Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

jvinas

Membro Pleno
  • Posts

    77
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

9
  1. Então, agora sobre as portas auto-adpatativas, elas estão desativadas. A Porta 1, está configurada como WAN, fixa. Sobre como eu sei sobre NAT dupla, ...Consoles de Videogame, no meu caso Xbox, estranhamente, quando existe NAT Dupla, é identificado pelo console e informado na verificação de rede. Sim, todos os aparelhos estão na mesma rede, mesmo se conectados ao segundo roteador ou no switch Sim, o modo em cascata resolveu aqui. A Performance da rede não tem demonstrado problemas, por enquanto. Eu também não tenho um grande numero de dispositivos clientes, e cada roteador desses suporta até 128 clientes. Por enquanto sem lag, buffer, ou travamentos...inclusive para streaming 4K. Todos os aparelhos estão na mesma rede IP, facilmente acessíveis. Vou manter assim, por enquanto.
  2. @arfnetoAgora em relação à rede, eu não tenho opções a não ser usar em cascata. (Como na foto) , seja com ou sem Switch. Colocar tudo no Switch não funcionou, então...minha única opção é usar em cascata mesmo. Eu só não sei como colocar tudo no Switch, não deu certo, infelizmente. Mas até agora a velocidade tem se mantido estável.
  3. @arfneto Então, a respeito das portas auto-adaptativas: 1-O Software permite verificar a porta WAN e LAN, assim como a velocidade de todas as portas. E eu escolho qual será a porta WAN, basta plugar a conexão a em qualquer porta. Pode ser na 1,2,3,ou 4 e ai as demais serão consideradas como Portas LAN. 2-O Software do roteador mostra todas as informações sobre as portas. E também tem a opção de desabilitar as portas auto-adaptativas e colocar a Porta 1, como WAN, de modo fixo, como é por padrão na maioria dos roteadores. Mas eu sempre coloco a conexão WAN na porta 1, tenho costume. Sobre NAT: Aqui aparece como ABERTO, e sem aviso de NAT dupla. Sobre o espelhamento de telas e compartilhamento de arquivos, comunicação com outros equipamentos, por enquanto, sem problemas....eu já testei isso.
  4. @alexandre.mbm Não, a ASUS fez, para sua linha de roteadores, como exemplo. Mas a estrutura desse digrama está idêntica como aqui em casa, exceto que eu tenho apenas 1 Secondary Node. Mas baseando-se nesse diagrama, tudo funcionou aqui.
  5. @arfneto @alexandre.mbm Essa é minha estrutura de rede atual (Conforme Imagem) .....Somente assim a sincronização (pareamento entre os POD e o Ethernet Backhaul funcionaram com o Switch) . Agora a rede Mesh está em pleno funcionamento, assim como a conexão de rede.
  6. @arfneto Na verdade, esses roteadores tem portas auto-adaptativas, ou seja, é possível plugar os cabos WAN ou LAN em qualquer porta, o roteador já detecta o que é WAN ou LAN. Os dois roteadores estão conectados ao SWITCH. Somente a ONU/ONT está conectada ao Roteador 1, isso não teve jeito. Mas os dois routers estão no Switch. Então eu fiz assim, conectei a ONU ao Roteador 1, depois conectei o Roteador 1 ao Switch, e conectei o Roteador 2 ao Switch também. O Ethernet Backhaul está funcionando. @arfneto E Sim, eles estavam previamente pareados via cabo, e quando eu coloquei tudo no Switch (ONU e Roteadores), eles mudaram para Wi-Fi Backhaul. Sobre a documentação da Huawei, não menção ao uso de Switch, então eu utilizei outras marcas para me orientar (Tp-Link, Netgear, ASUS)....e funcionou. A maneira indicada por essas marcas também funcionou com os roteadores Huawei. Mas eu falei com o suporte da Huawei, e é assim mesmo para conecta-los ao Switch, como igualmente indicado pelas outras marcas.
  7. @arfneto @alexandre.mbm Entendi. Mas o que eu faço agora, aparentemente os roteadores não se reconhecem conectados ao switch. (Ethernet Backhaul), somente via wireless. Eu acabei de testar o formato indicado pela TP-Link, ONU/ONT<---->Roteador 1<---->Switch<-----> Roteador 2. O Ethernet Backhaul foi ativado. Aparentemente, se colocar tudo no switch, o Ehternet Backhaul, não funciona
