Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shredder AMI

Membro Pleno
  • Posts

    176
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Shredder AMI postou

  1. Confira nessas planilhas as placas mães para AM4: VRM https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/htmlview# Características gerais https://docs.google.com/spreadsheets/d/1wmsTYK9Z3-jUX5LGRoFnsZYZiW1pfiDZnKCjaXyzd1o/htmlview# TUF Gaming X570-PLUS/BR, TUF Gaming X570-PLUS e TUF Gaming X570-Plus [Wi-Fi] são as mesmas placas, as diferenças são que uma é montada no Brasil enquanto as outras são importadas e a última possui Wi-Fi e Bluetooth. Pensando nos VRM, a TUF é melhor que a Gaming X, não exige uma atenção no airflow interno e possui 2 conectores EPS. Obviamente será feito um bom airflow, já que pretende fazer overclock. Entretanto, se olhar onde está localizado a ventoinha do dissipador do chipset, a Gaming X leva vantagem, já que na TUF fica abaixo da placa de vídeo (se for dual slot), recebendo o ar quente da placa de vídeo não somente no dissipador, mas diretamente na ventoinha do chipset. Eu tive problemas de desligamentos no meu PC quando fiz os testes de stresse de GPU. Monitorando as temperaturas ví que o chipset e a GPU tinham as temperaturas bem próximas, o problema é que a GPU trabalhar acima de 80°C em stresse é normal, já o chipset nessa temperatura ocorre instabilidades/desligamentos. Por incrível que pareça, ao usar um driver de vídeo mais antigo (usava o Adrenalin 20, instalei o 19) os problemas de desligamento pararam. As temperaturas ficaram as mesmas, vai saber... Bug do driver de vídeo? Ao que parece... Mas não muda o fato que o chipset trabalha bem quente...
  2. Água enferruja metais, o aditivo serve para reduzir a oxidação, além de alterar o ponto de ebulição, o ponto de fusão e a condutividade térmica. Aditivo no caso é qualquer coisa que se misture na água. Pesquisando um pouco no site da Thermaltake eles usam como aditivo o propilenoglicol em algumas linhas e o etilenoglicol em outras. Mas são fluidos para sistemas customizados. https://br.thermaltake.com/coolant-1000-transparent.html https://br.thermaltake.com/thermaltake-c1000-pure-clear-coolant.html Tem gente que coloca 1 gota de algicida para evitar o surgimento de algas/musgo. Alguns misturam formol. Tem gente que não mistura nada, compra fluido de radiador automotivo. Receita é o que não falta na internet...
  3. @Alan Andrade Dias Quem bom que encontrou o problema. Mas ainda não está solucionado. Não use somente água desmineralizada, é necessário o aditivo de radiador e algicida. Você pode fazer em casa ou comprar a solução pronta.
  4. @Alan Andrade Dias Esse problema de travadas começou depois que foi trocado a pasta térmica?
  5. Essa temperatura de 93,5°C da CPU na BIOS me chamou a atenção... Antes de fazer um teste, deixe o PC ligado parado e acompanhe um pouco a temperatura, veja se vai para ao redor de 30~40°C. Depois teste em um jogo e veja se deu diferença.
  6. Essa placa-mãe possui 3 conector, sendo 2 de 4 pinos e 1 de 3 pinos. A diferença é que 4 pinos há controle PWM e comunicação para informar a rotação, já o 3 pinos não existe esse canal de comunicação (nesse caso ele "chuta", faz uma estimativa da rotação em função da tensão). De preferência ligue sempre a ventoinha do cooler/watercooler no CPU_FAN1, pois por padrão esse conector leva em consideração a temperatura da CPU. Tem certeza que a bomba possui apenas o conector 3 pinos? Geralmente a bomba tem outro conector para ligar na fonte, caso não queira ligar na placa-mãe. Caso não tenha, use o conector CHA_FAN e configure na BIOS para 100%. adicionado 10 minutos depois @Alan Andrade Dias Sobre a rotação da bomba, peguei do WC errado, o seu é o Sangue Frio, passei a do NIX. Do Sangue Frio é de 2300rpm +/-10%. Por acaso você tinha configurado a rotação do CPU_FAN para o máximo?
  7. A bomba do WC deve sempre estar a 100%, rotação máxima. Veja os dados técnicos desse WC, a velocidade da bomba é fixa de 2100rpm. Já a da ventoinha é variável de acordo com a temperatura.
  8. Algumas placas mãe possuem o conector CPU_PUMP para a bomba do WC. A diferença é que nesse conector ele está a 100%, nas demais (CPU_FAN e CHA_FAN) existe uma variação de acordo com a temperatura. Onde você ligou o conector da ventoinha do WC? O ideal é deixar a ventoinha do WC no conector CPU_FAN e ligar a bomba em outro conector e na BIOS deixar o conector que foi ligado a bomba em 100%.
