Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ZzzLucaszzZ

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. Olá. Estou com problemas nesta questão. O solucionario diz que VL = Vent - VEC, porém imagino que haja a queda de tensão em RE Gostaria de uma explicação plausível para isso, caso esteja realmente correto. Outra coisa que o solucionário utiliza é usar IZ=PZ/VZ, porém na hora de substituir os valores ele usa VZ=5. Desde já, agradeço.
  2. Entendo. O problema é que este é um trabalho de faculdade e o nosso professou nos orientou a fazer a "proteção de curto" baseada na limitação de sobrecorrente do LM78XX, porém estamos encontrando problemas tanto na simulação quanto na prática. Poderia nos orientar em como fazer algo funcional baseado nesta limitação de sobrecorrente do LM78XX ??
  3. Desculpa a ignorância, mas este circuito conta com proteção para curto-circuito? Desde já, agradeço a atenção!
  4. De alguma forma, o proteus dava erro sem esse ground a mais aí kkkk. Resolvi usar a versão do proteus 8.6 e as coisas parecem mais nítidas agora. Tá chegando 1.1A na entrada do LM7805, não sei se isso já seria o suficiente para cortar a alimentação dele na prática, e também estou em dúvida se o transistor Q2 já deveria perder a polarização de base ou só perderia quando o LM7805 cortasse a alimentação. Afinal de contas, esse corte para sobre-corrente do LM7805 só acontece na prática ou na simulação deveria acontecer também??? Abaixo seguem os módulos do regulador e da retificação:
  5. Olá amigos, estou com problemas para montar a proteção de curto-circuito em uma fonte em que estou projetando, para 5V e 2A. Pretendo usar o sistema de proteção do próprio regulador de tensão (LM7805). Como sabemos, o LM7805 possui proteção de curto para corrente acima de 1A. O datasheet deste, apresenta a seguinte configuração para proteção do curto com corrente extra (Acima dos 1A permitidos no regulador, neste caso, 2A): No meu projeto, quero que passe 1.5A pelo transistor Q1 e 0.5 pelo LM7805. Esse seria o limiar de corte da corrente de alimentação, e a partir disso, a alimentação seria cortada. Neste circuito, pelo que entendi, quando a corrente ultrapassa um valor fixado, a queda de tensão no resistor Rsc ultrapasse o 0.7 do Vbe do Q2, o transistor Q2 começa a conduzir, e corta a polarização de base do transistor Q1 e desviando toda a corrente extra para o regulador LM7805, que cortará a alimentação. Não sei o que está acontecendo, mas na minha simulação no proteus, ambos os transistores estão conduzindo ao mesmo tempo, e alterar a resistência Rsc só faz aumentar ou diminuir a corrente no coletor do Q1.Queria saber o que estou fazendo de errado. Abaixo esta a minha simulação. Desde já agradeço!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...