Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bastassim

Membro Pleno
  • Posts

    676
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Bastassim postou

  1. A solucão é "enganar" o telefone de forma a que ao telefone pareça estar ligado a um usb real. Isto depende do telefone e dos valores que mede em +D e -D. Experimente assim. .
  2. [silvio.a.s Será que desta forma percebeu como o está a carregar no pc e a diferença?
  3. Piterog Vamos ver, que cabo usa para carregar quando liga ao pc? O cabo normal usb ou cabo espeial? Como me parece não saber ler : leia com atenção o post #10. Proposta interessante a sua e inteligente. Agora só faltava copiar os chineses. Isto é piratear.
  4. Em alguns sistemas não basta ligar o + e o - . Quando liga ao pc entre o telefone à porta usb do é establecida comunicação ( protocolo Usb) entre o pc e o telefone. Desta forma o telefone reconhece que está ligado à porta usb e inicia a carga se necessário.
  5. Gostava de perceber isto, pode explicar por favor. Obrigado. Aqui vai a minha contribuição. Em engenharia eléctrica/electrónica, o termo comum (muitas Vezes "terra") refere-se ao ponto de referência em um circuito eléctrico/electrónico a partir do qual são medidas outras ensões, ou um caminho de retorno comum para a corrente eléctrica. A tensão é uma quantidade diferencial. Para medir a tensão de um único ponto, é necessário um ponto de referência. Este ponto de referência comum considera-se como tendo tensão zero. Pode ser o ponto mais negativo ou mais positivo do circuito ou nenhum destes. Depende do circuito. O símbolo do comum apresentado nos circuitos electrónicos é usado para representar uma ligação comum em todas as partes do circuito esquemático. É usado para simplificar diagramas esquemáticos, eliminando as linhas a que estão todos ligados electricamente a esse mesmo ponto do circuito. É importante lembrar que o comum de um circuito electrónico é muitas vezes referido como ground (solo ou chão em português), mas isso não significa que ele está ligado à terra ficamente ,como em muitos esquemas que podem ser encontrados na internet e na documentação de produtos. Isto pode levar a incorrectas análises dos mesmos circuitos sobretudo em análise de sinais. Note-se por exemplo que na literatura de análise se fala em circuitos com transístores no modo de emissor comum e não de emissor à terra. O uso do termo "terra" é tão usual em aparelhos eléctricos e electrónicos que circuitos e dispositivos electrónicos portáteis, como telefones e players, bem como circuitos em veículos pode ser falado de como ter uma conexão "terra", sem qualquer conexão real com a Terra. A confusão surge em muitas situações e parece resultar da tradução (e interpretação) dos termos ingleses : Ground traduzido por terra quando na realidade devia ser solo, ou chão. Earth que significa terra. A generalização vai ao ponto de se englobar coisas bem diferentes e que na literatura inglesa se refere como signal ground , chassis ground e earth ground , e meter tudo no mesmo saco : "terra".
  6. O valor valor de 10k do potenciómetro já foi posto para não interferir e até pode por valor superior. Note que as medidas que fez foram com bateria a 12,2V. Com o carro a trabalhar a tensão vai subir para 13,8 u 14V. Isto pode alterar ligeiramente os valores necessários. O circuito sem o tl431 o zener pode ter de ser alterado para ~~2,7V . No circuito do tl431 basta ajustar. Daí preferir este circuito. Coloquei o Bc244 para usar a lâmpada directo. Se vai usar relé pode usar outro como o bd139.
  7. Qual relé prefere usar ? Sabe a corrente aproximada da bobina? Quer mesmo usar relé pois não precisa. Aqui tem para 12 v , assim não deve ter problema. Pode ligar ou a lâmpada directo ou relé. Para relé de 5V terá de usar resistência em série que deve ser aprox. 68 ohm. .
  8. Esse circuito , como não precisa de ser muito preciso, pode ser feito de modo bem simples com transistor. Eu usaria um led 10mm vermelho em vez da lâmpada. Se quer usar a lâmpada tem de medir a corrente dela para se saber o circuito correcto. Com led experimente assim. O segundo circuito é mais preciso e permite ajustar. Em ambos os circuitos pode ser necessário um condensador na entrada de resistência, mas exxperimente e depois altera-se. .
  9. Pode fazer isso de diferentes formas. Meça a tensão na resisrência quando esta vazio e cheio. Veja também a potênci da lampada indicadora (correte e tensão). Assim pode ver-se a forma de fazer .
  10. Permitam fazer este alerta. 1 Acho muito estranho que os tempos sejam de 1S. Já pensaram na inércia de um sistema desses carregado de roupa e molhada. 2 Outro ponto que me parece errado é fazer a inversão de rotaçao sem qualquer temporização. O motor deve rodar num sentido , parar e só depois rodar no sentido inverso 3 Deve ser previsto um sistema de paragem salvo se tiver outro sistema qualquer. Se a máquina realmente "funciona" como indicado no início do tópico não me admira nada que as placas avariem.