  9. Você ligou a ventoinha do WC nesse conector, certo? A bomba do WC ligou diretamente na fonte, certo?
  10. Foi uma promoção relâmpago, quase boletei, mas meu gabinete tem espaço de 155mm para CPU Cooler. O Noctua NH-D15 tem 165mm de altura.
  11. @misterjohn Desculpa se deu essa impressão, não foi isso que quis . Passei aquele vídeo e aqueles links das ventoinhas da Noctua porque é algo bem raro de encontrar à venda para nós, consumidores mainstream. Algo com tanto fluxo de ar, com tanta pressão estática e com tanto barulho . 98,6dBA aquelas 2 ventoinhas do vídeo do TecLab, algo ensurdecedor. Quanto à data eu errei, é 2019, ano passado.
  12. Eles trocavam, não sei como fazem hoje. Tive esse problema com uma R9 Nano, deixei a GPU em estresse por algumas horas e resolveu o problema. No meu caso deu certo, nem sempre isso funciona. @misterjohn Isso, mostrei esse vídeo apenas para mostrar aquela "turbina". Caso esteja interessado em ventoinhas de altíssimo fluxo de ar e pressão estática, tem esses modelos da linha Industrial PPC da Noctua. Tem até IP67 em algumas ventoinhas. https://noctua.at/en/products/fan https://www.waz.com.br/ventoinha-cooler-12cm-noctua-industrial-nf-f12-industrialppc-3000-pwm-html/p 109CFM 10,52mm H2O @ 3.000rpm 43,5dBA. https://www.waz.com.br/ventoinha-cooler-14cm-noctua-industrial-nf-a14-industrialppc-3000-pwm-html/p 158CFM 7,63mm H2O @ 3.000rpm 41,3dBA. A propósito, o air cooler que eu queria comprar era o Noctua NH-D15, descartei pois não caberia no meu gabinete. Na época estava 429 reais (abril de 2009) quando o dólar era menos de 4 reais... Hoje está 710 reais... Preço absurdo.
  13. Já atualizou o driver do chipset? Na BIOS, já restaurou o padrão de fábrica? Para qual versão de BIOS você atualizou? Qual era a versão anterior?
  14. @gahff @Vanderson Correia Product Sheet watercooler: https://coolermaster.egnyte.com/dl/If18J66ZZx/ Manual watercooler: https://coolermaster.egnyte.com/dl/FLquKQuVvk/ Manual placa-mãe: https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_z390-aorus-pro_wifi_1001_190708_e.pdf Bomba do watercooler: conector CPU_OPT. Ventoinhas do radiador: conector CPU_FAN com o splitter para as 2 ventoinhas. RGB: depende, depois de usar o splitter para os 3 RGB (2 ventoinhas e a bomba do watercooler), pode usar o controlador que vem junto ou ligar na placa-mãe no conector LED_C1 ou LED_C2.
  15. @misterjohn Com relação às ventoinhas, existem 3 tipos segundo a Cooler Master: Pressão - menor fluxo de ar, maior pressão estática. Indicado para gabinetes (onde há alta resistência do ar como na admissão). https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/case-fan/masterfan-pro-120-ap/#Specifications Fluxo - maior fluxo de ar, menor pressão estática. Indicado para gabinetes (baixa resistência do ar como na exaustão). https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/case-fan/masterfan-pro-120-af/#Specifications Balanceado - meio termo entre fluxo de ar e pressão estática. Indicado para o cooler da CPU. https://www.coolermaster.com/catalog/coolers/case-fan/masterfan-pro-120-ab/#Specifications
  16. @Shaman93 Eu tinha reparado nisso, mas nem quis entrar em detalhes. Até entendo esse pico de temperatura, afinal o sistema estava em idle e de repente houve um teste de estresse. A questão é que ele não menciona isso, gerando dúvidas do porque. Rabo preso, quem sabe... Utilizo um watercooler da Pichau, um Aqua x200 de 240mm em um R9 3950X. Em idle ele fica entre 30 e 36°C, quando inicio um teste de estresse de CPU há um pico para até 89°C e depois fica oscilando entre 73 e 81°C. Não há informação no site da AMD da temperatura máxima, mas considerando o TDP de 105W, o R9 3900X possui o mesmo e a temperatura máxima dele é de 95°C, assim estou considerando que essa seria a temperatura máxima do 3950X também... Lembrando que utilizo em stock. Essa temperatura de pico pelo que andei acompanhado aqui esta aumentando, quando novo era 85°C... No momento estou rodando o BOINC em 24 threads da CPU e na GPU. O que acho engraçado é que a Pichau divulgou um teste onde eles fazem um overclock em um TR 3990X utilizando esse mesmo watercooler. http://teclab.net.br/overclock-do-amd-threadripper-3990x-pela-pichau-atinge-4-12ghz-estáveis/ Cara, um CPU com TDP de 280W em stock, overclockado, com um watercooler que resfria até 200W... Como foi realizado esse teste?
