Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Matthwus

Membro Pleno
  • Posts

    1.200
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Matthwus postou

  1. Muito obrigado, realmente eu não senti nenhuma diferença usando a optane com ssd, é que comprei ela por 14 reais...
  2. Bom Dia galera, seguinte tenho essa placa-mãe: Z370XP SLI (https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z370XP-SLI-rev-10#kf) Utilizo um ssd sata de 128gb, e também tenho uma intel optane de 16gb no M.2. Pretendo trocar o meu ssd para um ssd M.2 com nvme, mais precisamente esse modelo: SA2000M8/250G (https://www.kingstonstore.com.br/products/sa2000m8-250g?variant=29439747096659) Porém não tenho certeza se a placa suporta essa tecnologia nvme, e também se seria possível utilizar junto com a optane, alguém poderia me dar uma luz ? Se eu estiver postando no lugar errado me desculpe, e obrigado.
  3. Qual o modelo dessa chave ? Ela deve ter algum manual com as conexões internas.
  4. Provavelmente rompeu a trilha de cobre, analise o circuito e faça um jumper, se postar uma foto de como esta a placa vai ser melhor.
  5. Sim ao em vez deles utilizarem o 42 ele é calculado com 26, o que faz cair muito o numero de espiras, porém nao pode ficar muito tempo ligado, por conta do aquecimento. adicionado 39 minutos depois Imagine que toda aquela parte do ESP/V possa ser substituída por ESP/V=42/SN, mas ao em vez de utilizar 42 eles utilizam 26.
  6. Tem duas formas de calcular a espira por volt, uma é essa que esta ai nessa foto, a outra é ESP/V= 42/SN... não coloquei por que as vezes da uma diferença na tensão, é melhor utilizar igual na folha ali em cima.
  7. Tenho esse, não sei se vai conseguir ver bem. Claro que tem que fazer umas alterações de acordo a sua necessidade e seu material, como tensão de entrada, tensão de saída, tamanho do núcleo, outra coisa não tente fazer milagre se você quer 12v com 50A da uma potencia de 600w, se seu núcleo não suportar tal potencia, nem tente...
  8. numero de espiras é dado pela seguinte fórmula: F= Freqüência da rede SN= secção do núcleo B= Densidade Magnética do Material Mas já vou te adiantando, esse núcleo de transformador de microondas, com a constante 26 ele da 1 volt por espira, então se quiser 12 volts AC basta dar 12 voltas, coloque um fio fino mesmo apenas para testar, enrole as 12 voltas e meça a tensão nele. Mas é o que já te disse antes, esse trafo vai esquentar um monte, fora o consumo altíssimo como se fosse um microondas ligado o tempo todo. adicionado 2 minutos depois Se 200 espiras entrar 220v, logo 400 espiras tem que dar 440v, afinal se você dobrar a quantidade de espiras a tensão tem que dobrar também e não diminuir.
  9. Cara esse transformador e recomendável que você Rebobine ele inteiro tanto primário quanto secundário, esse transformador vai aquecer um monte, precisando até de ventilação forçada, o cálculo dele e utilizado 26 como constante quando o correto e utilizar 42, por isso ele tem menos espiras no primário e um fio mais grosso, e feito para funcionar por pouco tempo.
  10. Utilize um transformador com center tap, e aí só utiliza dois diodos na retificação.
  11. Não liguei o meu não mas pelo que vejo o seu, deve estar vibrando, coloque os 4 parafusos nos 4 cantos e aperte bem.
  12. Procure por algum mosfet, geralmente ele queima.
  13. Esse Transformador ai provavelmente está bom sim, mas não é interessante ficar utilizando ele assim, por isso vou rebobinar o meu e fazer isolado da rede. Olha o meu: Aqui é 127v, mas eu sempre faço 127/220v
  14. Matthwus

    Fonte Chaveada

    Ai esta minha fontezinha tocando um TDA7294 Repare na musica não, é o que consegui sem direitos autorais para o youtube não excluir o vídeo. Olha como toca bem, e ainda esta com um grave bom, porém os capacitores são fracos, são de 1000uf, mas alterei a proteção contra curto, estava muito sensível, acho que agora a fonte vai ligar com capacitores de 4700uf na saída.
  15. Realmente ele é assim mesmo. parece muito com um que tenho aqui para rebobinar, se interessar quando eu for rebobinar o meu posso deixar aqui como fazer, assim você consegue alterar esse seu, só esperando as lojas abrirem para poder comprar cobre.
  16. Matthwus

    Fonte Chaveada

    Mais uma coisa que percebi aqui durante meus testes, é que essa fonte só opera bem entre 18 a 20 khz, fora dessa faixa o trafo começa a esquentar, no meu caso aqui estou utilizando os capacitores de 33nf no lugar de 100nf (aquele em série com as bobinas osciladoras) para poder subir a frequência, mas isso ai é complicado por que depende o tipo de ferrite, e acredito que a grande maioria das pessoas que se arrisca a montar essa fonte, assim como eu, vai utilizar sucata de fonte atx, e quase impossível saber as especificações do núcleo, então tem que ir testando mesmo, mas tem que operar nessa faixa que deixei ai em cima.
  17. Matthwus

