Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

danielrm

Membros Juniores
  • Total de itens

    12
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

7

Sobre danielrm

  • Data de Nascimento 16/09/1983 (36 anos)

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Fortaleza, Ce
  1. Após ler toda a matéria, não entendo porque foi dado o selo de produto recomendado, já que as câmeras não são boas, nem a que dá o nome ao celular. Eu concordo com os argumentos de quase tudo que foi dito, menos com o fato de terem dado este selo. :)
  2. Não é o assunto do tópico, mas sempre me pegunto porque os instaladores de cerca fazem aterramento TT e não utilizam o próprio aterramento da residência. Isso não pode causar problemas?
  3. Pessoal, será que alguém pode me tirar uma dúvida. Eu pedi um transformador de 9v 500ma e o vendedor me deu um hayama 9/500. No corpo dele está escrito 9+9v 180ma. Se eu usar somente a metade do secundário - do CT a um dos lados, eu terei meus 9v, a questão é: qual a corrente? Pra mim se 9+9 é 180, somente 9 deveria ser 360ma, não é isso? Ou estou viajando? De onde eles tiraram esse 500 da nomenclatura do modelo? Dá a entender que ele pode fornecer 500ma para 9v. Se o secundário for dimensionado pra fornecer 500ma pra 9v, ele não aguentaria os mesmos 500ma em 9+9V? Obrigado,
  4. Olá amigo. Sempre existem casos para ambos os lados. Vou citar mais 100 casos. Trabalho na Universidade Federal do Ceará, mais especificamente, no Departamento de Computação. Temos um estabilizador de 50KVA com quase 20 anos de idade que estava começando a apresentar problemas demais. Depois de vários reparos, desistimos do mesmo e o colocamos em stand-by até que resolvêssemos o problema de comprar nobreaks ou um novo estabilizador grande. Acontece que esquecemos, pois o estabilizador fica dentro da sala das centrais de ar-condicionado, e um dia entrei lá para ver alguma outra coisa e lembrei que já tinha 1 ano que estávamos sem o estabilizador e não houve problemas com queima de fontes. Hoje já tem 2 anos. O cara que veio dar a última manutenção - que foi quem recomendou desativá-lo de vez, falou que se queimasse algo, poderia chamá-lo que ele consertava sem custo. Isto estou incluindo vários computadores com fontes genéricas/vagabundas. Agora para rebater o problema que a energia é estável, o campus teve um aumento enorme na quantidade de prédios nos últimos anos. Inúmeros novos laboratórios e salas de aula, sem a adequação da rede elétrica. O que faz com que, quase que semanalmente, tenhamos quedas de energia e inúmeros problemas com queima de nobreaks e ar-condicionados, mas raramente, de computadores. Atualmente estão melhorando a rede de alta tensão do campus e a rede elétrica está aos poucos melhorando, mas já se passaram 2 anos sem o estabilizador e com a rede ruim. É claro que concordo com você, melhor ter uma proteção acima da fonte, pois é mais fácil consertar a proteção do que ter que desmontar o computador pra consertar a fonte. Mas por sem nada também não é algo tão tenebroso assim, na minha opinião.
  5. Pois um amigo me trouxe um computador da HP com mais de 10 anos de idade, que a pessoa usava sem estabilizador, ligado direto na tomada. Se a fonte pifou, foi defeito na fonte, deve acionar a garantia da mesma.
  6. Exatamente. A fonte já vem com as proteções necessárias para salvar seu computador. O bom de por uma proteção externa, é que ela atue ao invés da da fonte, pois é mais fácil consertar uma régua, do que ter que desmontar a fonte. Mas isto é só para o caso de um surto de tensão, e nem sempre o surto vai causar a queima. No caso de ocilação de energia - que é a desculpa usada para comprar um estabilizador, não tem problema nenhum, a fonte é feita pra trabalhar com qualquer tensão - geralmente, entre 90 a 240v. Uma boa fonte simplesmente desrma se vier uma oscilação maior do que ela pode aguentar.
  7. Opa, foi mal pelo erro.. Confundi com um amigo que se chama Falber..
  8. Eu juntei a fase que vem da tomada com a da entrada do circuito e tirei a que saia do circuito e ia pras tomadas - levei ela pro interruptor pra em seguida ir às tomadas. Tirei da placa a alimentação do resistor que ligava o led e puxei da tomada. Daí liguei a fase da tomada separada na fase que sai da placa - que agora está sempre ligada. Com isso tenho a tomada em separado sempre ligada e o resto acionada com o interruptor.
  9. Pessoal, eu comprei um clamper, desses novos de 5 tomadas. Gostaria de deixar como o Falber sugeriu, com a tomada em separado sempre ligada, para por o roteador. Qual seria a melhor maneira de fazê-lo? O interruptor liga a fase antes da proteção. É só ligar a fase direto na placa de proteção e mandar pro interruptor a fase que iria para a régua não é? O interruptor tem o meio 1 - que vai pra fase da placa, à esquerda 1b, que é a fase da rede, e do outro lado 1a, que é o neutro da rede e o neutro da placa. Parece que esse 1a é usado só pra fazer a ligação do fio que vem da tomada, ao fio que passa pelo indutor antes da placa. É isto mesmo? Obrigado.
  10. Bom pessoal, eu estava com a ideia de reutilizar os componentes de uma antiga fonte AT, mas meio que desisti, acho que vou fazer o esquema do filtro sugerido aqui mesmo. Seguem fodos de como estava meu projeto. Saí segundo do jeito que estavam na fonte.
  11. Os fios de cima são verde azul e cinza. Eu achei que eles eram o primário, com o fio do meio saindo do meio do enrolamento (110v), só que como eu disse, quando eu tentei ligar isso na tomada (220v), fez quase um curto (eu não cheguei a enfiar todo, quando fez faísca eu tirei). O estabilizador não tinha chave de seleção de tensão, acho que era só 220v. Daí eu fui ver quem estava em que parte do transformador. Eu andei dando uma lida sobre estabilizadores e parece que eles estabilizam no primário, logo, eu desconfio que os laranjas sejam o secundário, agora resta saber onde é a entrada 220v (que eu achava que era nos fios de cima). Desconfio que os 3 fios de cima seriam os usados na estabilização, a entrada sejam o preto e vermelho em baixo e a saída os laranjas. Como eu meço a impedância de um transformador? Não acho que seja simples. Eu pensei em ligar em um transformador de 9v ou 12v e então ver o que teria nos outros fios, mas vai me dar trabalho porque não tenho nenhum transformador pequeno disponível. Isso é seguro? O transformador pequeno não estouraria (mesmo sem carga)?
  12. Pessoal, abri um estabilizador muito antigo da Microsol (de 1000va), porque queria usá-lo somente como um abaixador de tensão (aqui é 220v e tenho um Amp 110v). Abri e retirei o transformador do circuito, porém não consegui identificar como fazer a ligação, eu não sei se é um auto-transformador. Os fios laranja estão no mesmo enrolamento, já todos os outros estão em outro. Eu achei que os 3 fios em cima seriam o primário e tentei ligá-los na tomada, mas faiscou e eu nem cheguei a ligar. Agora estou achando que os fios vermelho e preto é que são as entradas em 220v. Alguém pode me ajudar? Em anexo está a foto do mesmo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!