do Debian Burster). Então, fica aí essa dica/solução pra quem quiser testar um linux bonito e com boa performance. Podem instalar a versão beta, que, apesar de estar em testes, não me deparei com nenhum erro, até o momento, após quase uma 3 (três) dias de trabalho intenso.
  11. Boa tarde. Tenho um notebook Dell Inspiron 5548 processador Intel Core i7-5500U 2 x 2.4 - 3 GHz, e, mesmo que o windows funcione normal nele, resolvi abandoná-lo de vez, principalmente porque não utilizo o sistema para grandes tarefas/jogo, então queria algo que rodasse com uma boa velocidade/suavidade. Instalei o deepin Linux, mas, infelizmente, ele não reconheceu a placa híbrida (ATI/AMD). Observações no deepin: * Aparentemente, baixo aquecimento, pois o cooler pouco disparava, e nos gráficos de uso do processador e memória, sempre baixo consumo; Instalei o debian 10.5 burster, e, diferente do deepin, reconheceu a placa de vídeo, com as seguintes observações: * A velocidade de processamento está adequada, nada a se queixar; * No kde plasma, o cooler praticamente não desliga, embora os gráficos de uso do processador e memória estejam em consumo baixo/médio-baixo; * Tenho notado um aquecimento maior que no deepin. Alguém tem alguma indicação do que possa estar acontecendo, indicar um sistema oi inferface gráfica mais adequada pra máquina, ou alguma solução pro deepin Linux?
  12. Bom dia, irmão @f_neto. Penso ter descoberto qual seria o "problema". Resolvi insistir na BIOS e encontrei uma opção relativa ao High Speed do "hd" (emcc). De 400, coloquei para HS 200, e o sistema imediatamente reconheceu o "disco rígido". Instalei o Lubuntu e está funcionando normalmente, embora, aparentemente, as coisas estejam mais lentas por conta dessa diminuição de "velocidade" do emmc. Quanto ao patch, eu mandei mensagem para os desenvolvedores, e eles me informaram que aquelas modificações já estariam fazendo parte das distribuições linux, alguma coisa assim, que seriam comandos antigos, não havendo qualquer necessidade de instalação dos patches (a história era mais ou menos essa que eles me contaram). Ou seja: não sei como resolver para funcionar em HS400, mas, pelo menos, já funciona em HS200. O curioso é que o Windows 10 reconhece muito bem o "hd" em HS400.
  13. Boa noite, amigos. Tenho uma placa de vídeo híbrida no meu Dell Inspiron 5548, cuja nota fiscal acusa uma AMD Radeon (TM) R7 M265 2GB DDR3. Instalei o Deepin linux e o Gerenciador de Driver Gráfico mostra a seguinte mensagem: Pesquisando (https://elias.praciano.com/2016/05/como-lidar-com-placas-graficas-hibridas-intelamd-no-debian-usando-o-dri_prime/), vi que que há como fazer funcionar no debian, que é a base pro deepin linux, mas não funciona no próprio (pelo menos não consegui fazer). Alguém poderia dar uma luz? Aqui está lspci -k | grep radeon e lspci -k | grep amdgpu e o sudo lshw -class display: E aqui o sudo lshw -short:
  14. @f_neto Estou rodando o Lubuntu muito bem no mini pc, mas ainda no pendrive. Foi engano meu. O wi-fi está funcionando sim, apesar de aparecer um erro de que o driver não estaria funcionando corretamente, mas ainda não consegui instalar no emmc. Mandei e-mail para os desenvolvedores do patch e vou aguardar retorno. Tentei instalar com "sudo apt-get", daquele jeito que você me instruiu, e com o comando "patch < /caminho/arquivo.patch", e também não deu certo. Nesse comando do patch, ele lista um monte de observações, e pede pra eu indicar qual o arquivo do patch. Quando coloco o caminho completo, continha dando erro.
  15. @f_neto Acabei de inicializar com o Lubuntu e as coisas foram até piores. Não identificou bluetooth, wi-fi o HD também. Mesmo erro. Sem o wi-fi, inclusive, fica até difícil tentar instalar aquele patch. Vou tentar no modo persistência com o Ubuntu, como você falou.
  16. @f_neto @f_neto Isso aqui não deu certo. Não sei se fiz algo errado. Até alterei, também, o nome do patch, e executei o comando dentro da pasta. Testei de todos os modos que imaginei, mas não consegui. Estou baixando o Lubuntu para ver se ele funciona. É para eu fazer o pendrive do Lubuntu em GPT, como naquela imagem? Desculpa, mas não compreendi. Vi que você você indicou 3gb, de um total de 8gb. Isso seria pra instalar o Lubuntu, ubuntu, ou qualquer outra distribuição no que você chamou de modo persistência, no pendrive, certo?
