Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asteka

Membro Júnior
  • Posts

    16
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. O Resistor pode ter algumas funções diferentes no circuito. Com o conhecimento que eu tenho (o que não é muito xD) acredito que a principal função do resistor é limitar a corrente. No exemplo que você falou é isso que ele faz. Todo componente eletrônico possui características que devem ser seguidas no projeto do seu circuito. Estas características podem ser encontradas nos Datasheets dos componentes. Mas vamos explicar de uma forma melhor. Por exemplo, um LED vermelho de alto brilho precisa de cerca 3V e 20mA para acender. Digamos que sua bateria seja de 9V. Se você ligar a bateria diretamente no LED, terá uma queda de tensão de 9V. Agora digamos que o LED possua uma resistência interna muito pequena, digamos 10Ohm (Valor meramente para exemplo). Pela lei de Ohm temos que I = V/R =9/10 = 900mA. Como o LED é feito pra funcionar com 20mA, com uma corrente quase 50x maior dá pra imaginar o que vai acontecer né? O componente vai queimar. Agora se você colocar um resistor em série, por exemplo de 300Ohms, pela lei de Ohm I = V/R já dá perceber que como R é maior a corrente vai ser menor. Para você calcular o resistor para limitar a corrente você deve seguir a seguinte conta: (Tensão da fonte - Queda de tensão no LED) / (Corrente no LED) = 9-3/(20mA) = 300Ohms Pra não prolongar muito, pesquise também sobre resistores pull-down e pull-up, muito usados na eletrônica digital.
  2. Boa tarde, Recentemente iniciei meus estudos com Amp OP's e me deparei com um circuito um tanto quanto peculiar e gostaria de pedir a ajuda de vocês para entende-lo. Fiz algumas simulações e conseguir compreender algumas coisa, outras no entanto ainda me são confusas. Obs.: O circuito é alimentado com uma frequência de 4kHz. O braço que contém R2 e C1 parece não estar fazendo nada no circuito, simulei trocando valores destes componentes, frequência e tensão da fonte, e nada muda. O que este braço pode estar contribuindo? O mesmo para o capacitor C4. Pelo que notei C3 junto com R1 e/ou R3 age como um filtro passa baixa (Ao aumentar a frequência na simulação a tensão de saída diminui) O braço R4 e C2 me parece ser apenas um divisor de tensão, ele pode estar fazendo algo a mais? (Como ajuste de corrente de Bias?) O motivo deste circuito me confundir é pelo fato dele usar o mesmo sinal de entrada nas portas inversoras e não inversoras. Obs.: O que sei sobre este circuito é que ele capta um sinal com bastante ruídos, porém existe uma etapa anterior com amp op integrador que praticamente elimina os ruídos. Seria essa etapa para limpar ainda mais o sinal?
  3. Asteka

    Mosfet como chave!

    Quero agradecer @Sérgio Lembo e @Isadora Ferraz. Deu certo o que eu queria fazer e de brinde aprendi muito. Novamente obrigado aos dois.
  4. Asteka

    Mosfet como chave!

    @Isadora Ferraz @Sérgio Lembo Uma última dúvida, que pode ser um pouco óbvio, como o enrolamento do relé já apresenta uma resistência, eu posso desconsiderar o uso de uma resistência na saída do pino do Arduino?
  5. Asteka

    Mosfet como chave!

    @Isadora Ferraz Obrigado, acho que agora entendi hahahaha. Realmente fico muito confuso com tudo isso ainda. Mas aos poucos vou aprendendo.
  6. Asteka

    Mosfet como chave!

    @Isadora Ferraz Como eu tenho que mandar o sinal no pino 4 eu não tenho como ligar do modo como desenhaste. Seguindo seu desenho eu devo ter um terminal do motor ligado no Vcc e o outro no dreno. Porém o caminho que o Pino 4 faz, está dentro do módulo. Seria possível então eu ligar o Pino 4 no Vcc e o pino 8 no dreno? Fechando assim o circuito? Só que neste caso eu não estária sempre com o sinal de 12V no Pino 4? adicionado 3 minutos depois @Sérgio Lembo O sistema já instalado controla tudo isso. No momento que a porta está totalmente aberta e não mais nenhum sinal no Pino 4 a porta fecha automaticamente.
  7. Asteka

    Mosfet como chave!

