Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FiGN

Membro Pleno
  • Posts

    32
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que FiGN postou

  1. Boa noite, estou na dúvida sobre qual dos seguintes livros de eletrônica é melhor. Fundamentos de Microeletrônica - Razavi Microeletrônica - Sedra Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos - Boylestad Eletrônica - Malvino Queria saber os prós e contras de desses que eu citei e quais são mais simples e mais complexos para leitura. Sou estudante de engenharia elétrica, tenho um bom conhecimento sobre circuitos elétricos e já tive contato com disciplinas de circuitos eletrônicos (Diodos, BJTs e MOSFETs). O caso é que eu nunca entendi eletrônica de verdade fazendo as disciplinas, então queria algum livro que me guiasse. Obrigado desde já.
  2. FiGN

    Fonte ajustável

    Finalizei as simulações e vou testar na bancada. No geral as alterações foram as seguintes: - A tensão máxima passou a ser de 17V, que já é mais que suficiente. - A corrente máxima de saída é de 2,5A. Variação da saída máxima: 17V de 0 a 2,4A. De 2,4A a 2,5A a queda de tensão foi de 17V para 16,8V. Não consegui ajustar a fonte para que essa variação fosse menor. Tentei um trafo de 24V e não houve mudanças. - Coloquei uma saída 5v com lm7805 fixa para alimentar um fan 5Vx120mA que vai auxiliar na dissipação do transistor e do regulador. - Coloquei um potenciômetro de 3K. Poderia ter colocado um maior para ter uma tensão de saída maior, mas essa tensão ficaria muito ruim para correntes acima de 2A. - Resistores do transistor pnp: os valores de 1 e 1,5R serviram para possibilitar uma corrente de saída de 2,5A com tensão estável e para limitar a corrente de saída máxima a aproximadamente 3A, que é a corrente máxima que o trafo suporta. Alguém tem alguma sugestão para melhorar a estabilidade da saída e para aumentar a proteção contra cargas que exijam uma corrente muito elevada? Esqueci de mencionar, mas vou colocar um fusível do lado do primário do trafo e outro no emissor do transistor pnp.
  3. FiGN

    Fonte ajustável

    No proteus não da pra mudar a configuração de corrente do trafo, pelo menos não que eu saiba. Vou tentar o mesmo esquema mas com um trafo sem terminal central ou pra um com tensão de secundário maior. Com relação à fonte de corrente de 3,5mA na saída, não seria interessante usar mosfet?
  4. FiGN

    Proteus 8.5

    Tem como mudar a referência do osciloscopio?
  5. FiGN

    Proteus 8.5

    Não sabia disso. Coloquei um terra no terminal negativo da fonte e agora está normal! Coloquei 180V de pico e a tensão rms lida pelo voltímetro foi de 127V e o gráfico mostrou uma senoide com 360V de pico a pico, como era esperado. Obrigado! Se eu simular uma fonte linear com transformador, vai dar resultados incorretos se não houver o terra?
  6. FiGN

    Proteus 8.5

    Mas eu configurei a fonte pra ter tensão de pico de 180V, e não de pico a pico. Tanto que a leitura do voltímetro está 127 Vrms
  7. FiGN

    Proteus 8.5

    Então você está dizendo que a tensão de pico é 90V e a rms é 127V? Não faz sentido ou eu estou confundindo uma coisa muito simples kkkk. Para se ter 127Vrms (voltímetro AC) a tensão de pico tem que ser 180V e não de 90V como mostra o gráfico.
  8. FiGN

    Proteus 8.5

    Mas por que a tensão rms do voltímetro AC aparece 127? Não deveria aparecer ser 0,707*90V já que a tensão de pico é 90V?
  9. FiGN

    Proteus 8.5

    Quando coloco o voltímetro AC ele lê 127Vrms, o que indica que a tensão de pico é 180V aproximadamente, certo?. Só que quando ploto o gráfico dessa tensão aparece 90V de tensão de pico e 180V de tensão pico a pico (gráfico verde). Porque isso acontece?
  10. FiGN

