Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dondiego

Membro Júnior
  • Total de itens

    7
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

0

Sobre dondiego

  • Data de Nascimento 27/04/1983 (38 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Aramina, São Paulo
  1. Mas este tipo de projeto utilizando um alternador tem um problema: Eficiência. Do que adianta você fazer um alternador girar se é bem capaz de não dar conta de manter a rotação mínima que ele precisa, ainda mais considerando o torque necessário? Do que adianta girar um alternador pesado para produzir uma WATTAGEM inferior ao que o próprio equipamento (alternador) consome no indutor? Encontrei este tópico pois estou buscando alternativas para a mesma coisa. Montar um projeto de geração de energia que seja viável, durável, eficiente e útil. Depois pesquisar e analisar um monte de projetos pretendo criar um sistema de geração de energia elétrica a partir de energia mecânica. Se der certo e ficar bom devo colocar o protótipo em uma ilha onde não há rede elétrica. Quero utilizar o sistema para ao menos gerar o suficiente para iluminar o rancho (usando baterias, leds e etc). Mas, como eu disse, cheguei a este tópico pois eu procurava resolver um problema. Até então creio que um alternador não é interessante visto o seu consumo pelo induzido. Pensei então nos dínamos, motores elétricos com imãs permanentes. O problema deles é a baixa corrente que geram o que dificultaria a sua aplicação em alguma coisa realmente útil. Os dínamos de bike geram por volta dos 12v mas com eles eu não conseguiria carregar uma bateria 12v (sendo que para carrega-las precisamos de 14~15v). Passei então a considerar o motor do micro-ondas, que ao menos produz uma tensão mais alta e aí vem a minha dúvida: Em tese seria possível produzir facilmente 110V com um motor de microondas, mas com uma corrente (calculada) menor que 40ma. Seria possível sacrificar a tensão tendo assim um ganho de corrente?
  2. muito Obrigado Faller, Vou comprar os componentes e montar este circuito. Agora é hora de estudar pois quero entender direito qual a função de cada componente e como eles trabalham. Abç!
  3. Creio que entendi como utilizar este circuito. Se eu variar o resistor do 1R8 do seu modelo eu consigo ajustar a corrente do circuito. Para este esquema que você me passou (tip120) quais são os limites de tensão e corrente? A tensão de entrada deve ser superior ao consumo em quantos volts? Existe valor mínimo para esta diferença? Olhe minha nova simulação utilizando um darlington (2N6038):
  4. Entendi Faller... Quanto a esta substituição do TIP120 só foi feita pois o programa que utilizei para fazer a simulação não contém este componente e o Sr. Google dizia que os dois eram equivalentes.
  5. Faller, muito obrigado pela atenção. Para mim eletrônica é igual a receita de bolo: não sei qual a função dos componentes e no máximo sei soldá-los. No meu caso cabe até o ditado "Se o capim mudar de cor o burro morre de fome"... Tentei simular os dois circuitos e encontrei um problema. O primeiro circuito é simples mas não consigo uma saída maior que 3.5v. Sendo assim não consigo associar os leds em série e considerando a tensão de 12V+ saio do padrão que você me passou de 4V acima do VLed. No segundo circuito você poderia me explicar qual a função dos dois resistores da montagem? Eu fui testando e consegui bons valores de corrente na simulação mas dê uma olhada: É possível montar como este segundo exemplo? Poderia me dizer o valor da Potência dos dois resistores?
  6. Senhores, vou tentar se o mais breve possível. Há algum tempo estou pesquisando sobre as fontes de corrente e sobre os componentes necessários para montar um circuito deste tipo mas apesar de ver muita coisa não domino o assunto. Depois de olhar alguns exemplos decidi montar um circuito como o da imagem, que testei no Multisim, mas não estou muito seguro no que estou fazendo. Com os LEDS de baixa corrente fica tudo simples, ligo eles num resistor e pronto. Com estes leds de alta potência a coisa complica pois queria montar um circuito que não queimasse tanta energia no resistor. Gostaria de pedir para que os senhores analizassem a montagem e me dissessem se isto realmente vai funcionar. -----Explicando---- Pretendo utilizar este circuito para ligar leds de 3w na bateria de um carro. Portanto a tensão deverá variar entre 12~14v. Eu usei o CI para regular a corrente em 8v, dois LEDS em série e um resistor de 1.5ohm. Tentei deixar a corrente na faixa dos 650ma Pelos meus calculos, o CI vai dissipar de 2.8 a 4.2W e o resistor 0.7W ------------------ Esta potência dissipada no CI ainda me preocupa. Existem alguma forma de realizar este projeto de uma maneira mais simples e eficiente?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!