Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retrato do Papai

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Retrato do Papai

  1. Dá uma olhada nesse tópico, tem o esquema desse conector e uma forma de reduzir o RPM dessas fans:

     

     

    Adianto que fans ligadas em 5v são praticamente inúteis, não ventilam nada, sendo que algumas sequer ligam nessa tensão. E não recomendo esse esquema de baixar a tensão para 7v ligando o terra da fan no 5v da fonte, pois existem relatos disso causar danos ao sistema, principalmente em fontes menos sofisticadas.

     

    Em 13/04/2021 às 16:27, Luigi Augusto Rovani disse:

    @Matheuusz Provavelmente não, pois é um pino para fase (que deve ser 12v na sua) 1 neutro e o outro terra, naquelas que são 4 pinos o quarto ainda é para medir a rotação do fan e aí é o controlador da placa-mãe que controla a tensão. mas a corrente sai por apenas um fio, tanto no de 3 pinos, como o de 4, então se virar, vai continuar 12v, pois não há um fio de 5v.

     

    O PC usa corrente contínua, portanto não existe isso de fase/neutro. No caso de fans de 3 pinos, estes são 12v/terra/sensor, e no de 4 pinos é acrescentado o do sinal pwm.

  2. Fala galera!

    Creio que muitos de vocês já tiveram problemas com fans de rotação fixa barulhentos, principalmente os de alto RPM. No mundo ideal (aka PC Master Race) usaríamos fans com controle por PWM, porém estes costumam ser bem caros. Infelizmente não dá pra confiar nas especificações, mesmo quando se tratam de marcas confiáveis. Por exemplo, tenho um DeepCool RF120R de declarados 21.9 dB(A) que sozinho faz mais barulho que outros três C3 Tech que dizem ter 23,4dB(A), sendo que esse DeepCool gira apenas 100RPM mais rápido que os C3 Tech.

    Em tese podemos resolver isso adquirindo cabos adaptadores do tipo "Low Noise Adapter", que basicamente reduzem a tensão que chega ao fan, fazendo este girar mais lentamente. Mas aqui também há um problema, pois cada fan tem uma rotação e um consumo de energia, e o uso de um adaptador X qualquer traria resultados inconsistentes, podendo baixar pouco a tensão mantendo o fan barulhento, ou até baixando demais e impedindo o fan de funcionar. Aqui entra esse DIY, porque vamos fazer o nosso próprio cabo adaptador Low Noise Adapter, que vai ter o efeito que desejarmos.

    O funcionamento desse cabo é bem simples, apenas é adicionado um resistor no fio 12v (vermelho) para reduzir a tensão que chega para o fan. A questão principal é que cada fan possui uma rotação e consumo, além da operação não ser linear, por exemplo reduzir a tensão em 10% não necessariamente reduzirá a rotação em 10%, é necessário trabalhar na tentativa e erro. Felizmente existe uma forma de calcular o resistor que precisaremos para atingir uma certa tensão, que pode ser feita no site abaixo:

     

    Reducing Fan Speeds


    Geralmente para reduzir o ruído de fans a tensão usada fica entre 7~9v. Portanto, considerando uma fan de 12v e 0,2a, poderíamos testar resistores de 43ohms, 30ohms e 20ohms. Se atente para a energia dissipada pelo resistor, e adquira sempre o modelo logo acima para evitar a sua queima (geralmente o modelo de 1W é suficiente).

    Agora vamos fazer o cabo adaptador que vai conter esse resistor. O nível de habilidade necessário é básico, já que são poucas soldas e a complexidade é mínima.

    O QUE SERÁ NECESSÁRIO
    -ferro de solda
    -resistor (hum, é mesmo?)
    -fios de cor amarela, preta e vermelha (podem ser todos pretos para deixar o visual mais sóbrio, porém é preciso muita atenção para não ordenar incorretamente)
    -espaguete termo retrátil de larguras pequena e média
    -conectores macho e fêmea padrão JST para fans

    O esquema desse conector é o seguinte:
    -fio preto: GND (TERRA)
    -fio vermelho: 12V
    -fio amarelo: SENSOR

    Começando do começo, vamos soldar os três fios no conector macho, e usar o espaguete termo retrátil mais fino para isolar cada terminal. Vejam a ordem de cada fio:

     

    https://i.ibb.co/MhLsT3V/20210326-202530.jpg

    Agora soldamos o resistor no fio central, de cor vermelha. Se você for testar alguns modelos de resistor, é mais interessante emendar antes de soldar, evitando retrabalho.

