Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rjjj

Membro Pleno
  • Posts

    781
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que rjjj postou

  1. Sua dúvida remete à função strtok da biblioteca padrão do C, especificamente cstring : https://www.cplusplus.com/reference/cstring/strtok/ A função sscanf, da biblioteca cstdio, também tem funcionalidades de delimitação. Espero ter ajudado .
  2. O problema é resolvido com um regulador LDO ou conversor buck para 5 V de saída. Espero ter ajudado .
  3. Eu comprei recentemente uma cadeira de escritório no Carrefour e não tenho o que reclamar. Vá em uma loja física e veja as melhores cadeiras disponíveis. Espero ter ajudado .
  4. @vtrx Veja o vídeo abaixo para saber onde fica a janela : Espero ter ajudado .
  5. Recomendo aprender Java, que é uma linguagem capaz de fazer aplicações Desktop, Web, Mobile etc. O mercado é bem grande e sua essência é a programação orientada a objetos, que é a mais relevante nos dias de hoje . Espero ter ajudado .
  6. É bem complicado verificar isso sem um analisador lógico e sem ter o problema em mãos. Sugiro descer ao nível de registradores, em ambos os microcontroladores, e assim checar os pacotes transmitidos e recebidos via USART. Espero ter ajudado .
  7. O ATmega328P funciona a 20 MHz normalmente se a tensão de alimentação for de 4,5 V a 5,5 V. Com o Atmel Studio, uma janela de configurações do projeto contém os fuse bits para alteração na hora da gravação, sem explicitar nos códigos. Espero ter ajudado .
  8. Segue um código que fiz de comparação de datas em Java : import java.text.SimpleDateFormat; import java.text.ParseException; import java.util.Date; import javax.swing.JOptionPane; public class JavaApplication { public static void main(String[] args) { Date x = new Date(); Date y = new Date(); String z = "11/02/2020"; String w = "11/03/2020"; try { x = new SimpleDateFormat("MM/dd/yyyy").parse(z); y = new SimpleDateFormat("MM/dd/yyyy").parse(w); } catch(ParseException e) { e.printStackTrace(); } JOptionPane.showMessageDialog(null, String.valueOf(x.compareTo(y))); } } O valor retornado na caixa de mensagem indica a relação entre as datas. Espero ter ajudado .
  9. Bubble sort é o nome do algoritmo o qual você precisa : https://pt.wikipedia.org/wiki/Bubble_sort Em C, outra opção é utilizar a função padrão chamada qsort. Espero ter ajudado .
  10. Crie dentro da classe métodos idênticos, mudando somente os tipos de dados de int para double. A sobrecarga de métodos será realizada e permitirá que ambas versões do código funcionem em casos diferentes de entrada. Espero ter ajudado .
  11. Basicamente, escrever em Java é bastante simples : System.out.println("Hello World!"); Para ler, deve-se usar a classe Scanner: Scanner x = new Scanner(System.in); E em seguida empregar seus métodos com variáveis: String a = x.nextLine(); int b = x.nextInt(); double c = x.nextDouble(); Espero ter ajudado .
  12. O requisito de temperatura deve ser respeitado também, pois a quantidade de corrente I que os condutores suportam está associada com o calor gerado H em um tempo T: Espero ter ajudado .
  13. O circuito integrado TLP525G-2 da Toshiba é o que você procura : Espero ter ajudado .
  14. Use como parâmetro do fopen a string "r" e troque a linha do fread por: q = fscanf(fp, "%d %d %s", &letra[1].codMensagem, &letra[1].indice, &letra[1].letra); Com isso, para imprimir as linhas basta direcionar o fprintf para stdout em vez de fp. Espero ter ajudado .
  15. Com 20 mA de corrente nominal por LED, o resistor determinado fica de 33 Ω em série com o conjunto em paralelo de LEDs. Alimente tudo como carga na tensão de 5 V. Espero ter ajudado .
