Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

GreatField

Membros Plenos
  • Total de itens

    155
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

3

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Goiás
  • Sexo
    Prefiro não dizer
  1. Já ocorreu comigo de eles cobrarem a taxa do anúncio clássico em duplicidade em duas vendas que juntas totalizavam 4 dígitos, eles devolveram no mesmo dia após eu reclamar. Eles fizeram a cobrança uns 3 ou 4 dias depois da primeira cobrança. Deve-se sempre ficar atento a esta plataforma. Se já se passou um mês muito provavelmente eles não irão resolver, só com procon ou juizado especial.
  2. Já vou providenciar as esferas. Essa série de GPUs usa esferas de quantos mm ? Vou ter que abrir novamente pra vê como os thermal pads estão posicionados, pois tenho quase certeza que alguns não estão bem posicionados.
  3. Fiz o teste aqui com o resistor e continuou com artefatos, aliás, o curto em ambos os polos daqueles capacitores é normal, pois a placa liga sem problemas. Removi ela e fiz o procedimento de tacar calor na parte traseira do chip com a estação no máximo (temp e air). Deixei bem mais do que 30 segundos porque no video ele também deixa bem mais que 30 segundos, acho que foi 1 minuto e 30 segundos com a estação em 449°C e vazão no nível máximo. Fiz o teste com a placa e curiosamente ela voltou a funcionar sem artefatos e sem sumir imagem . Removi ela e fiz uma limpeza no dissipador+cooler, troquei os thermal pads e liguei novamente pra vê como ela se comportava. A primeira coisa que notei foi que a temperatura em idle fica em 64°C com o fan a 46% (fan blower), isso é normal pra esse tipo de placa ? Nesse caso, a temperatura dropou de 60°C para 43°C quando ele setou o fan a 60%, tentei fazer o mesmo mas só desceu 4°C (60°C). Algumas dicas ? A pasta térmica que usei foi uma Cooler Master V1 IC Value. Poderiam recomendar algum programa que vê as temp do mosfet da VGA ?
  4. Vou tentar isso, mas antes vou testar a placa aqui com o resistor de 125ohms. Mas to com bastante medo de ligar e o curto naquele grupo de capacitores não ser algo normal.
  5. Tenho sim, uma yaxun 886d+. Mas tenho bastante dificuldade em trabalhar com esses tipo de placa (VGA) com ela, sempre e uma dificuldade pra retirar componentes SMD com o ar mesmo ela estando na temperatura máxima e com o air em 60%. A dificuldade é só em VGAs porque em outros tipos de placas os componentes saem instantaneamente, coisa de 5 a 6 segundos. Considerando que minhas placas são ultrapassadas, espero que a dificuldade em retirar componentes permaneça só nessas placas mais antigas.
  6. @Daniel Lee Na escala de 200 ohms, os capacitores ficam entre 1.1 a 1.6ohms Sobre as memórias, estou pensando que pode ser o resistor que eu soldei nas trilhas da memoria de 320 ohms, como era um componente que foi arrancado da placa e eu não sabia o valor, coloquei qualquer um no lugar. Só hoje, quando tava quebrando cabeça pra achar o defeito dessa placa, que resolvi medir os outros resistores que ficam bem ao lado desse resistor que eu soldei de 320ohms, todos os 6 que medi me deram resistências entre 120 e 145 ohms. De acordo com Jpad, artefatos podem ser causados por bga GPU, bga VRAM, componentes faltando na placa e solda fria. Será que poderia ser esse resistor de 320ohms na trilha das memórias que poderia está causando artefatos ? Vou fazer a troca por um de 125ohms (foi o único que achei que fica entre 120 e 145ohms) e testar, caso não funcione acho que o jeito terá que ser o reballing pois já medi cada centímetro dessa placa.
  7. Olá, Medindo alguns capacitores SMD que ficam em volta da GPU da placa de video que testei a uns dias atrás, constatei que todos eles se encontram em curto, até mesmo os que estão na mesma posição só que do lado contrário da PCB. Isso me gerou algumas dúvidas pois eu liguei esta placa na semana passada em duas ocasiões e ela apresentou artefatos, fiz teste de Vram no hiren's e apresentou diversos erros. Foto dos artefatos após ter dado tela preta na área de trabalho. A placa não suporta 15 segundos na area de trabalho até dar tela preta. Foto dos capacitores em curto destacados em vermelho, os que se encontram na mesma posição só que do outro lado da pcb também estão em curto. Como a fonte (Corsair CX430) permitiu que a placa ligasse e mostrasse artefatos se esses capacitores estavam em curto ? Ou é normal esses capacitores apresentarem curto em ambos os polos ? Ou pode ter sido eletricidade estática que os danificou nesse período de tempo que fiquei tentando diagnosticar o defeito ? Uma outra pergunta, caso eu substitua um resistor SMD com resistência de 120ohms por um de 350ohms, poderia dar algum problema na placa ? Os resistores que me refiro são aqueles extremamente minúsculos que não possui números na superfície. A placa é uma 9800GTX.
