Pessoal, faz anos que não frequento aqui e estou tendo que recorrer a vocês pois não sei mais o que fazer.
Minha config:
MB Asus Sabertooth Z97 Mark II
Core i5 4670k 1150 3.6ghz (sem oc)
Watercooler Antec Kuhler 920 / posteriormente = Cooler Master Hyper TX3
R9 280X
16gb ddr3
ssd 120gb
Gabinete Thermaltake armor revo snow edition, com 5 coolers adicionais.
Vamos a história:
Estava jogando PUBG (versão normal, steam) a alguns meses atrás e o jogo dava umas travadinhas exatamente nas horas em que mais era preciso que não travasse, famosa hora da treta, o que me deixou muito p* com o pc.
Para tentar não travar, fui tentar jogar o PUBG mobile, que deveria ser muito mais leve para o meu pc através de emulador e, creio eu, que minha configuração deveria suportar de boa.
O problema é que continuou dando algumas travadas (até piores, cerca de 4 - 5 segundos as vezes). Fui tentar diagnosticar o problema e instalei o MSI Afterburner para monitorar e, pasmem, estava dizendo estar a 95ºC o cpu. Detalhe que, nessa época eu ainda usava o meu antigo watercooler Kuhler 920, era o top 1 aqui no fórum nas reviews de wc. Passei a perceber que não era somente nos PUBG, em outros jogos também era a mesma coisa.
Não acreditei que isso estava correto e recorri a outros programas como HW Monitor e mais uns dois que não me lembro, e todos deram as mesmas medidas aproximadas jogando, com diferenças de 2ºC no máximo.
A única grande diferença que tive é quando coloquei o AL Suite (software próprio da Asus) e ele marcava uma média de 10ºC a menos que todos os outros monitores de temperatura. O que eu também acho estranho é, o próprio programa dizer que é "normal" uma temperatura de 88ºC.
Formatei computador, pois achei que poderia ser algum vírus ou algo do tipo forçando o processador e superaquecendo, não resolveu.
Parti para algo mais drástico, troquei pasta térmica (nunca havia trocado nesse processador, uns 3 anos de uso) por uma Artic Silver 5, não resolveu. Havia só uma pequena dose de muito tempo atrás, resolvi comprar outra.
Comprei uma Arctic Silver Ceramique 2, que acredito ser superior, não resolveu.
Pensei, deve ser o wc que já não está aguentando mais (uns 4 anos de uso). Comprei um Cooler Master Hyper TX3 indicado por um amigo meu com uma configuração bem parecida. Adivinhem? Não resolveu. Mesma temperatura superaquecida.
Estou desempregado no momento e a grana esta curtíssima para qualquer upgrade/compra no momento. Me deem uma luz do que pode ser por favor.
Print das temperaturas estão anexadas.