Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rafael.R

Membro Pleno
  • Posts

    937
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Rafael.R postou

  1. Obrigado pela ajuda. Por hora, o circuito é para fontes de áudio comuns, mas vou guardar suas informações para o uso com microfones.
  2. @Andreas Karl Obrigado pela pronta ajuda. Então, esse meu rascunho aqui está certo?
  3. Amigos, estou elaborando o layout de um pequeno mixer de áudio de 3 canais com operacionais . A ideia é usar um integrado do tipo TL074 onde três operacionais internos serão destinados para cada entrada e o quarto operacional interno para a mistura e ganho final. Partindo do princípio de usar uma fonte simétrica, o áudio entrará pela entrada inversora e a entrada não inversora vai para o terra. A dúvida é em relação ao quarto operacional interno. Pegando esquemas para inspiração, alguns injetam o áudio nesse ponto, para mistura, na entrada não inversora (+) e outros injetam o áudio na entrada inversora (-). Alguém sabe explicar qual a melhor maneira neste caso?
  4. Ah, claro, comprar é sempre melhor. Sobre a questão de ferramentas e tudo o mais, eu tenho essas condições sim. Eu quero construí-las pois numa rápida pesquisa o que se acha é somente caixas amplificadas ou para computadores. Sigo procurando e vou visitar o link que me passou. Valeu!
  5. Saudações, amigos. Meses atrás adquiri um receiver vintage com saídas de 10W +10W (8Ω), porém sem caixas de som. Gostaria de eu mesmo construí-las, comprando os alto-falantes, tweeters e fazendo a marcenaria. Porém, tudo que eu tenho achado por ai é sobre caixas trapezoidais para som automotivo. Pretendo adquirir alto-falantes de potência um pouco maior pois tive a informação de que melhora a resposta do áudio em máximo volume, mas não sei qual tweeter adquirir e principalmente não sei como calcular a cubagem da caixa. Caso alguém tenha algum texto, link ou alguma informação de pronto me ajudará muito. Obrigado.
  6. @Facanha O meu caso é mais estranho. Eu removi o interruptor do descanso lateral, e os interruptores da embreagem e do neutro são novos. Eu também chequei os contatos do meu dispositivo anti-furto. Minha solução foi o circuito acima antes de trocar o chicote elétrico por um novo. Valeu
  7. Dias atrás meu notebook parou de sair som de um lado pelo conector P2. Pelo alto falantes estava tudo normal. Abri ele para investigar e encontrei um resistor SMD aberto, em série na saída para o fone. Troquei por um resistor comum, 1/4 (kkkk)
  8. Sim, você pode, mas encarece um pouco mais o seu circuito. Ambos vão precisar de dissipador além dos respectivos capacitores de desacoplamento.
  9. Se você for usar um 7805 coloque antes dele um resistor de uns 22R x 1/2W, pois como a tensão é alta o regulador pode não entregar os 5 volts, mas um pouco menos.
  10. Saudações, pessoal. Tenho um Receiver Maxsom SM-503, que faz uso do circuito integrado PL2136 na sintonia. Diferente do integrado CA3089, o IC PL2136 não tem uma saída para medir a intensidade do sinal de FM sintonizado. Eu gostaria de incrementar meu receiver com esse recurso, mas não sei como. Achei em um blog, um texto em que o rapaz diz conseguir fazer isso retirando o sinal do último transistor de F.I., mas aqui o sinal nessa etapa é tão baixo que nem meu sensível farejador de RF consegue detecta-lo. O transistor usado nessa etapa é um PE210. Alguém já fez ou sabe como fazer isso?
  11. De qualquer maneira eu preciso amplificar o sinal na entrada. Mas vou testar os diodos.
  12. Saudações pessoal. Estou tentando desenvolver um Vu Meter mono com o LM3915 para monitorar a modulação de uma fonte estéreo. Acontece que eu preciso de um pré amplificador para entregar o sinal para o integrado LM3915 e anteriormente eu havia projetado um circuito com apenas um BC548, onde o sinal era mixado através de dos resistores de 33K na entrada do transistor. Tive dois problemas com este circuito: mesmo empregando um resistor de 1M para a realimentação do BC548, o sinal amplificado era baixo; e seu eu diminuir o valor dos resistores de mixagem de 33k, o sinal estéreo é misturado, quase virando um sinal "mono". Então vou tentar outra coisa, o emprego de um duplo operacional (circuitos ativos independentes) para que o sina não seja misturado na entrada, apenas na saída, mas eu tenho dúvidas simples, por exemplo: qual a melhor maneira de mixar o sinal de saída? devo empregar resistores, apenas capacitores ou posso unir cada saída diretamente e em seguida um capacitor? Esse circuito representa alguma carga para a fonte de áudio? Devo usar resistores na entrada? Estou dispensando trimpots individuais na entrada para simplificar o circuito, usando apenas um trimpot na saída do pré amplificador/entrada do LM3915. Qualquer ajuda é bem vida.
