Boa noite pessoal!
Vamos lá... Comprei um notebook usado (Refurbished) no ebay que chegou sem sinal de uso nenhum por fora, está literalmente em estado de novo. Assim que liguei ele a temperatura subiu muito rápido e passava um tempo ele começava a travar e não voltava ao normal, só depois de passar quase um dia inteiro desligado, que ele ligava normal de novo. Eu então abri limpei (não estava sujo) e troquei a pasta térmica de tudo o que eu pude (processador, Vídeo, vram...), o processador parecia que não tinha pasta, estava direto em contato com o heat pipe. O resto estava um pouco ressecada. Instalei o Quick CPU e fiz um undervolt (-105,3mv), desabilitei o turbo boost, ele ficou funcionando no clock base (2.6 GHz) e com isso ele estava quase normal. Ligava normal, fazia trabalho, jogava várias horas, fiz vários testes de estresse liberando o clock até 4.5 GHz. Ele esquentava até uns 85 ~ 90C e voltava. Mas se eu reiniciasse, mesmo tendo acabado de ligar, ele já ligava travando mesmo estando aparentemente frio. Uns dias atrás fui ligar ele, porém já iniciou travando. Deixei mais de um dia desligado e está da mesma forma.
Algumas observações:
- Sempre que começo a usar o notebook, as algumas teclas parecem estar meio grudadas, depois ficam todas normais. Em volta de algumas teclas tem um resíduo parece de cola ou líquido de bateria. Mas já abri e não ví nada demais na bateria.
- Qualquer animação, vídeos ou áudios ficam travando e com aquela voz robotizada.
- Notei que sempre que ele fica travando a potência (w) do CPU Package fica um pouco acima do que normalmente fica em repouso. (Em vez de 5~6W, fica em 8~10W)
###############
configurações:
Notebook Acer Predator 500 PT515-52-73L3;
placa-mãe:
Modelo de placa-mãe: CML Spyder_CMS;
Chipset da placa-mãe: Intel HM470 (Comet Lake PCH-H);
Nome da marca da CPU: Intel(R) Core(TM) i7-10750H CPU @ 2.60GHz;
Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 2070 Super with Max-Q Design [Acer];
RAM: 16GB (2x8GB) 3200MHz SAMSUNG; e
SSD: 512 GB SAMSUNG MZVLB512HBJQ-00007 (263 GB livres)
##################
Link da minha pasta no dropbox com imagens mais detalhadas e um vídeo curto do note apresentando o defeito:
https://www.dropbox.com/scl/fo/4ogxmz4310nfedgekaabj/AF8JwnUKYrjgyyvWi6-wDI4?rlkey=ta5nkwrnplpdmyrxhupa5bfa2&st=vh8all3h&dl=0
Se tiver mais alguma informação que ache necessária, me fala que eu coloco aqui.
Desde já, agradeço a ajuda!!!