    Fonte Chaveada

    Já fica a dica para quem pretende montar, porém nesse núcleo que eu utilizei é a numeração 33, nele acho que não cabe, ficou bem apertado já, quase não consegui monta-lo, mas no original do projeto o ERL-35, da para fazer tranquilho, ele tem bem mais espaço. Um outro negocio que ajuda muito para quem for fazer, nos trafos originais de fonte atx (não é todos) tem uma espécie de fio chato (não confundem alguns tem esse fio chato e alguns é apenas aterramento) uma lamina de cobra, com vários fios em paralelo, geralmente ela já da o tamanho do carretel, esse material fica muito bom para fazer a bobina osciladora, ele geralmente tem 6 fios juntos, só isolar os 4 e utilizar 2 para fazer a bobina osciladora. É isso aqui: Se encontrar isso ao desmontar, tire com muito cuidado e utilize ele para fazer a bobina osciladora, pegue os do meio, fica muito fácil, por que o maior problema é as bobinas osciladoras.
  18. Matthwus

    Fonte Chaveada

    Olha, estou bobinando um desse, e tirei algumas fotos, lembrando que esse que estou fazendo não é o ERL-35, mas é a mesma coisa. Inicio do primario: Lembre-se o núcleo tem muito pouco espaço, tem que enrolar bem certinho e aproveitar o máximo, esse meu primário é 30 espiras, deu duas camadas com 15 espiras. Ai esta o primário finalizado, observe o quanto a fita marcou as espiras, ela esta bem, bem apertada. Inicio das bobinas osciladoras (aproveitei o fio do próprio transformador quando desmontei, se tiver algo para medir ele) Soldei cada um em seu devido lugar, respeitando o inicio do enrolamento, as bolinhas no desenho da placa, vale para o primário também. Leve os dois fios dos osciladores bem ao centro, dessa maneira: Depois que deixa ele assim certinho, passe uma camada de 2 ou 3 voltas de fita, bem apertada no pé dele, para não sair do lugar quando você for enrolar. Esse meu não ficou tão bom não mas... Enrole deixe ele no centro novamente, passe a fita por ele todo, e repita os passos, deixando ele reto com a base até o pino onde vai soldar, igual no começo para enrolar ele. (lembre-se de fazer um teste de continuidade e achar cada bobina certinha, para não colocar invertido. E por fim depois de tudo no lugar certinho, só soldar os fios das bobinas osciladoras, e seu trafo esta pronto, depois só montar o secundário em cima, o secundário não tem segredo, só colocar o fio no lugar e enrolar, o grande problema esta em acertar a bobina osciladora, por mais que a deixe perfeita ainda tem a variação das medidas dos capacitores e resistores, que pode fazer um lado oscilar diferente do outro. Ai esta o primário e os osciladores prontinhos, agora só fazer o secundário, todos os enrolamentos devem ser no mesmo sentido.
  19. retirei um desse aparelho, aqueles, com vários botões na frente e aquela sintonia se não me engano era V e H né ? (popularmente conhecido como lado da globo e lado da sbt antigamente) kkkkkkk, também tem um trafinho bom de 19+19 se nao me engano.
  20. Matthwus

    Fonte Chaveada

    ****PARA LIGAR A FONTE EM 220V**** Primário principal = 60 espiras fio 21 AWG Primário oscilante 1 = 3 espiras fio 30 AWG Primário oscilante 2 = 3 espiras fio 30 AWG ****PARA LIGAR A FONTE EM 127V**** primário principal = 30 espiras fio 17awg (ou 2x21awg, porém com o fio 17awg sobra mais espaço no carretel) Primário oscilante 1 = 3 espiras fio 26 AWG Primário oscilante 2 = 3 espiras fio 26 AWG Para Calcular a saída já tem ali em cima... Não tem segredo só precisa respeitar o inicio e termino dos enrolamentos, o mais complicado é a bobina osciladora, as 3+3 espiras, elas devem ficar bem centralizadas no núcleo, os fios serem do mesmo tamanho, e respeitando o inicio e termino como ja disse, deve fica primario, um isolação, bobina osciladora bem no centro, isolação e secundario. Aqui pode encontrar mais informaçoes: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1424479-alterar-essa-fonte-de-220v-para-127v/#comments
  21. E só o modelo, estou com um de 50v na placa, pode ver também que o 7815 está ali no desenho com B, C e E seria um modelo de transistor, base coletor e emissor, mas só utilizei o modelo mesmo
  22. Então andei testando eles, mas parece normais, mas por serem poucos componentes e baratos, vou trocar todos.
  23. Galera estou com um prototipo de uma fonte chaveada de 3000W, ela já esta até ligando, porém desarma pois essa fonte rabo quente não esta se mantendo estabilizada. Ali em cima no capacitor grande de 2,2uf, chega a tensão AC, passa pelo capacitor, e é feita a retificação com dois 1n4007, em seguida tem o regulador de tensão LM7815, e o capacitor de filtro, e logo ao lado tem um diodo zener de 36v, a trilha do negativo segue até o negativo dos capacitores de entrada (340vdc), o problema que essa tensão na entrada do regulador nao fica estabilizada em 36v, ela sempre vai subindo subindo até que chega ao limite do regulador (40v) e ele atinge proteção desligando o circuito oscilador da fonte, alguém tem alguma ideia do que pode estar acontecendo ? ja troquei o zener 2 vezes mesmo vendo que ele estava bom.
  24. Lembrando que apenas alimentar o controle não resolve seu problema, tem que lembrar do botão que deve ser pressionado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...