Galera, valeu pela ajuda rápida! Esse discussão me ajudou um bocado aqui. O resultado está tendendo a ser a troca da placa-mãe, com mínimas esperanças... segue abaixo o porquê dessa conclusão.
O geiop me deu este link:
Realmente é um pessoal com os mesmos problemas, mas ninguém sabia o que era. Como era o fórum da ASUS, no pé da página vi que era da P5VD2-MX SE. Não sabia se tinha mesmo diferença, mas fui para o fórum da P5VD2-MX. Fuçando lá, achei o tópico [Problem]P5VD2-MX not compatible with 8800GT? Cliquei neste, pois em algum outro lugar, li que a série 9 é praticamente igual à 8.
Nesse tópico, o cara anunciou o problema: o chipset VIA. Haveria uma atualização de "VGA BIOS" que conseguiria resolver o problema - a maioria das placas de vídeo já teriam essa atualização, mas algumas ainda vem sem. Minha BIOS já é a mais recente - bem, quando instalei a atualização, houve um erro na verificação da ROM e ele fica pedindo pra repetir, mas a versão da BIOS mudou normalmente. Repeti isto semana passada e deu a mesma coisa. Mas... será que existe mesmo essa tal VGA BIOS? Seria algo diferente da BIOS "normal"?
Bem, o dono desse tópico ofereceu outro link, para os fóruns da NVIDIA. Continuaram o papo sobre o chipset VIA. E este papo que o Dragum começou a respeito de PCIE 2.0 vs. 1.x acabou sendo útil. Traduzindo o ponto-chave, fica assim:
"Parece que esse é aquele problema da placa-mãe ASUS com o chipset VIA. Se sua placa-mãe tem esse chipset, então esse é o problema. Algumas pessoas resolveram isso com uma atualização de BIOS, mas a maioria teve que substituir a placa-mãe. O chipset VIA não trabalha com placas PCI-E 2.0 da maneira que deveria, mesmo a 8800 GT sendo totalmente compatível com qualquer outra placa-mãe com chipset sem ser VIA e com PCI-E 1.x."
Portanto... fui premiado! O chipset teria uma arquitetura ruim, que não consegue trabalhar com PCI-E 2.0 - mesmo apesar de que, pesquisando por aí, soube que a diferença de PCI-E 2.0 para 1.1 é apenas a taxa de transferência, como o rafael-aj falou, o que normalmente não causa problemas assim.
Então, neste momento, tenho duas alternativas.
Procurar mais sobre alguma atualização de VGA BIOS, embora ache que ela signifique mesmo a BIOS da placa-mãe e isso já foi tentado; ou
Como o amigo WMoreira disse (bom, pelo menos foi descoberto o porquê!), trocar a placa-mãe.
A troca da placa-mãe me deixa meio preocupado. Teria de pensar se não teria risco de ter outras incompatibilidades com meus outros componentes (HD, DVD, placa som, disquete, RAM); além disso, saber se ela vai permitir outros upgrades no futuro, e não fazer o que este pedaço de plástico aqui fez, fazendo eu gastar 480 só numa fonte. Mas, certamente, essa Corsair de 750W vai ser passada para todas as minhas próximas gerações, hehe.
Vocês falavam que minha placa é a 9800 GT Green, não fazia ideia de como sabiam... lendo a caixa é que fui achar o "RoHs compliant". Realmente, essa é a razão de não ter plug de energia extra. Juntando isso e tudo o mais da discussão, acho que saí 10% menos ignorante deste problema. E com uma placa-mãe nova, acho que vou ter que aprender a fazer overclock pra aproveitá-la, como disse o WMoreira. Watts não faltam...
Valeu mesmo, galera! Mistério desvendado.