  8. @[email protected], tenho más noticias. O Switch chegou hoje, eu acabei de conectar tudo no switch pra ver se a rede iria funcionar, e não funcionou. Minha rede está assim agora: ONU/ONT ----> Switch ----> Roteador 1, Roteador 2, e demais dispositivos. Os dois roteadores estão conectados no Swtich, mas a rede mudou para Wireless Backhaul (Comunicação sem fio entre os POD) aparentemente, eles não se enxergam pela conexão com fio, mesmo conectados ao switch. Fotos em anexo (ONU e Roteadores 1 e 2 conectados ao Switch)
  9. @[email protected] Pessoal, a autenticação entre os POD, realmente ocorre uma única vez, entre o POD Master e o POD secundário. Caso a conexão seja feita via wireless (Wireless Backhaul), o pareamento (autenticação) entre os POD´s é manual, normalmente sendo necessário pressionar o botão de sincronização, presente nos POD. Ai ocorre a autenticação e troca de credenciais. Ontem eu testei via cabo, conectando o POD Master ao POD secundário. O POD secundário estava resetado (eu resetei, para testar o pareamento). E conectando o POD master ao POD secundário via cabo, a autenticação é automática. Não houve necessidade de intervenção ou configuração manual. No momento em que conectei o cabo, o POD secundário já funcionou, acendendo o indicador de luz verde. Ou seja, via wireless, é necessário configuração, via cabo a autenticação/sincronização é automática. E conforme necessidade, pode-se adicionar mais POD´s. A conexão Ethernet (Ethernet Bckhaul) entre os POD, funcionou muito bem. Cada POD está entregando 100% de velocidade de banda contratada.
  10. @alexandre.mbm Sim, talvez. E também tem toda questão de marketing. Os produtos "mesh" para uso domestico hoje, no geral funcionam assim. Eu pesquisei varias marcas, até as nacionais, como Multilaser e Intelbras, um nó principal, é obrigatório, já que cria a rede. Agora, os secundários você adiciona conforme sua necessidade, onde tem pontos cegos de wi-fi, e não pega internet. Eu só preciso de dois, para cobrir minha casa toda. Talvez esse seja o marketing de produtos "mesh" que distribuem internet pela sua casa, mas no final, tudo é controlado pelo "nó" principal. Se for adquirir qualquer um desses produtos, eu procuro o que irá me fornecer maior desempenho e claro, dentro do meu orçamento. Eu comprei o AX3 Pro, da Huawei, que funciona muito bem e se integra à todos os outros roteadores da marca. Você pode comprar um AX3 e conectar a um AX2, ou ao Huawei Mesh 6, por exemplo. Diferentes produtos, mesma marca....existe essa integração, um ecossistema. E a conexão aos secundários é automática, nenhuma configuração necessária. Você só configura o principal, os secundários detectam esse principal, e se configuram automaticamente, é só ligar na tomada. Normalmente, se alguma configuração é necessária, é utilizado um aplicativo da própria marca, que você instala no seu celular. Mas isso varia de fabricante pra fabricante. Acho que esses produtos são diferentes do conceito original de "mesh" talvez ? Alguns exemplos desses produtos, são os twibis, da Intelbras, os Decos da tp-link, Orbi, da Netgear....varias marcas e modelos.
  11. @alexandre.mbm Mesh, pelo o que eu entendo, o que é muito pouco, funciona assim: Você cria uma rede, com apenas 1 Principal, esse principal é responsável pela rede, de forma geral, os secundários dependem dele. Qualquer mudança na rede, que você fizer no principal, também será aplicado aos secundários. Esse principal é onde a rede foi criada, ou seja conexão com a internet, Ip´s , DHCP, toda infraestrutura é no principal. E ai você adiciona os secundários, eles também atuam como roteadores, tem seus próprios clientes, mas a conexão de fato vem sempre do principal. A Internet é conectada apenas no principal, e é distribuída por ele aos secundários