  13. A princípio parece bateria que não segura mais carga. Você está usando um trafo de corrente suficiente?
  14. Pra saber o porquê daquele LED SMD, precisa saber de onde veio aquelas placa de circuito. Mas tranquilamente aquele LED não tem relação com a dúvida inicial do post.
  15. Se não me falha a memória, os LEDs de 3 terminais, existem os LEDs em que o terminal do centro é o Catodo, e existe o LED em que o terminal do meio é o Anodo de ambos. A partir do momento que você descobrir qual tipo de led é o seu, o teste é um simples teste de diodo.
  16. Não, não é essa a intenção. O circuito que eu indiquei foi apenas uma ideia para quem não tinha ideia alguma. Carece de ajuste. O anodo do LED vai para o resistor, o catodo vai para o BC548.
  17. O emissor do BC548 vai direto ao terra. A carga tem que estar em série com o resistor de 0,27R e o resistor ao terra também. Entre a carga e o resistor é que se tira uma amostra via resistor de 1K para a base do BC548.
  18. Um resistor em série com a bateria e um BC548 medindo a tensão nesse resistor. No coletor do BC548 um LED.
  19. @.if Valeu pela ajuda. Vou estudar como fazer isso.
  20. @Renato.88 Muito obrigado pelo esclarecimento. Minha limitação não permite achar essa informação. Sobre a dica que você deu eu fiquei muito contente e esperançoso. Sem querer abusar, será que você poderia riscar essa ideia para que eu possa colocar ela em prática mais tarde? Muito obrigado.
  21. Saudações, pessoal. Um dos meus hobbies na eletrônica é montar transmissores de FM e no momento estou trabalhando em um projeto amplamente divulgado na internet. Ele faz uso dos CIs MC145151 e o 74F160. Tenho ambos os CIs aqui e o transmissor funciona muito bem. Acontece que estou atrás de mais alguns 74F160, que é um prescaler divisor por 10, e ele praticamente sumiu do mercado. Naturalmente quem tem vende muito caro e somado ao frete fica quase impraticável. Em um outro fórum (antigo e desativado) recomendaram substitui-lo diretamente pelo MC74F161, que eu consegui comprar. Ambos os CIs vão até 120Mhz mas o transmissor com o 74F161 não funciona, apesar dos terminais e a alimentação serem exatamente a mesmos. Gostaria de saber se alguém dispões de alguns "minutinhos" para encontrar no datasheet a diferença nesses dois integrados e assim me dar um norte na solução deste problema. Circuito Integrado 74F160: https://drive.google.com/file/d/1rpoj-qgjqy52eYg0SBOrSnXrda3AOe8F/view?usp=sharing Circuito integrado 74F161: https://drive.google.com/file/d/1yuvQrUR68EedlGWwIB-2qnoJDB4tVqei/view?usp=sharing Projeto do Transmissor: https://drive.google.com/file/d/1jAHZZXeOhsbILn6R0oWruOKI_b9qGftW/view?usp=sharing Mais algumas informações sobre o projeto. Uma amostra do sinal de RF é retirada do transmissor via capacitor C37, passando pelos transistores Q2 e Q3 (2N3563), que fazem um buffer e exercem a função de "quadratura" do sinal (transformando a senoide em onda quadrada), devido as características do Prescaler. Esses transistores eu substitui pelos BF495. Depois, o sinal vai para o Prescaler 74F160 que faz a divisão por 10 e o entrega ao MC145151. Fazendo alguns testes com o integrado substituto - 74F161, eu substitui o resistor R50 (2k2) do transistor Q3 por um trimpot de 22k e tentando fazer um ajuste muito fino na polarização do transistor percebi que o circuito PLL começou a responder em um determinado ajuste. Ele tentava travar (fechar o Loop) variando a tensão que sai do pino 6 do integrado IC6 (CA3420), tensão essa que vai para os varicaps do oscilador. Ajustando o trimmer do oscilador eu consegui fazer a tensão variar entre 0 volt e 5 volt - tensão máxima. Ou seja, o CI PLL reconhece alguma coisa, só não sei o que. Será que se eu usar algum transistor específico eu consigo colocar esse CI pra trabalhar? Será que se eu mudar o circuito que faz a tal "quadratura do sinal eu consigo? Tenho uma sacola de perguntas, mas não quero um textão aqui. Desde já agradeço qualquer ajuda.
  22. Como um trafo com duas bobinas no secundário?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...