Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

André Zani

Membro Júnior
  • Posts

    6
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Zinho, boa tarde. Eu tenho uma necessidade parecida com a do Guilherme. Eu preciso que, ao movimentar o cursor pela planilha (ou selecionando uma determinada célula), todas as células na mesma linha e mesma coluna sejam realçadas, para facilitar encontrar dados que estão na mesma linha, por exemplo, mas muito distante da célula. Assim, à medida que eu vou andando com o cursor pela planilha, a linha e coluna correspondentes vão alterando de aparência, acompanhando o movimento do cursor, mas voltando ao normal no próximo movimento (como referência, cito o cursor do AutoCAD). Obrigado, antecipadamente.
  2. Pessoas dos meus brasis, Meu bróder passou por aqui há pouco. Mostrei pra ele meu problema e o fidamãe resolveu o negócio em 14 min e 12 seg (eu sabia que tinha um jeito mais fácil de fazer o que eu precisava). Pois bem, ele escreveu a macro abaixo. Eu a copiei e inseri numa macro criada para essa planilha. Atribuí o atalho "Ctrl+Shift+H" e, após um pequeno ajuste* na planilha, foi só selecionar a primeira célula da coluna E onde contem o primeiro nome específico e pressionar e segurar simultaneamente Ctrl+Shift+H e deixar a macro percorrer toda a planilha até o fim (dá um erro que o bróder explicou que é em decorrência de a última célula estar vazia e, por isso, a macro não pode atribuir um valor vazio para a Caixa de Nome da célula). Enfim, embora eu tenha que segurar as teclas durante 8,17 segundos para a macro atribuir todos os 300 e tantos nomes às células, ficou bem melhor que o modo neandertal que eu estava utilizando. Pra mim, tudo certo! :-) * Ajuste necessário nas células que não contêm os nomes que eu criei, então usei a fórmula 'LIN' para 'copiar' os nomes das células destinos que não receberão nome específico, por exemplo, a célula E11 recebeu a fórmula '="D"&LIN(D11)", resultando no valor "D11". Usando o recurso de filtro, foi fácil atribuir essa fórmula de uma só vez a todas as células da coluna E que não têm nome específico. Eis a macro: ======================================== Sub Atribuir_nome_celula() ' ' Atribuir_nome_celula Macro ' ' Atalho do teclado: Ctrl+Shift+H ' Dim valor As String Selection.Copy valor = ActiveCell.Value ActiveCell.Offset(0, -1).Select ActiveCell.Name = valor ActiveCell.Offset(1, 0).Select ActiveCell.Offset(0, 1).Select Selection.Copy ' Movimentar o cursor uma célula para baixo: ' ActiveCell .Offset(1,0).Select ' Movimentar acima: ' ActiveCell .Offset(-1,0).Select ' Movimentar para direita: ' ActiveCell.Offset(0,1).Select ' Movimentar para esquerda: ' ActiveCell.Offset(0,-1).SelectRange("B2").Select End Sub ==============================================
  3. Boa tarde. No Excel, um dos recursos que mais gosto e utilizo muito é o de trocar os nomes das células. Como trabalho com muitas abas dentro de um mesmo arquivo e a maioria delas interligada, então prefiro atribuir nomes diferentes às células, de modo que, ao iniciar uma fórmula, eu não precise buscar a aba onde está o dado e clicar na célula específica. Se aquela célula tem um nome criado por mim, basta eu iniciar a fórmula e digitar o nome que eu criei. Acho isso fantástico! Pois bem, com o passar do tempo, minhas abas, por necessidade do cliente, foram ficando mais numerosas e, assim, resolvi criar uma à qual chamei de PREMISSAS. Nesta eu coloco todos os dados que todas as outras planilhas precisarão, de modo que eu posso reduzir o número de dados espalhados. Até aí tudo bem. Porém, o número de dados intercambiáveis cresceu também. Então, para não me perder com os nomes específicos, resolvi criar uma estrutura de nomeação que fizesse sentido, para que, à medida que eu fosse criando fórmulas em outras planilhas específicas, eu pudesse usar a finalidade da planilha para me lembrar do nome que preciso e que está na aba premissas, lááááááá longe, no começo da das abas. Até aí, tudo bem também. Na planilha de PREMISSAS, criei uma coluna à parte com os nomes que desejo colocar nas células com os dados cambiáveis. Aí a briga começou. Acontece que a última aba de PREMISSAS (ver anexo) já têm 332 linhas de dados intercambiáveis. E a única maneira que eu conheço para trocar o nome da célula é copiar o conteúdo da célula auxiliar (onde está o nome que criei) e colá-lo na Caixa de Nome. Mas isso está tomando um tempo demasiado grande e desnecessário, porque sei que deve haver uma maneira de um tipo de "Ctrl+C/Ctrl+V" em que eu possa copiar todos os nomes que criei e colá-los nas respectivas Caixas de Nome de cada célula de uma só vez. Alguém sabe como fazer isso? PREMISSAS.xlsx

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...