via wi-fi, ou por cabo. E você pode adicionar quantos secundários quiser. Conforme você se move pela casa, dependendo de quantos roteadores Mesh você tem, seu celular, por exemplo, irá se conectar ao roteador mais próximo. Pode ser o principal, ou um secundário. O Objetivo é distribuir a conexão do principal para os secundários, espalhando internet pela casa, muito parecido como repetidores, mas completamente diferente, porque os secundários são roteadores também, mas a Internet, conexão é tudo distribuído pelo principal aos outros secundários. Diferentemente dos repetidores, sua rede fica com o Mesmo SSID, mesma faixa de Ip, todos os aparelhos se comunicam, mas lembre-se de que tudo vem do principal aos secundários. E roteadores Mesh tem protocolos e algoritmos específicos para essa função. Um exemplo são os Decos, da Tp-Link, ou o Google Wi-Fi, Netgear Orbi, Roateadores Nighthawk, também da Netgear. ASUS, também . E cada fabricante tem sua especificação, então não se pode misturar Marcas. Normalmente roteadores Mesh são vendidos em Kit´s de 1, 2 ou até 3 unidades. Os meus são da Huawei. E a Huawei vende vários roteadores com suporte a redes Mesh, os meus são o AX3 Pro. Mas eu comprei separadamente.
  12. @alexandre.mbm Não, atualmente é mesh com fio, entre Main, e um secundário. Estão conectados por cabo. O secundário está ligado ao primário. Se eu desligar o principal, a rede cai....Talvez por que a conexão entre o Main, e o secundário foi interrompida. Em mesh, pode desligar os secundários, por que o dispositivo cliente, se conecta a outro secundário mais próximo, mas nunca se desliga o principal, onde foi criado a rede e distribui a conexão, de fato. Pode desligar todos os secundários, mas nunca o principal, que foi criado a rede. E eu tenho apenas dois roteadores, um deles é o principal e o outro é o secundário. Desligando o secundário, os clientes se conectam ao principal, desligando o principal, é como se estivesse desligando toda rede.
  13. @alexandre.mbm Se for a rede LAN..... Se eu desconectar agora o Roteador Principal, sim....a Rede cai. O Roteador Principal centraliza a viabilidade da rede IP. O Roteador secundário para de funcionar, não é possível nem se conectar. Como eu estou sem o switch agora, eu posso tentar conectar em paralelo os dois roteadores quando o switch chegar e ver se a rede vai cair.
  14. @alexandre.mbm Você ser refere a Rede Local (LAN) ? Se eu desconectar agora o Main Deco, sim....a Rede cai. O Roteador secundário para de funcionar, não é possível nem se conectar. Apesar de que eu não tenho o switch agora, e redes mesh são projetadas para serem independentes, cada roteador Mesh tem seus clientes. Eu posso tentar conectar em paralelo os dois roteadores quando o switch chegar.
  15. @alexandre.mbm Sim, isso mesmo, o main Deco, faz toda a viabilidade da rede, pois ele faz a discagem/autenticação PPPoE na minha ONU, me conectando à Internet. E somente assim eu consigo passar a Internet para os outros dispositivos, incluindo o segundo Roteador Mesh. Por enquanto eu estou sem o Switch, operando em cascata. Veja, eu tenho a ONU/ONT, esse equipamento não tem Wi-Fi, ele só recebe o sinal da Fibra, e também não é um roteador para fazer a o Roteamento dos Pacotes. Para Isso eu tenho o Main Deco, O Main Deco age como roteador e Wifi, fazendo o roteamento dos pacotes e está diretamente conectado a ONU/ONT para me conectar à Internet do provedor por meio de conexão PPPoE. Então minha rede está assim: Fibra/Internet<------->ONU/ONT<------->Main Deco<------->Deco Satelite (Mesh Cabeada em Cascata) Mesmo colocando um switch, eu ainda irei precisar do Main Deco, pois ele me conecta à Internet, faz minha autenticação ao provedor, me conectando à Internet. Como no exemplo da Tp-Link. Eu só tenho um Roteador Principal, e um Roteador Satélite(Secundário)

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...