Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GreatField

Membros Plenos
  • Total de itens

    75
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

7

1 Seguidor

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Goiás
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    Ryzen 5 1400
  • Cooler
    Stock
  • Placa de vídeo
    EVGA GTX 570
  • Placa-mãe
    GA-A320MA-M.2
  • Memória
    Corsair Vengeance LPX 4GB 2400Mhz
  • HDs
    Samsung 500GB
  • SSDs
    Kingston SSDNOW 120 GB
  • Gabinete
    Leadership Blue Eyes
  • Fonte
    Corsair CX 430
  • Extras
    2x Fan 120mm Fury F4
  • Mouse
    Razer Abyssus
  • Teclado
    Razer Cyclosa
  • Caixas de som
    Logitech Z506
  • Headset
    NUBWO N2
  • Monitor
    LG 23MP55 23''
  1. De tanto remover componentes e não resolver, decidi deixar a placa de lado e mexer em outros placas. Até que ontem, fui na assistência de um amigo e encontrei um daqueles kits com diversos conectores de fonte de notebook paralela na estante da bancada dele. Resolvi pedir o conector do dell emprestado e fui fazer o teste, só de plugar o note já ligou automaticamente e a tensão de 19v voltou a ser gerada na CRT/Power_board. Como eu suspeitava desde o início, havia uma pegadinha nesse conector, percebi isso no primeiro dia ao ver que havia uma resistência entre o neutro interno e o neutro do pino externo do conector. Contudo, o defeito se resumia à alimentação direta na placa.
  2. Eu também estava com esse problema em um note asus com um i7 da 5º geração com uma GeForce 920M, a GPU batia 93ºC só de abrir o navegador. Abri e limpei ele, troquei pasta térmica e isolei aquela manta do dissipador. Mas mesmo assim a temperatura se mantinha. Abri ele e resolvi monitorar manualmente a temperatura do dissipador botando um thermopar especificamente na parte cobreada que vai bem em cima do DIE do processador e que possui menos de 1mm de diâmetro. Percebi que a temperatura ficava em 40ºC enquanto a GPU batia +90ºC Cheguei a conclusão de que havia uma deficiência na troca de calor entre GPU/CPU e dissipador, então abri ele e botei outra pasta termica que eu tinha aqui, uma da implastec silver, pasta ruim demais assim como os diversos outros produtos da implastec (Isopropanol e etc). A temperatura ainda se mantinha travada em +90ºC. Só foi resolver quando comprei uma pasta da xigmatek XI-3HDT, com uma alta condutividade térmica (9.1W/mK). A temperatura da CPU e GPU diminuíram consideravelmente (-15ºC pra GPU(75ºC) e -17ºC para CPU(69ºC) em full load). Contudo, recomendo verificar qual pasta térmica você esta utilizando e se é de boa qualidade.
  3. Isso mesmo, só conduzia do pino 3 ao 2 (conforme imagem do post #5). Não conduzia em nenhum outro pino, mesmo invertendo as ponteiras. Como eu disse acima, a pagina referente a DCIN não esta disponível. Mas mesmo assim eu dei uma analisada em alguns paginas referentes a alimentação mas não encontrei nada. Poderia responder o quote abaixo ?
  4. Achei o 2N7002 (code S72). Ele é compatível com o 2N7002K ? 2N7002K 2N7002
  5. Mas eu testei ele foi fora do circuito mesmo. Eu entendo o funcionamento de um mosfet, mas eu devo ter formulado mal a frase, deveria ser: "A grande dúvida é saber se este componente é um diodo ou mosfet ." Contudo, tentarei por um mosfet de canal N compatível na placa pra testar! Há algum risco de explosão caso não fosse um mosfet a ser soldado ali ? Lembrando que chega 19.5v em um dos pinos deste SOT-23, conforme fotos anexadas em spoiler no primeiro post. Postarei de novo pra caso não tenha visto: Eu consegui achar um esquema, porém não estou conseguindo achar os componentes pesquisando com CTRL+F. Percebi que também não consigo copiar nada deste pdf e também o trecho sobre DCIN esta indisponível. Schematic: Dell Inspiron N5110 (Wistron Queen 15).pdf
  6. valeu amigo, agradeço a ajuda. Pesquisei 7kb lá e retornou só o código 7k: http://www.s-manuals.com/smd/7k De acordo com o site e considerando que o encapsulamento é SOT-23, o componente seria um mosfet 2N7002K de canal N ? Fiz uns testes no componente e ele aparenta ser um diodo, ou talvez seja outro tipo de componente, porém, danificado. O componente só dava continuidade do pino 3 ao 2. Injetando tensão, o consumo se manteu igual ao consumo de outros diodos (THT) Normalmente, um diodo SOT-23 deveria conduzir do pino 1 ao 2, correto ? ou existe modelos que conduzem a partir de outros pinos ? A grande dúvida é saber qual é a real função deste componente.
