Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RRod

Membro Júnior
  • Posts

    17
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. valeu pela dica, vou tentar encontrar na versão física. Agora eu entendi! Não é tão complicado quanto parece. Caso essas interrupções e cálculos fritem o arduino, vou por essa opção.
  2. Acho que está na hora de partir para o Eletronica vol. 2 do Malvino, porque não entendi nada desse circuito Nesse tempo eu não sabia a diferença entre tensão e corrente.
  3. Este erro não chega a ser um problema. Quando comecei o projeto não sabia como converter a corrente do secundário do TC para um sinal de tensão, aí usei a biblioteca por ser o mais fácil (Descobri que não tem haver com o código e que precisava montar uma interface só depois). Dei uma fuçada nela e vi como funciona os cálculos, vou tentar implementar direto no meu código e eliminar essa lib. Quanto ao seu post mostrando os calculos, o que encontrei foi isso aqui: Se já faziam alguns anos em 2017... Não sei se encontro esse post kkkk. Obrigado @aphawk e @.if , agora esse projeto sai!
  4. É um módulo que comprei pela internet, um resistor de 33K, uma ponte retificadora, e um opto 4N25. Do lado do arduino tem um resistor pull-down de 1K. Mas o erro acontecia na hora de contar o tempo pra decrementar a potencia da carga. Ex. deveria decrementar a cada 2 minutos, mas por conta do erro isso só acontecia a cada 3,5min e o erro só ia aumentando. O dimmer está OK. O sensor é um SCT013. Ele não tem uma biblioteca especifica, usei uma biblioteca que recomendaram em projetos com esse mesmo sensor. Como ela dá um resultado preciso e é fácil implementar, resolvi ficar com ela mesmo. O seu lado psicotécnico está correto, escolhi o arduino por já ter tudo meio pronto. Tive contato com PIC e assembly em um dos cursos que fiz e achei muito ruim de usar, kkk, sei que quando for fazer algo mais complexo, vou ter que recorrer a isso, mas por enquanto vou ficar com o simples. O que eu posso dizer é que já pesquisei sobre esses Timers... kkk Mas começou a ficar complexo, ai dei uns passos pra trás e fui tentar fazer de outro jeito. A dica de incrementar 8.33ms a cada pulso do zero cross resolveu todos os problemas, agora a carga não desliga no momento em que mede a corrente, a contagem do tempo não tem erros e descartei o millis(). Agora vou testar com a carga real, só me falta um opto-diac para isolar o triac do arduino, alguma recomendação? A tensão do circuito é 220V.
  5. Só preciso desse valor de tempos em tempos, 1 segundo deve ser o suficiente. Na minha função de setup eu passo os parâmetros para o objeto para que ele possa fazer os cálculos. Comparei os resultados que essa função me retorna com os valores lidos de um alicate amperímetro e são praticamente iguais. Usei essa biblioteca e função ('calcIrms(1480)') por recomendação de outros projetos que achei na internet com esse sensor, dei uma olhada na biblioteca para ver o funcionamento e descobri que esse valor '1480' é o numero de vezes que ele lê o valor na porta analógica, faz uma série de cálculos e no final tira a média, como você disse. Esse quantidade de vezes executada é que deixa tudo lento. Sendo assim, vou voltar ao que era, quando dimmerizava pela interrupção, o millis() pausava gerando os erros na contagem de tempo, usando o método que você citou, a cada passagem por 0 incrementar 8,33ms a uma variável, posso descartar o millis(), essa função que calcula a corrente pode demorar o tempo que for, pois sempre que a rede passar por 0, o calculo da corrente vai ser interrompido para poder dimmerizar. Acredito que assim deva funcionar, vou testar e depois volto aqui, mas já agradeço a força!
