Galera, estou a algumas semanas tentando identificar esse problema, que só tem ocorrido depois de eu trocar a GPU para uma MSI GTX970 4GB 256MHz.
O que ocorre é aquele típico "soluço": uma travada curta, de 1 a 3 segundos, após a qual o game avança para compensar o atraso.
Monitorando pelo MSI Afterburner, o que eu pude identificar nesse período é uma queda drástica do uso da GPU ( em alguns casos, chegando a 0%) e aumento do uso da CPU, seguido de um pico de uso de GPU (acima de 90%).
Estou utilizando os drivers mais recentes da Nvidia, e o problema não é uniforme - alguns jogos tem travadinhas de dez em dez minutos, outros rodam absolutamente fino por horas antes de dar qualquer sinal de problema.
Já conduzi testes de memória (um stick de Corsair Vengeance 8GB, 1600MHz). Também realizei, por outras razões, recentemente testes no IntelProcessor Diagnostics Tools, onde meu i7 4790 falhou o teste de frequência de CPU. Apesar disso, nem eu nem o profissional a quem submeti a máquina conseguimos identificar o problema.
As temperaturas também se mantém constantes. A CPU tem esquentado um pouco (entre 60ºC e 70ºC), mas nada que, aparentemente, interferisse com a performance - embora eu já esteja me preparando para usar um Cooler Master Hyper 212X nela.
Verdadeiramente, não consigo precisar onde estaria a fonte do problema. Me ocorre o fato de a maioria dos programas rodarem a partir de um Caviar Western Digital Green de 2TB, 5400 RPM (que é baixo considerando o padrão de 7200 rpm), mas, como eu disse, o problema não é constante - e não ocorria quando eu utilizava uma XFX Radeon HD 6870 com o mesmo HD. O HD Sentinel acusa que o status do HD ainda é de 100% - não parecem haver falhas no disco.
Oportunamente, pra terminar os specs, eu estou me valendo de uma Seasonic Bronze 520W para Fonte, e uma placa-mãe MSI Z97-G43.
Alguém com mais experiência pode me dar o mínimo de noção de ONDE o problema pode estar?