  17. @f_neto Amigo, estava tentando fazer o procedimento aqui na live do pendrive. Pesquisei num site como instalar aquele patch, e tentei instalar com comandos abaixo e apareceu o seguinte erro: ubuntu@ubuntu:~$ sudo apt-get install -y /home/ubuntu/Downloads/mmc-core-Fix-init-of-SD-cards-reporting-an-invalid-VDD-range.patch Lendo listas de pacotes... Pronto E: Unsupported file /home/ubuntu/Downloads/mmc-core-Fix-init-of-SD-cards-reporting-an-invalid-VDD-range.patch given on commandline Lá naqueles sites, há vários patchs, mas ao tentar instalar, do modo como fiz acima, sempre as mensagens são nessa linha de "unsupported file". OBs.: AInda não fiz o procedimento aí do pendrive com o rufus, como você falou. Tem alguma razão de você ter escolhido a versão do ubuntu 19.04 e não a 20.04 lts?
  18. @f_neto Um momento, irmão. Vou te mostrar o que acontece...
  19. Amigos, bom dia. Encontrei, nesses sites - https://patchwork.kernel.org/patch/11088719/, https://patchwork.kernel.org/patch/11116271/ e https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/1810416) - a possível solução, mas não consegui instalar esse patch na instalação live do ubuntu, por estar, acredito eu, usando a versão de instalação do sistema. Alguma luz?
  20. Olá, amigos. Comprei um Mini PC MII-A-464KDOW64PRO, daqueles sem cooler e que já vêm com o Windows 10 instalado de fábrica. Embora o windows funcione corretamente, apesar de esquentar um pouco, gostaria de instalar um linux leve (ex.: deepin linux) para forçar menos a máquina, já que meu interesse é apenas abrir o navegador para acessar o sistema on-line do trabalho e o GDRIVE. Mas, quando vou instalar o Ubuntu ou o Deepin Linux, as instalação NÃO ENCONTRAM o hd, apenas o pendrive,e dizem que não podem prosseguir. Obs.: No gpart, dá um erro similar, mas a mensagem é um pouco diferente, com algo do tipo: HS400 error whitelist -84 MMC. Pesquisando na internet, vi alguns sites, em inglês, informando que uma possível solução seria diminuir a velocidade de leitura/gravação do MMC, uma coisa assim, para HS 200, e o linux reconheceria. Vi outros sites, também, comentando sobre baixar uns pacotes do linux, mas não consegui nenhuma das duas soluções. Não consegui baixar pacotes com o linux não instalado na máquina, mas apenas rodando em pendrive. Descrição do PC com LSPCI: 00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Host Bridge (rev 0b) 00:00.1 Signal processing controller: Intel Corporation Device 5a8c (rev 0b) 00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics 500 (rev 0b) 00:03.0 Multimedia controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Imaging Unit (rev 0b) 00:0e.0 Audio device: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Audio Cluster (rev 0b) 00:0f.0 Communication controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Trusted Execution Engine (rev 0b) 00:12.0 SATA controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series SATA AHCI Controller (rev 0b) 00:13.0 PCI bridge: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series PCI Express Port A #1 (rev fb) 00:13.1 PCI bridge: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series PCI Express Port A #2 (rev fb) 00:15.0 USB controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series USB xHCI (rev 0b) 00:16.0 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #1 (rev 0b) 00:16.1 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #2 (rev 0b) 00:16.2 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #3 (rev 0b) 00:16.3 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #4 (rev 0b) 00:17.0 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #5 (rev 0b) 00:17.1 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #6 (rev 0b) 00:17.2 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #7 (rev 0b) 00:17.3 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series I2C Controller #8 (rev 0b) 00:18.0 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series HSUART Controller #1 (rev 0b) 00:18.1 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series HSUART Controller #2 (rev 0b) 00:18.2 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series HSUART Controller #3 (rev 0b) 00:18.3 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series HSUART Controller #4 (rev 0b) 00:19.0 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series SPI Controller #1 (rev 0b) 00:19.1 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series SPI Controller #2 (rev 0b) 00:19.2 Signal processing controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series SPI Controller #3 (rev 0b) 00:1b.0 SD Host controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series SDXC/MMC Host Controller (rev 0b) 00:1c.0 SD Host controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series eMMC Controller (rev 0b) 00:1e.0 SD Host controller: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series SDIO Controller (rev 0b) 00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series Low Pin Count Interface (rev 0b) 00:1f.1 SMBus: Intel Corporation Celeron N3350/Pentium N4200/Atom E3900 Series SMBus Controller (rev 0b) 01:00.0 Network controller: Intel Corporation Wireless 3165 (rev 81) 02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 15)
  21. Boa noite, amigos. Espero estar postando no tópico correto, pois minha dúvida se refere ao Google Planilhas, que, basicamente, é o excel on-line, com algumas alterações substanciais na parte de script, e com recursos super interessantes, que não conseguiria fazer no excel com tanta facilidade. Estou precisando fazer algo que, no Excel, é muito simples: desproteger a planilha, executar alguma tarefa e protegê-la de novo. Exemplifico: no Google Planilhas, você tem o dono e os editores. Quando eu bloqueio a página, com exceção de algumas células, quem não está com autorização para EDITAR a planilha INTEIRA não consegue fazer filtros, adicionar linhas, etc. O que eu gostaria era que o script desbloqueasse a planilha, adicionasse a linha, por exemplo, e bloqueasse de novo. Obs.: Tentei fazer isso com a gravação de macros, etc, mas quando executo o script com alguém que não tenha acesso irrestrito, o sistema diz que não tem acesso para executar o script e ele para por ali.