    @Sérgio Lembo É isso mesmo, irei acionar o motor de 2 formas diferentes. Infelizmente o módulo é lacrado e com diversas funções e o motor é ligado através de conectores. Portanto não sei como está sendo ligado o motor no módulo. O motor é bidirecional, usado para abrir e fechar uma porta deslizante. Tudo o que sei é que quando o sensor fotocelula é ativado ele envia um sinal 12V para o Pino 4, acionando o comando de abrir a porta (motor ativado). Por isso eu pensei em adicionar outro sinal de 12V no Pino 4, porém este sinal é enviado pelo arduino.
  8. Fala galera, beleza? Eu tenho um equipamento pronto que usa um sensor fotocelula para acionar um motor. O sensor envia o sinal de 12V que vai para um módulo, com diversas outras funções, acionando o motor. O que eu preciso é adicionar um sensor infravermelho para também acionar o motor, porém existe uma lógica que deve ser feita através de um micro. Para testes estou usando um arduino. Então pensei na seguinte solução: usar um mosfet como chave. A fonte que tenho para alimentar o mosfet é de 12V 0.5A. Minha dúvida é como fazer a ligação. Segue um esquema representando. À esquerda é o circuito com mosfet. À direita é o esquema elétrico mostrado no módulo. Para entender um pouco melhor, a lógica no arduino é: se A acontecer primeiro que B e o sensor IV estiver ativo ligar o Motor. Eu sei que para fechar o contato no Pino 4 fazendo com que o motor ligue eu preciso de um sinal de 12V. A questão é, onde devo ligar o Pino 4? No Pino A ou no Pino B? Fico com esta duvida pois se ligar o Pino A no Pino 4, ao ativar o Mosfet, os 12V terá um caminho livre até o GND e fico com receio de que isso faça com que o Mosfet puxe mais que 0.5A da minha fonte. Visto que não possuo nenhum resistor ligado para que não haja queda de tensão nos mesmos, diminuindo meu sinal de 12V no Pino 4. Obs: Tenho um post parecido com esse, porém existe muita informação lá que ainda não me responderam, portanto criei um novo post para organizar melhor. Obrigado
  9. @Isadora Ferraz @Carlos Zanon Fiz uma simulação da solução 2 no Proteus, utilizando o 4N35 para segurança do Arduino. Utilizei uma resistência de 120R (Pois o circuito A utiliza 12V-100mA, ainda não sei posso considerar esse circuito como uma carga). A simulação está de acordo com o que preciso. A questão é, funciona?
  10. Olá a todos, Vou tentar explicar meu problema e minhas dúvidas de forma bem clara, peço desculpas se o post ficar muito grande ou confuso. O que tenho: Possuo um circuito (pronto e lacrado, portanto não sei a configuração interna), vou chama-lo de circuito A, que recebe comandos com 12V e 100mA. Um sensor que vou utilizar para adicionar um comando a mais ao circuito acima. Arduino para fazer a lógica e enviar o comando ao circuito. Possivelmente uma fonte 24V - 500mA O que preciso: Transformar a saída do pino do Arduino em 12V e 100mA. Soluções "possiveis" que encontrei: 1) Um circuito com LM2577-ADJ para transformar 5V em 12V e um transistor para aumentar a corrente. 2) Utilizando a fonte de 24V, faço uso de um circuito com LM7812 e um transistor para aumentar a corrente. (É possível que eu não possa utilizar esta fonte) Minhas dúvidas: a) As soluções são realmente possíveis, existe alguma outra? b ) No caso da solução 1, o transistor deverá vir antes ou depois do circuito Step-Up(LM2577)? e como devo fazer a ligação do transistor? c) Preciso de um resistor após a saída do Arduino? Se sim, como devo calcular ou definir seu valor? -------(A partir daqui são dúvidas mais geral sobre eletrônica) ------ c) Para efeitos de projeto posso/devo considerar o circuito A como minha carga? d) Entendo que a carga é quem "puxa" a corrente. No caso do circuito A, como a corrente para funcionar é 100mA, ele vai "puxar" apenas os 100mA ou é possível que chegue mais que 100mA na entrada deste circuito? Tendo em vista que o transistor pode multiplicar a corrente que vem do Arduino em um valor muito maior que 100mA.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...