Comprei meu lenovo z460 e nos primeiros dias de uso percebi tb q a carcaça estava energizada, mas só quando está ligado ao carregador. quando está só na bateria não ocorre a sensação de microchoques.
Também não tenho tomadas aterradas mas na minha opnião isso não devia acontecer de maneira alguma, pois , se está dando choque é porque está havendo " fuga de corrente" do conector do carregador para a carcaça de alguma forma (eu vi nas minhas pesquisas pelos foruns da net que parece que a fonte de alimentação dos notes ficam abertas, não é como nos desktops q existe uma caixa envolvendo-a. Acho q isso seja possível, eu trabalhei em uma empresa q fazia computadores personalizados para dentistas em q as fontes ficavam abertas dentro do gabinete, era uma gambiarra animal, dava umas intereferências eletromagnéticas no leitor de disquete e a gente tinha q ficar "remendando" o gabinete com fita isolante. Mas não tenho certeza quanto a isso, nunca abri um note, mas isso deve ocorrer por questões de economia de espaço, de verba ou algo do gênero).
O mais interessante é q eu fui na loja em q eu comprei, LOJA CEM, e o gerente disse pra eu levar note lá q o vendedor ia testar e se fosse coisa simples ele já trocava na hora daí então o vendedor percebeu o problema, pegou outro lenovo z460 novinho e testou e aconteceu o mesmo problema de carcaça energizada, então eu resolvi ficar com o meu mesmo, acho q deve acontecer com todos os z460, porém não é tão normal assim não, conversei com um primo meu q é técnico em eletrônica e está se formando em engenharia elétrica e ele disse q é um problema sim, ele disse q isso pode ser um agravante para quem usa marcapassos e coisas do gênero. E eu acho q isso deve diminuir a eficiência da recarga da bateria também, já q a corrente da fonte não está indo totalmente para a bateria e para os componentes do note. A corrente está sendo dividia entre o necessário e o desnecessário (carcaça). E mais eu contactei a assistência técnica Lenovo (muito burocrática por sinal e me deram um endereço de uma autorizada de uma cidade vizinha a da minha q não tinha telefone para eu conversar com algum técnico, eles só atendia no balcão segundo o telemarketing q me atendeu no 0800) e me disseram pra levar para eles verem lá, mas eu queria mesmo é trocar por um note novo q não ocorrece isso afinal o meu tem menos de 15 dias de uso. É complicado ter q mandar um produto novo para garantia, você saber q vão abrir e provavelmente vai rolar gambiarra. Meu amigo q tb é técnico em informática disse q se for prá garantia eles vão ficar abrindo, tentando acabar com os choques e fechando até resolverem o problema ou seja vai ser um "abre-e-fecha", fora q tem o risco de eles resolverem o problema e o note voltar com outros, rs. Também vi na net q é normal acontecer isso com notes de carcaça de aço, parece q acontece com os sony vaio tb. Pelo jeito esse negócio de aço escovado acaba sedo uma desvantagem, só é vantajoso na estética e tem outra o apoio de punho do lado esquerdo esquenta pracaramba tb. Também não curti muito o touch pad ele tem uns furinhos q seguram o deslizar dos dedos, prefiro os lisos, mas eu pretendo usar só com o mouse então de boa. Outro problema é eles não manda cd nenhum na caixa (nem do windows, nem da placa mãe, nem de restauração), no 0800 eles disseram q não manda mesmo q você tem q criar atráves do programa one key recovery inclusive uma cópia do win 7. A placa de rede tb podia chegar aos 1000mb, ela é só 10/100.
Agora eu não sei o q fazer, acho q eu vou deixar do jeito q está. se mais pra frente piorar eu levo na garantia. Apesar dos contras eu estou satisfeito com a compra.