    Fonte ajustável

    Fiz algumas modificações no projeto. Percebi que 24V de saída era um pouco desnecessário, então baixei a saída máxima para 18V. Eu queria uma corrente máxima de 3A, mas acredito que se eu conseguir uma corrente máxima de 2,5A sem que a tensão diminua já é o suficiente para minhas aplicações. Como o faller sugeriu, coloquei um resistor de base de 1ohm e um de emissor de 0.43ohm (nas simulações). Com relação ao lm317, coloquei uma resistência de 220ohm e um potenciômetro de 3k (um de 2k e um de 1k para um ajuste menor). Resultado: tensão mínima de 1,25 com o potenciômetro em 0 e 18,5V com o potenciômetro em 3k. Problemas: ao aumentar a corrente da carga, eu só consegui que a tensão de 18,5V ficasse estável para uma corrente de 0 a 2A (baixou de 0,1V). Como posso fazer com que a tensão de saída máxima continue estável para correntes maiores (2,5A pelo menos)? Já estou utilizando um capacitor de 10000uF. Segue abaixo o esquema da simulação. Obs: o trafo do esquemático é de 9V+9V por 3A
  11. FiGN

    Proteus 8.5

    Reinstalei o programa e o problema sumiu. Tenho uma dúvida com relação ao osciloscópio. Quando eu pego uma fonte com 180V de pico (127Vrms) o voltímetro AC lê o valor de 127Vrms. Até aí tudo bem, mas quando eu coloco o osciloscópio para ler a onda aparece com 90V de pico e não os 180V, o que teoricamente é incorreto, pois quando se diz que a onda tem 180V de pico isso quer dizer que se tem 180V do zero até o pico superior e não do pico inferior ao superior. A imagem abaixo mostra isso. Se no voltímetro AC aparece 127Vrms, a forma da senoide deveria ter 180V de pico, e não 90V igual no gráfico gerado.
  12. FiGN

    Proteus 8.5

    Eu simulei a fonte e o VSINE do primário do trafo está gerando 127V de acordo com o osciloscopio. O transformador está reduzindo de 127Vrms para 18Vrms (primário com 24.89mH e secundário com 500uH). Está com terra sim. consigo simular a saída da fonte com osciloscópio e com aquele gráfico de análise estática, mas quando coloco voltímetro ou amperímetro da problema. Depois que clico em "OK" naquele aviso de erro o voltímetro some do lugar que coloquei, ficando em aberto.
  13. FiGN

    Fonte ajustável

    Seria mais vantajoso fazer essa fonte com mosfet?
  14. FiGN

    Proteus 8.5

    Estava simulando o funcionamento da fonte a sempre que coloco um amperímetro ou um voltímetro aparece o erro da figura adicionado 33 minutos depois
  15. FiGN

    Proteus 8.5

    Boa noite, estou utilizando o software proteus 8.5 para simular circuitos eletrônicos e obtive um problema com os instrumentos de medição. O voltímetro e amperímetro (dc e ac) não estão funcionando. O programa sofre um erro quando tento simular com esses medidores. Alguém sabe me explicar o motivo?
  16. FiGN

    Fonte ajustável

    Eu já tenho esse resistor então acho que vou utilizá-lo. O único problema é que para altas tensões de saída ele irá puxar mais que 3,5mA de corrente. Tem algum problema utilizar uma resistência em R2 muito maior que 240R? No datasheet ele usa resistências de 240R como exemplo, só que coloca uma equação em termos de R1 e R2, o que da a entender que posso colocar o valor que eu quiser em R2 desde que o valor do potenciometro se adeque na equação. No caso eu pretendo usar dois potenciometros (20k e 2k para ajuste grosso e fino), que pela equação exigem um R2 de 1200R considerando saída máxima de 25V e um I do pino adj de 50uA
  17. FiGN