  17. Sim, desde que a saída do ar condicionado esteja sobre a bancada de testes... Brincadeiras a parte, é sempre bom conferir o mesmo produto em diferentes testes, em diferentes sites. O problema é que a grande maioria dos testes é feito com bancada aberta e ar condicionado ligado. Isso faz a eficiência do sistema ser muito bom e irreal, pois utilizamos gabinetes fechados, torre vertical na maioria dos casos. O problema é que por mais parecido seja, parecido não é igual. Veja a questão dos heatpipes. Por fora são iguais, mas por dentro há diferenças. Além disso, qual o fluido que utilizam no interior dos heatpipes? Qual a proporção? Isso sem falar nas demais especificações. E o marketing? Mostrar que o cooler é grande e utilizar uma placa-mãe mini itx, testes sem informações do ruído e rotação da ventoinha, etc. Infelizmente a saída é a comparação, encontrar canais confiáveis e comparar os testes. Pesquisar em fóruns e ver a opinião dos donos e comparar as informações. Verificar as especificações técnicas do fabricante e comparar com os dados levantados. Tentar encontrar sentido naquilo que as vezes não faz sentido.... e tentar fazer a escolha certa.
  18. Interessante. Tenho essa placa-mãe e tive problemas de desligamento/reset do computador. Algumas pessoas não passaram por isso, acredito que seja pelo design do dissipador de calor da placa de vídeo. Algumas jogam o ar para os lados (ranhuras horizontais), outras para cima e para baixo (ranhuras verticais). No meu caso os problemas acabaram ao desinstalar o driver de vídeo (Adrenalin 20.2.2) e instalar um mais antigo (19.9.1).
  19. Pelos comentários parece ser um bom cooler de entrada, melhor que o coolerbox da Intel. Pela medida dele (130mm de altura) é para caber na maioria dos gabinetes. Perguntei se você havia trocado de placa de vídeo pois poderia ser um dos agravantes da temperatura interna, pois a placa de vídeo é um dos componentes que mais aquecem.
  20. Esse gabinete é padrão antigo, fonte na parte de cima com a função de exaustão de ar quente (jogando o ar para fora). Seria interessante instalar uma ventoinha na parte de trás, embaixo da fonte e ao lado do espelho da placa-mãe (onde ficam os conectores traseiros) para auxiliar a exaustão (jogando o ar para fora). Desde a compra desse computador, você trocou de placa de vídeo? Faz a limpeza periódica no interior do gabinete (tirar a sujeira)?
  21. Esse cooler tem 130mm de altura, você vai ter que medir o espaço entre o processador e a tampa lateral para ter certeza se vai poder fechar a tampa, a não ser que deixar aberto não seja problema para você. Tem alguma ventoinha nesse gabinete?
  22. É um modelo torre com 2 heatpipes de entrada, é melhor que os coolerbox da Intel. Qual o gabinete que você usa? A escolha do cooler depende do gabinete, pois pode não ter espaço para fechar a tampa lateral.
  23. @Gabriel Akira https://www.amd.com/pt/products/cpu/fx-6300 Segundo a fabricante a temperatura máxima é de 70,5°C. Chegar na temperatura máxima ocorre thermal throttling, o clock do processador despenca para controlar o aquecimento. Você instalou algum programa de monitoramento como o HWMonitor ou HWInfo para acompanhar a frequência e a temperatura da CPU? Desde que você comprou o computador, efetuou a troca da pasta térmica e limpeza do cooler/ventoinha? Caso não tenha feito, essa pode ser a causa. Pasta térmica resseca e perde suas propriedades com o tempo. A sujeira no dissipador (parte metálica) cria uma barreira na troca de calor com o ar. O resultado é o aumento da temperatura e perda de eficiência do cooler. Verificou se o cooler está bem encaixado? Um mal encaixe/aperto pode ser o problema. Sobre a GPU, em qual resolução você joga?
  24. Eu uso um Pichau Aqua X200 de 240mm em um R9 3950X, atualmente a temperatura em uso gira em torno de 70~75°C, em idle gira entre 30~36°C e a máxima chega a 88°C. Instalei no topo do gabinete. As temperaturas vão variar de acordo com o modo que você configurar a curva de rotação das ventoinhas. Eu deixei em default. No seu caso pode comprar um de 120mm e instalar na parte de trás ou um de 240mm na parte da frente. Aceita um aircooler de até 160mm. Eu pessoalmente prefiro aircooler, não comprei porque os modelos que pretendia comprar não caberiam no meu gabinete. Pelo que pesquisei, o Nix e o Aqua são equivalentes, são uma compra muito boa pelo preço deles. Apenas tenha em mente que são modelos de entrada.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...