  16. Não dá para saber, mas o PHD55N03LTA da NXP Semiconductors é um popular MOSFET substituto para placas-mãe de computador. Tendo ambos o DPAK, o mesmo encapsulamento SMD, é provável que ele sirva de substituto para o P0503BD. Espero ter ajudado .
  17. @thi__munizz Ponte H é a denominação de um circuito com MOSFETs capaz de inverter o giro de um motor do tipo: https://www.eeweb.com/h-bridge-pwm-dc-motor-driver-using-power-mosfets/ A parte mais difícil seria acionar, através do botão com retenção, os transistores da maneira certa . Espero ter ajudado .
  18. Como dito pelo @MOR, a carga elétrica é a integral da corrente no tempo, pelas equações do capacitor. Já a integral da tensão no tempo é igual ao fluxo magnético, pelas equações do indutor. São variáveis físicas que não importam tanto nos circuitos elétricos e eletrônicos, mas que mesmo assim estão relacionadas pelo Eletromagnetismo. Espero ter ajudado .
  19. A interferência eletromagnética passa a ser crítica se frequências acima de 1 MHz estiverem presentes. Isso inclui chaveamentos de circuitos digitais com tempos de transição abaixo de 1 µs. Essas são as denominadas emissões de alta frequência . Fora isso, não costumam haver problemas, mas recomendações de boas práticas para cada componente. Esses detalhes são orientados pelos fabricantes nas suas respectivas folhas de dados. Vale ressaltar que é importante não misturar frequências em qualquer esquema que se pense em desenhar. Espero ter ajudado .
  20. Na verdade, motores DC de potência nominal considerável já apresentam efeitos indutivos capazes de filtrar uma corrente contínua pulsante derivada da rede elétrica. Para entender isso, saiba que a rotação de um motor DC não é relacionada exatamente com a tensão aplicada, mas sim com a força contra-eletromotriz que surge internamente na máquina em funcionamento . Acima, um circuito para controle da rotação de um motor DC. Capacitores são desnecessários se a filtragem natural é suficiente. Isso pode ser confirmado medindo a corrente de entrada de um motor DC por meio de um sensor de corrente e um osciloscópio. Espero ter ajudado .
  21. Por último, outra alternativa é aplicar um transistor Darlington de baixa potência, como o BC517, disponibilizado no encapsulamento TO-92. A corrente de base fica muito menor assim, inclusive com o transistor em saturação . Espero ter ajudado .
  22. @rmlazzari58 Fiz as contas e os valores das correntes de base deram praticamente iguais, isto é, 1,1 mA. Tudo certo . Como dito pelo @Renato.88, dá para aumentar ainda mais a corrente de base do BC337. Entrando mais fundo na região de saturação, o dispositivo esquentará menos. Conforme a ON Semiconductor, estima-se que o valor máximo permitido a 25 ºC é de 5 mA na base para 50 mA no coletor: Logo, o novo resistor de base pode ser de no mínimo 2,2 kΩ. Realisticamente, sugiro 3 kΩ . Espero ter ajudado .
  23. Informe qual é o pico da onda quadrada que alimenta a base do BC337. Sabendo essa tensão, que é a mesma que alimenta o CI 555, dá para estimar o resistor de base que satura corretamente o transistor. Espero ter ajudado .
  24. @Ismael Garcia Teste com 1 Ω em série com o LED e 8,2 kΩ na base. Estimo resultados por volta de 0,5 mA na base e 20 mA no coletor. Região ativa, com ganho de 40 (β nominal) e tensão coletor-emissor em torno de 3 V. Espero ter ajudado .
  25. @Ismael Garcia É complexa a situação, pois um projetista não faz circuitos pelo fator β, mas pelos resistores. Se você colocar 1 Ω no coletor e 8,2 kΩ na base, o LED provavelmente acenderá na região ativa. Isso, porém, é uma péssima prática, pois com outro 2N3904 em mãos o LED poderá não acender ou até queimar. Espero ter ajudado .

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...