    Fonte ajustável

    O datasheet do LM317 fala que não é recomendado deixar a saída flutuando, ou seja, sem nenhuma carga. Vi em alguns vídeos que o ideal é que a fonte puxe no mínimo 3,5mA sempre que estiver ligada (mesmo sem carga). Nesse caso seria necessário em resistor em paralelo com a saída que garanta que tanto seja drenado no mínimo 3,5mA tanto se a saída for 1,25V (mínimo) como para 25V (máximo). Uma alternativa que andei pesquisando é o LM334 no lugar desse resistor, porém não o encontro em nenhuma loja brasileira. Há alguma alternativa de CI semelhante ao LM334?
  18. FiGN

    Fonte ajustável

    Se eu colocar um trafo de 24Vrms e considerar um retificador de ponte completa, então na saída da ponte eu teria aproximadamente 22,5Vrms retificado. Como esse valor é em rms, o capacitor eletrolítico irá se carregar com o valor de pico, que seria aproximadamente 32V, certo? No datasheet do LM317 fala que a diferença entre a tensão de entrada e saída tem que ser de uns 3V, então eu conseguiria 29V de saída com os 32V do capacitor na entrada? Esse raciocínio está correto ou não tem nada a ver?
  19. FiGN

    Fonte ajustável

    E a questão do transformador? Se eu quiser 24V na saída eu preciso de um trafo maior que 24V?
  20. FiGN

    Fonte ajustável

    Se eu colocar uma capacitância muito grande não tem perigo de sobrecarregar o diodo no momento em que o capacitor for carregado?
  21. FiGN

    Fonte ajustável

    Faller, qual valor de capacitância de filtragem você recomendaria para uma fonte 25Vx3A? Vi muitas opiniões diferentes sobre a forma correta de se dimensionar o capacitor eletrolítico que vem logo depois da ponte retificadora. Li em um tópico que seria interessante 1000uF por Ampere de corrente máxima de saída. Nesse caso o capacitor de 10000uF que coloquei no esquema estaria mal dimensionado?
  22. FiGN

    Fonte ajustável

    No datasheet está recomendado que o capacitor do terminal adj seja um de tântalo de 1uF, porém eu só tenho o de 3,3uF. Teria algum problema? Eu andei lendo alguns materiais e fiquei com uma dúvida a respeito da tensão do secundário de trafo. Se eu quero, por exemplo, 15V como tensão máxima na saída, eu teria que colocar um trafo com secundário maior que 15V? Se sim, de quanto estamos falando?
  23. FiGN

    Fonte ajustável

    Outra coisa. eu consigo fazer um aumento de correte para até 5A utilizando apenas um transistor PNP? No caso esse trnasistor precisaria fornecer mais 3,5A. É muito para apenas um transistor? (Não precisa ser esse da imagem).
  24. FiGN

    Fonte ajustável

    Agora entendi! Vou dar uma boa lida no datasheet do LM317 e ver quais valores ficam melhores. Só mais uma coisa, tem alguma diferença entre usar um trafo 12+12V ou um trafo 24V? Ambos com 3A de capacidade.
  25. FiGN

    Fonte ajustável

    Com relação do TIP42C, seria necessário um resistor no emissor? Já vi algumas configurações que utilizam para limitar a corrente. Porém eu não entendi direito seu funcionamento. Por exemplo, como meu CI suporta apenas 1,5A e eu quero 3A de limite na saída, então eu teria que fazer o transistor começar a conduzir quando o CI estiver conduzindo 1,5A ou ou pouco menos, certo? Para isso eu teria que colocar um resistor (que na figura é o de 1Ohm) para que o Veb do transistor ultrapasse o valor de 0,7V apenas quando a corrente no CI se aproximar de 1,5A. Até aí eu entendi, mas e se a carga necessitar de mais corrente? O CI fica limitado a 1,5A e o TIP42C não. Nessa fonte o projetista colocou um fusível de 1,5A, que ao meu ver é uma solução meio ruim. Em termos de proteção tudo bem, mas o fusível vai ficar queimando sempre que eu conectar uma carga que tente pegar mais que 3A. Então eu li a respeito desse resistor de emissor, mas não entendi como calculá-lo. Tem alguma ideia de como calcular esse resistor?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...