Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Say

Membro Pleno
  • Posts

    39
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Say postou

  1. Boa noite faller, agradeço muito sua ajuda. Entendi tudo o que você falou e amanhã após testar venho lhe trazer os resultados, de antemão lhe informo que acho sim muito interessante aumentar o valor do diodo. A curva do diodo de 6.8 realmente é muito melhor! Só para reforçar o que você falou, no livro que usei esse semestre na faculdade, cita: "Quando a corrente que passa pelo zener desvia de Izt, a tensão sobre ele também muda, embora ligeiramente" - Sedra/Smith pag 104. Infelizmente errei por tentar usar o diodo em seu modo ideal, coisa que não ocorre na prática.
  2. Amigo, ta estranho, eu uso 4 diodos em série para regular para 13.2, imediatamente antes dos diodos em série, possuo dois resistores de 5.6R, então: I = 3.3/11.2 = 0.294A. (Cada diodo imprime uma queda de 3.3 V). Aplicando 9 V, percebo que os diodos já começam a conduzir. Isso devia acontecer só quando a tensão passasse de 13.2 V. Não sei, acho que o problema esta em outro canto... Mais sugestões?
  3. Infelizmente utilizar um CI regulador vai ser mais trabalhoso que resolver este problema. Como comentei, essa eletrônica vai ser utilizada em uma região com risco de explosão, a norma brasileira torna mais pratico o uso de diodo do que de reguladores.
  4. Bom dia senhores, estou com um problema bobo, porém não estou sabendo como proceder. Eu projetei uma fonte de alimentação que vai atender a um aparelho em uma zona classificada como explosiva, por isso a mesma tem que ser básica e com redundâncias. Ela é constituída por um trafo de 110 para 11 volts, retificador, capacitor, zeners de estabilização e fusível. Meu problema estão nos zeners de estabilização. Infelizmente tenho que usar zeners de alta potência (5W) por causa da norma. Estou usando 4 diodos Zeners 1N5333 em série, que deveriam regular para 13.2 V. Pois bem, eles sempre estão conduzindo fora do ponto, daí a saída fica com a tensão de 10V. Usando um fonte regulável, percebi que meus 1N5333 estão conduzindo com tensões tipo 2.5~3.0 V, ou seja, eles não estão regulando para 3.3V. Testando diodos comuns (de 1W), eles regulam certim. Onde será meu problema? Será que existe algum segredo para usar diodos de potência? Olhando o datasheet do 1N5333 vi que o Vz dele é de 3.3V enquanto o deltaVz é de 0.85. Será que o problema esta nesse deltaVz? Estou achando que o problema pode ser no lote de diodos, mas não acho ele aqui em BH, daí fica ruim comprar de São Paulo e o problema ser outro. Qualquer ajuda é muito, até mais!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...