Caros, tudo bem?
Atualmente tenho i5-7500 gargalado aqui, e estou pesquisando pra fazer upgrade.
O uso é exclusivo para trabalho (não jogo): multi-tarefa, mais de 50 abas do Chrome abertas simultaneamente, renderização de vídeos 1x /semana. Não farei Overlock.
Eu estava considerando pegar um i9-9900k, mas agora estou considerando um Ryzen 3700x, por custar menos (além de já vir com cooler), ter desempenho similar e ter TDP de 65w Vs 95w do i9. 1) Esse lance do TDP dos 2, na prática, funciona mesmo ou é "jogada de marketing"? Minha preocupação: meu escritório é quente e prefiro um processador que esquente menos o ambiente, rs (e se TDP não interferir diretamente nisso, perdoe-me haha)
Como viram, ainda estou na dúvida.
2) Mas, outro fato que achei interessante, é que, PARECE que as placas AMD permitem mais upgrade de processador que as Intel, procede?
Considerando que a(s) resposta(s) seja(m) NÃO: talvez eu prefira o i9-9900k, pois, embora custe mais, me parece que as placas-mãe são mais baratas e confiáveis que as AMD (claro, posso estar enganado); 3) Considerando que a(s) resposta(s) seja(m) SIM: qual vocês consideram ser a melhor placa, de até uns R$ 1.200,00 para um Ryzen 3700x?
_Não ligo nadica para RGB na placa-mãe, rs;
_Marcas e Modelos confiáveis/conhecidas por darem pouco defeito (isso é o principal pra mim, e pra qualquer um, né?);
_Que tenha BIOS compatível para o 3700x ou que não precise de CPU's antigas para atualizar a BIOS;
_Que tenha entrada para o meu M.2 NVMe (Samsung 970 EVO, até 3200 mbps);
_Que rode minhas 4 x 16GB DDR4 Ballistix 3200mhz sem problemas (vi este comentário sobre a placa "Gigabyte X470 Aorus Ultra Gaming" no site da loja que explode: "Sobre a memória se prepara pra sofrer até acertar o overclock dela. Muito ruim de configurar o OC de memoria nesta placa. Uma asus que custa metade do valor faz o serviço mais rápido e fácil. Detalhe que minahs memorias de 3200 consegui deixar elas estáveis somente a 3000mhz;"
_Que tenha VRM parrudos para o Ryzen 3700x;
_Que tenha no mínimo 4 USBs;
_Que tenha 2 entradas PCI-Express (1 p/ a GTX 1060 que vão ligar 4 monitores de 23" e outra entrada pra uma placa de vídeo simples ligar +2 monitores de 23");
_Se permitir possíveis upgrades de CPU daqui uns anos seria um bônus;
_Se tiver WiFi 802.11ac seria um bônus (vi que a "Asrock X470 Master SLI/ac" tem, mas vi relatos de defeitos/garantias nessa placa no site da NewEgg que me deixou ressabiado!);
x470 ou x570? Ou outra? Qual marca e modelo você sugeriria?
Eu vi esta tabela, mas fiquei perdidim kkk https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/edit#gid=2112472504
4) Dúvida bônus (rs): saberiam dizer se este meu gabinete atual compartaria bem o upgrade? (Meu espaço na mesa é apertado e gostaria de evitar ter que colocar o gabinete no chão pois ACHO que "pega" mais pó no chão):
Marca: Cougar MX200,
Micro ATX / ATX, Slots de Expansão: 7, Fonte de energia: PS2 ATX padrão (opcional)
Dimensões: 195 x 410 x 430 mm
Baias: 2x Exterior: 5.25", 6x Interno: 3.5", 1x Interno: 2.5"
Painel I / O: 1x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1x Microfone, 1x Áudio
Sistema de arrefecimento: 1x Frente: FAN Red LED 120 milímetros (incluído), 1x Topo: FAN de 90/80 mm (incluído), 2x Traseiro: FAN de 120mm (opcional)
Gratidão pelo seu tempo e atenção aqui!