  22. Amigos, boa tarde. Há uns 15 anos atrás, mais ou menos, costumava FAZER CÓPIAS dos meus DVDS originais ou dos vídeos obtidos na internet e GRAVÁ-LOS em DVD, com menus organizados, etc, tudo através do NERO, cujo CD de instalação veio com uma gravadora de DVD da SAMSUNG que adquiri à época. Pois bem, naquela época, o processo de EXTRAÇÃO das cópias e RENDERIZAÇÃO, apesar de demorado, era bastante simples, e, para tanto, além do próprio NERO, usava o ANYDVD para desencriptografar aquelas mídias com proteção de clonagem. Pesquisei na internet e encontrei vários programas, gratuitos - HD-DVD/Blu-Ray Stream Extractor, DVD Shrink, cladDVD.net, DVD Cutter, A-Ray Scanner, DVD2SVCD - e pagos - DVDFab, DVD-Cloner, Nero Recode, AnyDVD, ConvertXtoDVD -, mas, INFELIZMENTE, não tenho tempo para testar cada um e ver qual seria o melhor para o que quero, que é o seguinte: 1) Tenho BLU-RAYS e DVDS originais que gostaria de copiá-los para preservação da mídia original (backup), sobretudo porque meu filho é muito novo e já danificou algumas mídias; 2) Se possível, como tenho gravadora de BLU-RAY, gostaria de gravar mais de um DVD em um único BLU-RAY, sem diminuição de qualidade do vídeo e com menus organizados; 3) No Nero, naquela época, lembro que existiam algumas funções bem interessantes, de fácil utilização: a] Compressão de parte ou todos os vídeos que compunham o DVD; Ex.: Poderia comprimir a qualidade do BÔNUS e preservar a do filme; b] Remoção de LEGENDAS e ÁUDIOS estrangeiro ou nacional, com simples clique; Ex.: Em um desenho, poderia deixar apenas o áudio em português (dublado), ou, em um filme, apenas os idiomas PORTUGUÊS e INGLÊS, com suas respectivas legendas. Alguma luz?
  23. Amigos, bom dia. Tenho uma pasta de trabalho com o recurso de SEGMENTAÇÃO DE DADOS e tudo está funcionando adequadamente. Porém, gostaria que em uma determinada célula, em outra pasta de trabalho, retornasse a informação de qual dado foi selecionado no filtro. Na imagem, por exemplo, existem inúmeras escolas para serem escolhidas. O usuário, então, selecionará uma das Escolas e eu queria que, em uma outra célula, constasse essa informação. Ex.: Seleciono a Escola "AEIOU" no filtro e em outra célula, em outra pasta de trabalho, constaria exatamente o que eu selecionei no filtro ("AEIOU"). OBS.: Tentei utilizar a função "=SegmentaçãodeDados_ESCOLA_PRETENDIDA__SEM_VAGA", mas retorna apenas o valor "0", mesmo quando eu seleciono o filtro. Deve existir um jeito mais fácil de retirar essa informação. Tentei me referir, por exemplo, à célula H9, mas, na segmentação de dados, nem sempre essa célula corresponderá àquela que está indicada no filtro. Na imagem, dá pra ver que o H9 é "Vera Lúcia Pinon Nery" e, assim, se eu selecionar no filtro a escola "AEIOU", o H9 continuará retornando "Vera Lúcia Pinon Nery", mesmo a célula tendo sido suprimida pelo filtro. @Basole, alguma ideia, amigo?
  24. @Basole, perfeito, meu amigo. Era exatamente isso. Muito obrigado pela ajuda. Já curti e tentarei encerrar o tópico. Parabéns pelo conhecimento!
  25. Amigos, boa tarde. Encontrei, na internet, um código para salvar em PDF todas as pastas de trabalhos ativas (não ocultas) em uma determinada planilha. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Sub GerarPDFponto() Dim SvInput As String Dim Data As String Dim Nome As String Nome = InputBox("Digite o nome para a emissão da PI", "Gerar documento em PDF") Data = VBA.Format(VBA.Date, "dd-mm-yyyy") SvInput = ThisWorkbook.Path & Application.PathSeparator & Nome & "_" & Data & ".pdf" ActiveWorkbook.ExportAsFixedFormat Type:=xlTypePDF, Filename:=SvInput, OpenAfterPublish:=True End Sub ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- O VBA funciona bem, mas não é exatamente o que eu quero. Dentro dessa planilha, tenho, ao todo,4 (QUATRO) pastas de trabalho (Configurações [oculta]; Capa [não oculta]; Lista [não oculta]; Estatísticas [não oculta]), mas gostaria que o VBA mprimisse apenas a pasta Capa e Lista.. Alguém saberia me dizer como fazer?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...