Fala galera do CdH!! Este é meu primeiro post, não costume pedir ajuda, normalmente fico quebrando a cabeça sozinho, mas dessa vez realmente não consegui.
Tenho enfrentado um problema que não consegui identificar a origem, todos os jogos (Trine 3, HOB, NFS 2015, NIER) que reproduzo se mantem a 60fps (Vsync sempre ligado) na maior parte do tempo, mas tem quedas bruscas de taxa em momentos aleatórios, chegando algumas vezes a 30fps e sobe para o valor anterior em 2 ou 3 segundos.
Não consegui identificar a origem disso acontecer, o uso de GPU e CPU em nenhum momento chega a 50% em nenhum dos jogos (monitoro com MWmonitor e o Rivatunner), e as temperaturas chegam no máximo a 50ºC-GPU e 45ºC-CPU.
Estou pesquisando sobre isso a meses, procedimentos que já fiz:
- Atualizar driver e BIOS
- Testes para verificar a integridades dos componentes (HDs, Memorias, Fonte, CPU e GPU)
- Desativei serviços do windows que não utilizo (inicialização seletiva)
- Usei tanto configurações do painel da Nvidia como também dos próprios aplicativos 3D
- Entre outros
São jogos com engines bem diferentes para dar o mesmo problema, o uso de CPU e GPU nunca tem picos, sempre se mantes abaixo dos 50%
Vi diversos casos em que ou era a o GPU travando a CPU ou vice-versa, mas nunca os dois com uso baixo, no meu caso tem uma terceira coisa prejudicando os dois.
Fiz diversos testes , com OC nos dois, em cada um deles, sem OC nos dois, com turbocore desativado, entre outros, todos os resultados foram praticamente iguais, tirando quando desativei o turbocore que foi a unica situação que o uso do CPU chegou a 58%, mas o problema das quedas abruptas de fps continuaram como antes.
Tentei alterar as configurações gráficas dos games, entre Very low e ultra, e ainda assim os mesmos travamentos, acontecendo somente com um intervalo pouquíssimo menor.
Ainda não tentei outro sistema, a principio a intenção é tentar resolver o problema no windows 10, pois só tenho licença para o uso dele, e é meu computador de uso cotidiano.
Alterar o sistema ainda vai ficar como uma das ultimas alternativas.
Não faço ideia, alguém consegue me ajudar?? Seguem Specs:
Windows 10 Pro x64
Monitor LG LED 24 M2450D
FX-8150 Black Edition
WaterCooler Corsair H60
Nvidia MSI GTX 1060 6GB
8GB RAM Kingston 1333Mhz
SSD Kingston 128GB
HD 2TB Seagate
ASUS M5A88V - EVO
Fonte Zalman 750w Modular