  11. Primeiro faça isso para vermos se é possível fazer dessa forma. Pois esse relé para 12V tem 3 versões. Se tem hipótese meça a corrente e a tensão na bobina do relé com a resistencia em série. E meça também a resistência da bobina do relé .
  12. Não são iguais. Para fazer teria de: Lligar apenas o relé e a resistência e verificar se o relé liga. Se não ligar vai ter de experimentar usar resistências menores até que ligue. Depois se colocar aqui valor da resistência logo se pode calcular o valor da capacdade. Esse relé NT73-2C-S12 com resistência de 560 ohm não deve funcionar.
  13. vinimotos Não me fiz entender. Os relés para funcionarem pecisam de uma tensão mínima. Quando coloca a resistência em série com o relé a tensão de 12V vai dividir-se entra resistência e o relé . Se ao relé não chegar tensâo suficiente este nunca vai ligar. Percebeu ? Como lhe disse com os relés que tenho seria 56 ohm e 4700uF. Se usar relé diferente terá que alterar. Ninguém lhe pode dar os valores certos pois nesse circuito o relé é que define o valor máximo da resistência e só depois se pode determinar qual a capacidade.
  14. A tensão pode ser de 16V e sim 470 é normalizado. Agora o problema é o relé e resistência. Com os relés que tenho a resistência não pode ser maior que ~~56 ohm . Assim teria de usar nao 470uF mas 4700uF.
  15. Sera 470mF ou 470uF? Seja como for deve ser elecrolitico. O valor normal deverá ser o de 68mF ou 68uF. Mas esse circuito vai ter problemas . Os relés de 12V podem ligar com tensões de7 ou 8 V e só tentando. Por outro lado a resistência em série pode nem permitir que o relé ligue.
  16. Coloque aqui o circuito. Mas em princípio terá de diminuir o valor e nao aumentar. Se o que está a funcionar como quer use do mesmo tipo mas de menor capacidade.
  17. Note mais uma vez que não estou a duvidar do que diz, mas para mim é estranho e tem de haver uma explicaçao. Brincando: seria bom que permanecessem acesas depois de desligadas. Na imagem tem as que experimentei sem ver esse problema , como disse quer desligando neutro ou fase Já experimetou desligar essas lâmpadas completamente, isto é delsigando fase e neutro?
  18. Flitzz Sem duvidar do que disse! Por curiosidade fui experimentar as que tenho , 4 tipos diferentes em 220V. Nenhuma faz isso , quer interrompendo fase quer interrompendo neutro . Gostava de ter uma que fizesse isso para ver a causa real.
  19. Lave bem o interruptor que tem com alcool isopropilico. Deixe secar bem. Basta uma solda mal feita para deixar resíduos e causar fugas.Mesmo que pequenas, vai ter esse problema. Pior é se tem problemas no próprio interruptor. Aí só mudando.
  20. Tomazelli Está a confundir 2 coisas. O gráfico diz respeito ás condições que devem ser respeitadas por quem projecta para o ci funcionar dentro das condicões de segurança. Nada impede que não possam ser outras , mesmo que erradas. Quando em curto, como no seu caso , as condições são impostas ao ci e neste caso a resposta é a que indiquei. Note que é esta para o ci pois está desenhado com proteções de corrente e max dissipação. Um transistor, como o tip, não tem protecção nenhuma e cabe a quem desenha garantir que não o submete a condições que o possam destruir. Isto tem de ser garantido quer em condlções normais de operação quer como neste caso em condições anormais como um curto. Caso contrário falha.
  21. Tomazelli A situação é pior do que isso.( #184 ) Quando provoca um curto na saída a corrente no LM317 vai ser limitada internamente mas não a 1,5A mas sim a 2,2A. Para piorar esta corrente é constante e vai manter-se até entrar em acção o sistema de protecçao térmica. Para piorar ainda mais a protecçao térmica só entra em funcionamento a 170ºCe não a 150ºC. Esta situação transitória pode levar muitas dezenas e mS. Com esta situação os transistores vão ser sujeitos a stess (Eletrical over-stress) muito intenso e, como infelizmente comprovou, é a sua destrição. A densidade de corrente e energia tornam-se elevadissimas nas junções dos transistores. Veja imagem abaixo tirada dos dados da National. Só por curiosidade veja nas letra pepueninas com que tempos são testados alguns parâmetros. " Pulsed: Pulse duration = 300 µs, duty cycle 1.5 % " Isto é impulsos de300uS em cada 20MS. infelizmente a análise de situações transitórias é muitas vezes ignorada. .
  22. Que circuito ? Um circuito de recrificação 50 ou 60 Hz?
  23. Como já teve experiência com FM é fácil perceber. Basta lembrar que dentro de toda a gama de frequências usadas em tv existe uma banda, LHF , cujas frequências estão abaixo das de FM , entre cerca de 55 a 85Mhz. Durante os anos de ditadura em Portugal via-se a tv espanhola, clandestinamente claro (mais de 100Kms) . Nesta gama de frequências o comportamento é muito diferente das de UHF ( centenas de Mhz), e assemelha-se de certa forma ao das ondas curta usadas por radioamadores. Isto permite ver tv a distâncias muito maiores , mas claro com antenas, amplificadores, etc

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...