    https://i.ibb.co/ftmsZV6/20210326-205227.jpg

    Depois soldamos as ponteiras metálicas do conector fêmea nos fios. Não use solda demais, caso contrário vai prender a parte móvel metálica que irá ser encaixada no conector plástico:

    https://i.ibb.co/28BK4RH/20210326-202621.jpg

    Aqui já podemos passar o espaguete termo retrátil mais largo para dar o acabamento. Pode ser um pedaço pequeno apenas para esconder o resistor, ou um grande para esconder toda a fiação, fica a seu critério. Depois disso, basta encaixar as ponteiras metálicas no conector fêmea, deixando o minúsculo pino voltado para o lado que possui uma janela, que é onde ele irá travar. Siga a ordem abaixo:

    https://i.ibb.co/mqh9gcP/20210326-225408.jpg

    Agora já temos o nosso cabo adaptador Low Noise Adapter pronto, basta testar para vermos se vai funcionar, ou se irá queimar o PC caso você tenha colocado os fios na ordem incorreta hehe. Eu fiz os dois cabos abaixo:

    https://i.ibb.co/6H5ZQkm/20210326-200537.jpg

    https://i.ibb.co/cTjXFcG/20210326-205601.jpg

    E aqui vemos o resultado efetivo:

    Antes
    spacer.png

    Depois:
    spacer.png

    No meu caso o fan utilizado foi o DeepCool RF120R, com um resistor de 33ohms de 1W, que reduziu a tensão para algo na casa dos 8,6v. Notei que os leds vermelhos dele ficaram levemente mais fracos, o que pra mim é algo positivo pois eu achava o brilho exagerado.

    É isso aí galera, valeu!

  3. 3 horas atrás, Shaman93 disse:

    Putz, fui atrás dessa história e não é que é real... Canal com mais de 1 milhão de inscritos. A placa não segura 1200 MHz e chega a 80 graus (não temos acesso à velocidade das ventoinhas, mas imagino que perto de 100%), desempenho provavelmente semelhante ao da 570, e o cara só elogios à placa. Pelo que vi, todos os vídeos são esse estilo, o canal é basicamente só de propaganda barata. Bizarro.

     

    E olha que o que eu mais costumo ver é que o meu modelo da RX580, Gigabyte Gaming G1, é "lixo", sendo que ela sempre fica no clock boost, com temperatura de 70~75 graus e fans a 30~60%, a depender da temperatura ambiente. Mas é como eu falei, não dá nem pra culpar o cara que faz o teste propaganda, ele não deve fazer a menor ideia do que é power limit, clock base, clock boost, target temperature, undervolt, perfil de fans e afins.

  4. Em 02/06/2020 às 10:08, Gabriel Torres disse:

     

    Tem outro ponto que um amigo comentou que eu me esqueci de comentar no vídeo. Que muitas vezes precisávamos praticamente "mendigar" material para análise aos fabricantes, e atualmente tem muito fabricante dando peças para canais inexpressivos no YouTube e fazendo jogo duro conosco. Isto tem um motivo bem claro, é que canais pequenos do YouTube são hobby dos donos, e aí ficam deslumbrados de terem recebido algo "de graça" e falam bem e dizem o que o fabricante quer que eles digam. Botei "de graça" entre aspas por que tem muita gente que não entende que os fabricantes estão recebendo de volta uma divulgação que vale muito mais do que o preço do produto.

     

     

    Cheguei quase um ano atrasado, mas acho que vale o comentário haha: isso é um fato muito triste. E o pior é que não acontece apenas com canais inexpressivos não, já vi canal com 200k, 500k, 1M de inscritos ficando maravilhado em receber peças "de graça" pra fazer propaganda travestida de teste. Ficava nítido que era um conteúdo controlado, visto que a mensagem passada era que o produto era perfeito, sem defeitos, o supra sumo da tecnologia. O auge pra mim foi um "teste" propaganda de uma RX580 daquela marca brasileira que vendia GT420 falsa, onde a placa sequer segurava o clock BASE devido ao projeto porco de arrefecimento, e a pessoa só tecia elogios. Em uma outra publicação confiável do mesmo produto foi mostrado que pra manter o clock base (e às vezes chegar perto do boost) era preciso aumentar o power limit da placa, só que isso fazia a temperatura chegar perto dos 100 graus. Resumindo, a placa era uma bela porcaria. E muitas das vezes não dá nem pra culpar o dono do canal, visto que geralmente são amadores e/ou inexperientes, e esse nicho por vezes dá muita visão e popularidade a essas pessoas.

     

    Eu tenho uma dúvida: você não teme que o fim da área de testes/artigos/notícias/etc faça o fórum cair no esquecimento com o tempo? Pergunto pois, na minha visão de leigo, o que fez o fórum nascer e crescer foi o portal, então existiria uma certa relação entre eles. Penso que a nova geração que surge a cada dia não vai nem saber da existência do CDH, visto que este quase não tem presença nos meios digitais mais populares (aka YouTube, Insta, Facebook), basta ver que a maior parte da galera aqui presente é a "cascuda" (eu me incluo). Eu vejo essa nova geração indo diretamente para portais concorrentes como o Adrenaline, que tem presença massiva no Youtube, Insta, Facebook, fora o portal com notícias, artigos, testes, além do fórum que é bastante movimentado.

     

    Um abraço e sucesso!

     

    • Curtir 3

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!