Salve galera,
É o seguinte, há um mês adquiri uma HD 4890 da XFX através de um vendedor do Mercado Livre. Assim que recebi a placa, fui testá-la e percebi que a mesma apresentava problemas. Logo na tela inicial eram exibidos diversos artefatos(falhas, linhas, chuviscos e colunas de fundo preto exibindo o caractere "ç").
Na hora fiquei chateado, pois, sempre tenho problemas com hardware. Quase todas as vezes que adquiri algum componente tenho que trocá-lo. Sejam HDs, memórias, vgas ou qualquer outra coisa do gênero.
Pois bem, no desespero desliguei a máquina e fui almoçar, chateado por ter que correr atrás de mais um troca. Quando retornei, fiz mais um teste pra me certificar que não era problema de mau encaixe ou coisa do tipo. Inexplicavelmente, a vga voltou a funcionar do nada. 15 dias depois... Adivinhem? Voltou a ocorrer o mesmo problema.
Analisando a placa, percebi uma sujeira próxima ao chip gráfico junto aos heat pipes. Aparentando ser algum tipo de oxidação.
Contatei o vendedor e ele se negou a trocar o produto de imediato. Sob a alegação de que o prazo de sete dias estipulado pela loja para trocas imediatas pós-compra foi excedido. Então, ele me ofereceu a opção de enviar a vga ao RMA por conta da loja. Porém, eu teria de arcar com os custos de envio e reenvio da placa desde a minha casa até a loja e vice-versa. Penso eu, que os gastos totais para realizar esse procedimento seriam em torno de 50 reais.
O grande problema, é que eu não confio no vendedor. Na sexta-feira (26/03) enviei um representante até a loja portando a minha placa e a nota fiscal. Entretanto, no endereço especificado na nota fiscal, foi encontrado um box fechado dentro de um prédio comercial. A pessoa que administra esse prédio, informou que os "funcionários" dessa loja aparecem algumas vezes ao dia e vão embora minutos depois. Além, disso percebo uma certa falta de vontade e demora por parte do vendedor em responder os meus E-mails com relação aos problemas apresentados. O engraçado é que antes da compra eles sempre são rápidos e prestativos.
Estou pensando em fazer o RMA por conta própria, pois, não confio mais no vendedor. Quem garante que se o RMA me mandar de volta uma vga da série 5XXX ele me mandará a mesma? Digo mais, quem garante que ele não sumirá com a minha placa?
Li relatos de RMA's da XFX muito bem sucedidos. Aonde a própria chegou até a reembolsar o valor de envio da placa de volta ao Brasil. Não sei qual seria o preço que teria que pagar para enviar a placa até o states. Mas mesmo que seja o dobro do que terei de desembolsar para enviar a placa ao vendedor já compensa.
Gostaria de ouvir a opinião de vocês, saber se vale a pena enviar a placa ao vendedor ou ao RMA direto. Queria também saber onde posso encontrar informações de como proceder no envio da placa ao RMA da XFX. Espero que possam me ajudar!
Desde já, grato pela atenção amigos!