Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GilPR

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Carlos, conseguiu melhorar ainda mais o desempenho do cooler. Esse TX3 é realmente um "pequeno gigante". O link para o vídeo com a fala do Engenheiro da Intel é: http://www.intel.com/content/www/us/en/gamers/unlocked-advantage-video.html Com relação à ajuste do cooler, tenho em casa, como Mediacenter um Core2Duo montado numa Mobo Intel, mas poderei ver somente amanhã sobre onde ajustar os coolers na mesma. Só me lembro que as opções são diferentes das placas da Asus. Abraço.
  2. Carlos, salvo engano o TDP para seu CPU é de 95W e a temp máxima é de 70º. Você com overclock, sem a arctic e com os cooler push/push já está conseguindo manter a máxima em 65º, 5º abaixo da máxima. Fazendo as alterações pretendidas, tenho certeza que baixará mais ainda as temps. A temperatura em idle achei um pouco alta, talvez você configurando um perfil de velocidade de cooler na mobo talvez consiga baixar, deixando o ventilador um pouco mais acelerado nos momentos de descanso, mas isso não afeta em nada a vida útil do CPU e praticamente nada no consumo. Como já afirmou um engenheiro da Intel em vídeos no próprio site da Intel: Temperatura não mata nossos processadores, mas tensão excessiva sim. Ou seja, o cuidado maior é para quem gosta de fazer altos overs e pra manter estabilidade precisa aumentar a tensão do CPU. Aí sim mora o perigo da degradação. Tendo por base a qualidade e tamanho dos coolers stock da Intel, já dá pra perceber que não se preocupam muito com temperaturas.
  3. A imensa maioria dos air coolers eficientes têm o formato torre (mesmo do TX3). Para ventilar os componentes ao redor do processador e inclusive o chipset (que geralmente não fica tão próximo do CPU) o ideal é utilizar, sempre que possível, coolers laterais no gabinete jogando ar para dentro.
  4. Carlos, estão muito boas as temps. Como está em relação ao ruído? Os coolers estão operando a 100% ou utiliza algum método de controle? Na minha mobo Asus utilizo o qfan no perfil turbo, assim o ventilador só acelera pra valer em situações de uso intenso do cpu, como renders e tarefas similares. Usando o sistema de downclock automático da mobo (não me recordo o nome exato do recurso no momento) que traz o clock do cpu para 1.6GHz, o cpu fica em idle com uma boa temperatura, na faixa de 37º. Veremos se a configuração recomendada dos ventiladores e a troca da pasta melhoram seus resultados. Lembro também que pastas como a Arctic possuem um "tempo de cura" para ótimos resultados que, dependendo do uso do PC, pode levar até uma semana para apresentar seu melhor desempenho. Abraço.
  5. Testes de estabilidade que judiam de verdade do CPU: Intel Burn Test (modo normal e avançado 10 passes); Lynx; Prime95. Estes sim vão fazer seu CPU esquentar de acordo. Teste com todos se puder, se não teste no Prime95 por pelo menos 12 horas no modo Blend para garantir estabilidade para operação 24x7. O Stability Test do AIDA exige pouco do processador. As temps que relatei foram testadas nos programas descritos acima.
  6. Você consegue estas temps em CPU intel? Qual a temperatura ambiente? Se for Intel estão realmente baixíssimas. Testou com algum software tipo RealTemp? Esta temperatura mencionada é a temp dos núcleos ou da CPU? A que mencionei no post anterior é a temp dos núcleos, com overclock de 3.2 para 4.3GHz. A temperatura real que deve ser considerada é a temperatura dos cores (núcleos) com um software tipo HWMonitor ou RealTemp.
  7. Carlos, neste modelo de cooler (TX3) o uso das ventoinhas desse modo que instalou (push/push) gera turbulência no fluxo de ar, pois as mesmas são alinhadas. Existem, se não me engano, dois modelos de coolers da Coolermaster que possuem esse tipo de configuração de ventiladores, porém os mesmos já vêm instalados no dissipador de forma não paralela. Como seu processador anda de "cabeça quente" também recomendo que ao retirar o dissipador para troca da pasta térmica não se esquecer de remover todos os resíduos da pasta antiga com álcool isopropílico. O papel que recomendo para limpeza é daqueles filtros de papel para café, pois não soltam fiapos. Outra dica é que você coloque o disspador com a base para cima e aplique uma pequena quantidade de arctic nele e com um cartão de crédito, espalhe bem, de maneira que preencha os sulcos existentes entre os pipes de cobre e a base do cooler. Somente os sulcos, removendo qualquer excesso. Então coloque a quantia aproximada de um grão de arroz no centro do processador e então instale o cooler normalmente. Em meu desktop principal tenho um i5 2500K + TX3. Fiz um over para 4.3GHz (aprox. 30% de incremento) e em testes como IntelBurnTest e Lynx, com temperatura ambiente em torno de 28 a 30º, atinge uma máxima de 72 a 73º. Em aplicativos da vida real é raríssimo chegar à essa temperatura de uso extremo. No meu TX3 tenho apenas o cooler que o acompanha, porém meu gabinete (coolermaster CM690) está bem servido de coolers, inclusive tendo 2 x 12mm na lateral, 2 x 12mm superiores, 1 x 12mm embaixo, um na frente e outro atrás. Sem esquecer do pequeno cooler que acredito ser de 7mm na parte posterior da placa mãe jogando ar diretamente nos pinos da CPU (esse acredito que não faça muita diferença, mas já veio com o case). Desculpe o longo texto. Aguardo seus testes.
  8. Carlos, instale os dois cooler de modo que mandem o ar para a parte traseira do gabinete. Coloque o cooler próximo das memórias jogando ar para o dissipador e o cooler posterior tirando o ar do dissipador, formando um fluxo contínuo. Por favor não deixe de comentar se houve queda de temperatura após a adição do segundo cooler. Abraço.
  9. Possuo em minha configuração um gabinete Coolermaster CM690 (modelo antigo) e acho o mesmo excelente. Foto da nova versão, que mudou pouca coisa: Quando adquiri o mesmo ele não veio com todos os fans possíveis de usar e resolvi o problema comprando um pack com quatro fans da própria coolermaster junto com mais um avulso, todos de 120mm. No gabinete está a seguinte configuração de ventilação: -01 120mm frontal; -01 120mm traseiro; -01 120mm inferior; -02 120mm laterais; -02 120mm superiores. -01 que acredito ser de 9mm com perfil extra baixo, localizado logo atrás do backplate do cpu. Os fans são de três pinos, porém utilizando os recursos de controle de fan da placa-mãe Asus P8Z68V-PRO eu consigo diminuir a velocidade de quatro deles. Esta configuração está mantendo meu i5 2500K (com 28% de over no cooler stock) e minha HD5850 Black Edition bem estáveis, mesmo com esse calor que anda fazendo por aqui 30+ Cº. Montei recentemente um PC para um cliente utilizando um gabinete Aerocool BX-500, extremamente bem ventilado, porém achei a qualidade geral inferior ao CM-690 e também um pouco barulhento, além de que possui todos os fans com led vermelha, deixando bem extravagante o gabinete, que já é um monstro por natureza. Das fans que vêm no Coolermaster CM-690 (uma frontal e uma traseira) somente a frontal possui led azul, sendo bem mais discreto. Deixo claro que aqui exponho apenas minha opinião e não trabalho pra Coolermaster. Apenas gosto dos seus produtos. É isso. Um abraço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...