  7. Olá, Esse dell não ligava de acordo com o dono, analisando a placa, eu encontrei esse capacitor quebrado ao meio no circuito de VGA/Power Board: Fiz a troca e a placa ainda não ligava, notei que havia uma tensão de -0.55v entrando na main_board e essa tensão vinha da power_board. Como não achei o esquema desse dell, queria a ajuda dos amigos para identificar alguns componentes que não estou conseguindo encontrar o datasheet no google/bing, a começar por este transistor? (7kb) E se algum amigo quiser ajudar dando sua opinião eu agradeço Editei uma imagem com as tensões presentes na placa, anexarei em spoiler:
  8. Funcionou 100%, embora, não tenha fixado o defeito Agradeço a ajuda!
  9. Obrigado amigo, farei a substituição e posto o resultado em breve!
  10. Olá, Gostaria de uma ajuda pra definir um transistor compatível com o A933, estou com um F423 que me disseram ser compatível, porém, não sei dizer. Alguém poderia ajudar ? Esse F423 é pouca coisa maior em tamanho que o A933.
  11. Olá, Esse notebook chegou pra mim com superaquecimento, o processador subia de 47ºC até 85ºC só de abrir o HW monitor! E a GPU subia de 50ºC pra mais de 92ºC em menos de 1 segundo quando abria o stress do furmark. Fiz de tudo, troquei por duas pastas térmicas diferentes e coloquei até thermal pad na GPU, mas a temperatura se mantem em ambos os núcleos. Ele dá esse problema na tela quando atinge 90ºC no furmark, e o problema se mantem quando a GPU esfria ou quando reinicia. Voltando a funcionar perfeitamente em alguns momentos, mas em um período bem curto. Ao desativar e desinstalar a Geforce 920M e ativar o intel HD graphics, o problema persistiu no notebook e funcionou no monitor externo:
  12. Olá, Estou procurando o arquivo.bin da bios do Acer Extensa 5620-6266 pra atualizar. No site da Acer eu só encontro essa bios em forma de executável: BIOS_v1.35.zip O gravador CH341A não identifica executáveis. Algum amigo poderia ajudar cedendo o arquivo da bios deste notebook ou convertendo esse executável pra .bin ?
  13. Independente das medidas que mostrava no multímetro, resolvi dar um choque na bateria usando a polaridade da placa! Por incrível que pareça, mesmo não dando tensão nenhuma entre contato 1 e 3 da bateria, ao dar um choque na bateria com a fonte assimétrica, a tensão entre esses dois contatos voltou a aparecer, só que abaixo do ideal. Continuei injetando carga até que que a tensão se estabilizasse em 3.5 ~ 3.6v. Liguei o iphone e ele voltou a funcionar Tive um trabalho imenso pra retirar ele do modo de recuperação pra descobrir que ele tinha diversos outros problemas, como wifi que não ativa, bluetooth carregando infinitamente e botão home que não funciona. Motivo pelo qual o botão home/touch id parou de funcionar:
  14. Mas eu fiz o teste conforme foi relatado no 1º post e no 3º post. O conector de numero 1 da placa (imagem no primeiro post) é o conector negativo. As ponteiras não estão invertidas no multimetro.
  15. De acordo com as medidas que fiz antes de iniciar este tpc, o pino de nº1 da placa é o negativo, os outros dois (2 e 3) são positivos, porém no conector da bateria, quando faço a medição com a ponta de prova preta no pino que se conecta ao nº 1 da placa e o positivo no pino que se conecta ao nº 2, apresenta tensão de 0,60 em DC, entretanto, com um traço negativo ao lado indicando que a polaridade esta invertida. Quando coloco ponta vermelha no pino 1 da bateria, que era pra ser o negativo de acordo com a placa, e a ponta preta no pino 2 a tensão fica em 0,60 DC só que sem o traço ao lado. Quando tenta medir entre pino 1 do conector da bateria e pino 3, não apresenta nenhuma tensão, nem mesmo invertendo as ponteiras de prova.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda a ler resistores e capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!