Aqui está postada a fórmula para que todos possam se beneficiar ao seu modo!
A formula do coating para o papel fotográfico é relativamente simples e dá pra fazer em casa. A camada imprimível é composta quase que exclusivamente de Alcool Polivinílico ( baixa ou média densidade), vendido em distribuidores de produtos químico , em forma de pó (grânulos;cristais).
Dissolve-se este polímero em água quente (o mínimo suficiente para a total dissolução), transformando-o em um líquido grosso e pegajoso. Após isto e LONGE DO FOGO, deve-se regular a viscosidade, adicionando-se álcool até ser obtida uma consistência ideal para aplicação com rolinho, lâmina, cilindro etc..
Se por acaso surgirem bolhas durante a aplicação, ajuste o preparado com álcool isopropílico. Depois de seco, é formada uma película altamente higroscópica, ideal para impressoras jato de tinta base água.
NOTA : se quiser melhorar a fórmula, acrecente na dissolução 15 a 25% de N Vinil Pirrolidona ( PVP K9). Depende do bolso.
Estes produtos são fáceis de encontrar. Entram em formulações cosméticas e tem uma classificação pequena de riscos à saúde. Entretanto,todo o cuidado é pouco ao lidar com produtos químicos, fogo ou líquidos quentes. Cerque-se de cuidados : evite queimaduras e deixe longe de animais e crianças.
O álcool polivinílico simples já dissolvido você encontra em lojas de produtos para moldes, fibras de vidro, resinas. As vezes, com nome de desmoldante. Cuidado para não comprar cera, silicone, etc.
Atenção : NÃO é a prova d`água.
Não deve ser aplicado sobre papel muito poroso ou muito fino, pois a super absorção depois de seco, emborcaria totalmente a folha. A gramatura ideal do papel seriam os de 180 gm para mais , couché ou outro tipo cartonado. Pode ser levado à estufa.
Podem ter certeza que terão um papel com ótima ancoragem de tinta e excelente brilho.
Para ficar a prova d`água basta um verniz spray após impresso.
Para substratos rígidos assim como cds/dvds, pvc, vinil autocolante, etc, deve-se preparar a superfície com um leve lixamento ( nem sempre dá certo),
ou algum produto do tipo promotor de aderência (que inverta a polaridade da superfície). Façam uma pesquisa sobre Polaridade superficial em polímeros apolares ou polares; Flambagem; Tratamento corona;Tratamento com Plasma .Tentem este link: http://www.jornaldeplasticos.com.br/jpset01/pag10.html
Façam seus testes e acrescentem melhorias, como por exemplo, tornar o coating branco fosco (como nos cds printable). Talvez adicionando-se algum pigmento branco á fórmula,..........!
Postem o resultado. Não precisamos ficar a mercê das grandes indústrias que faturam milhões em cima de fórmulas ás vezes muito simples. Só pra ilustrar : o quilo do álcool polivinílico custa ao redor de R$ 20,00 , produzindo acima de 500 folhas tamanho A4 !!!!
Tudo isso descobri com muito teste e foi necessário muita pesquisa. Não tenho interesse comercial no assunto, além de economizar bastante preparando meus próprios substratos. Espero que seja útil pra vocês também....