Prezados, bom dia!
Peço a ajuda e desde já agradeço a algum colega que infelizmente tenha enfrentado algum problema como este e esteja disposto a me ajudar.
Eu tenho um HD externo da marca Seagate. Ele possui 1TB e está praticamente cheio de arquivos de fotos e vídeos familiares, colecionados ao longo dos anos, vários na mesma pasta, o que ocasionava grandes problemas de carregamento.
Ocorre, porém, que seus dados se tornaram inacessíveis.
Quando eu plugo ele na USB, o Windows reproduz o som típico de quando se conecta um dispositivo USB.
Ele não aparece em “Este Computador”;
Ele aparece em meus “Bluetooth & outros dispositivos” como “Expansion”;
Ele não aparece no “Gerenciamento de disco”;
Ele aparece em “Gerenciador de Dispositivos” na categoria “Unidades de disco” como “Seagate Expansion SCSI Disk Device” apenas por um curto período de tempo após plugá-lo na USB, embora mesmo assim não apareça em “Este Computador” e no “Gerenciamento de disco”.
Quando eu utilizo a opção “Examinar Discos Novamente” no “Gerenciamento de disco”, eu já vi algum disco novo aparecendo por menos de 1 segundo e desaparecendo, e logo após aparecer e desaparecer, o Windows reproduz o som típico de quando se desconecta um dispositivo USB.
Já tentei desabilitar a opção de “O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia” nas “Propriedades” dos “Controladores USB” no “Gerenciador de Dispositivos”. Não adiantou.
Já tentei desinstalar os “Controladores USB” e também o próprio “Seagate Expansion SCSI Disk Device” no “Gerenciador de Dispositivos”. Não adiantou.
Já tentei “Atualizar driver” do “Seagate Expansion SCSI Disk Device” no “Gerenciador de Dispositivos”. Não adiantou. O Windows informa que “Os melhores drivers para seus dispositivo já estão instalados”.
já tentei baixar todos os tipos de programas que encontrei no site da Seagate, imaginando que algum teria algum driver diferente que resolveria o problema. Não adiantou.
Estou relutante a acreditar que não há nada a ser feito.
Vi diversos vídeos de possíveis soluções que envolvem o “Gerenciamento de disco”. O problema é que no meu caso o HD externo não aparece no “Gerenciamento de disco”, nem mesmo como espaço não alocado.
Testei um programa de recuperação de arquivos chamado “Recoverit” da “Wondershare”, porém o HD Externo não é detectado.
Espero que alguém que já tenha passado por isso possa me ajudar. Este HD externo contém muitas fotos e vídeos de toda a minha família e eu não possuo um backup desses arquivos. Seria uma perda incomensurável.
Obrigado novamente pela atenção dos colegas!