  8. Bom review das pastas Peguei uma daquelas escovas pequenas que vem naquelas maquinas wahl e passei isopropanol em cada beirada do chip, fiquei por minutos passando. Por fim, liguei a mangueira em uma torneira com agua da rua que tem uma pressão mais forte e fiquei por uns 5 minutos lavando cada lado. Deixei a placa secando com um ventilador e fui testar agora e constatei que o curto sumiu em um dos pinos do slot 6-pin. Ainda sobrou pasta térmica em algumas esferas do chip, amanhã volto a fazer o procedimento.
  9. Eu não sei qual é a pasta porque já chegou pra mim com ela, mas penso ser aquela genérica da implastec. Fiz um teste aqui e o isopropilico solta a pasta facilmente após alguns minutos mas não solta por completo, sendo necessário passar algo em cima pra remover o excesso. Vou deixar o isopropanol agindo na placa e depois farei como o amigo @Daniel Lee sugeriu de usar a pressão da agua pra tirar o excesso. Posto o resultado daqui a pouco. adicionado 19 minutos depois Eu considerei que a pasta utilizada fosse aquelas da implastec pois são as únicas a venda aqui na região. E aquela de prata da implastec, conforme aviso na embalagem, é altamente condutiva. Eu ainda não cheguei a uma conclusão, mas ao ver os terminais sujos com pasta de prata, pensei em limpar pra vê se o problema iria se solucionar.
  10. Cheguei a pensar nisso mas temi pela oxidação. Mas se não me surgi uma outra ideia terei que optar por esse método mesmo.
  11. Olá, Estava tentando descobrir onde estava o curto em uma placa GTX 470 e percebi que embaixo do chip esta cheio de pasta térmica de prata (altamente condutiva). Fiquei pensando em alguma forma de limpar embaixo do chip sem precisar fazer reballing, pois este, é um procedimento que eu não realizo. Estava pensando em mergulhar a placa em isopropanol e deixar alguns minutos ou horas, mas não sei se vai funcionar. Gostaria de dicas de como remover essa pasta sem precisar de reballing ?
  12. Olá, Algum amigo teria uma 9800GTX de referência pra me fornecer as especificações de 4 componentes SMD ? São os componentes destacados em vermelho com números na imagem abaixo, desconsiderar os outros componentes destacados que não contenham números: A imagem esta com alta resolução 4128x2322 O componente 1 destacado na imagem aparentemente é um capacitor SMD, o componente 2 eu não sei, o 3 também aparenta ser um capacitor, já o 4 creio que seja um indutor, não tenho certeza. Agradeceria se algum amigo que tiver essa placa pudesse fornecer o tipo e as especificações dos 4 componentes destacados com números.
  13. @brazuk25 Olhando seu post eu percebi que eu me confundi, pensei que os 2 últimos pinos que tinham entortado haviam sido o 7 e 8, mas de acordo com essa imagem, é o 1 e o 2. Fiquei desnorteado ontem que nem me dei o trabalho de pegar um cabo e vê a posição exata, mas peguei um daqueles cabos que só tem 4 fios (1, 2, 3 e 6) e os 2 primeiros fios vão justamente onde os pinos entortaram. Mas eu estou usando internet justamente neste conector, isso significa que os pinos não foram danificados ? Ou só o terceiro pino já é o suficiente pra funcionar ?
  14. Instalei minha nova placa-mãe a exatos 2 dias atrás, hoje, quando fui limpar e lubrificar um cooler que estava fazendo um barulho absurdo, a chave de fenda escorregou da minha mão e caiu dentro do conector RJ45 fêmea entortando 2 pinos. FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA Os dois pinos entortados foram os destacados em vermelho na foto, pelo que vi em pesquisas online, esses 2 pinos não são usados. Tentei desentortar mas sem êxito, eu até consegui colocar eles em pé novamente igual na imagem, mas quando coloca um conector macho eles não voltam pro lugar igual os demais, eles ficam lá em baixo, tendo que subir eles manualmente. Gostaria de saber como faço pra testar esses 2 pinos do conector pra vê se eles estão funcionais e em perfeito contato com conector macho ? Esses 2 pinos realmente não servem pra nada ? Eles deveriam ter ao menos alguma função, não ?
  15. Olá, Vou me aventurar no ramo de conserto de VGAs e gostaria de uma recomendação de estação de solda e retrabalho. Optei por pegar uma estação que já tenha ambos, soprador e ferro. Estou em dúvida sobre os seguintes modelos: Micken M63 e WEP 902D. Qual das duas seria a melhor opção em durabilidade e outros bons critérios inerentes a uma boa estação ? Estou aberto a sugestões de outras boas estações desde que não fuja muito da faixa de preço das duas já citadas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×