  6. Já tenho um circuito que detecta a passagem por 0 e a cada semi ciclo ele manda um sinal, uso esse sinal para contar um tempo e disparar o triac, através de uma interrupção. Uma boa ideia, não havia pensado nisso. Estou utilizando a função millis() pra contar o tempo, mas usar esse método vai simplificar muito o meu código. O maior problema está aqui, esse sensor que uso possui um biblioteca própria, só crio um objeto e chamo a função 'calcIrms(1480)', que retorna a corrente em ampere, só que essa função demora a ser concluída e atrasa todo o programa. Tentei ir incrementado a leitura a cada ciclo e tirar uma média, mas sem sucesso. Vou abrir essa biblioteca e ver como ela funciona e tentar implementar de outra maneira. Não precisa. Não tenho muito conhecimento de microcontroladores, se aprofundar demais eu não vou entender nada. kkk
  7. Fala aí pessoal. Estou montando um projeto com um arduino nano, achei que seria simples mas estou tendo problemas em trazer essa ideia para o mundo real. A ideia do projeto é usar um arduino para dimmerizar uma carga resistiva (Não posso usar os módulos prontos pois é uma carga de 30A) e diminuir a potencia dela ao longo do tempo, dou o start no timer assim que a carga é acionada, para isso uso um sensor de corrente não invasivo de 100A e saida 50mA (montei uma interface para mandar esse sinal para o arduino). O problema é que não consigo fazer essas 3 variáveis (Dimmer, contagem do tempo e leitura da corrente) funcionar ao mesmo tempo, individualmente cada uma delas funciona perfeitamente. Se utilizo interrupções para fazer o dimmer, a contagem de tempo fica com um erro absurdo, se tiro o dimmer da rotina de interrupção, o timer funciona, mas no momento em que o programa executa a rotina de leitura da corrente, a carga desliga (Vai ler 0A) pois a leitura leva um tempo considerável (tempo o suficiente para parar o dimmer). Pensei em montar outra interface para o sensor de corrente, para transformar o sinal analógico em continuo, assim saberia se a carga está ligada ou não, mas quero dar um upgrade nesse projeto futuramente e saber o valor da corrente vai ser necessário. Só consigo pensar em trocar o arduino por um ESP32 que possui 2 núcleos, acho que não teria esse problema, ou existe alguma saida com o arduino? Algumas partes do meu código. Leitura da corrente: bool cargaLigada(){ //Retorna se a carga está ligada double Irms = SCT013.calcIrms(1480); // Calcula o valor da Corrente e armazena na variavel Irms if (Irms > 30){ potencia -= 10; //Se a corrente estiver muito alta diminui a potencia da carga } if (Irms > 1){ Serial.println("Carga ligada"); return true; } else{ Serial.println("Carga desligada"); return false; } } Rotina de interrupção do zero cross: void zeroCross(){ if (potencia>100) potencia=100; if (potencia<0) potencia=0; t1 = 8200 * (100 - potencia) / 100; //Calcula o tempo de disparo do TRIAC disparo = true; } Rotina que dispara o triac, está fora da interrupção por causa do problema descrito acima. if (disparo){ //dispara o triac delayMicroseconds(t1); digitalWrite(PINO_DIM, HIGH); delayMicroseconds(6); // t2 digitalWrite(PINO_DIM, LOW); disparo = false; } Até pensei em fazer um sistema de contagem assim: if ((nowMillis - lastExec) >= delay){ //disparo } Mas a leitura da corrente ainda impediria dessa "função" ser executada.
  8. Comprei "este" PC a alguns anos com o win7 original, nesse tempo ele já foi para "técnicos" que formataram instalaram outras versões pirata do windows, já formatei ele varias outras vezes, e também já troquei várias peças, inclusive a placa-mãe (li em outros tópicos que é nela ou na BIOS que fica salvo a key do windows) e agora quero sair da ilegalidade para ter mais segurança. As minhas duvidas são essas: 1- Ainda é possível recuperar windows original (Imagino qual seja a resposta)? 2- Vou poder formatar o pc quantas vezes quiser e reativar o windows com a mesma chave que eu comprar? 3- Vou conseguir trocar o hardware, inclusive a MOBO (Se é nela mesmo que fica salvo a key) e manter a mesma chave? Se sim, como faria isso? 4- É possível perder essa key por qualquer motivo? 5- Tenho uma conta da Microsoft, esta key ficaria atrelada a ela? 6- Caso eu desative (se possível) a key no meu pc, poderia ativar em outro? 7- A key fica salva realmente na BIOS? 8- O que acham do site Rupave? Achei em outro tópico um link pra este site, ele tem keys do win10 PRO por R$300, enquanto no site da própria MS a versão PRO está R$800, mesmo assim pretendo comprar a versão Home. Se tiverem outros sites para indicar para a compra da key agradeço, porque no site da MS o preço tá meio salgado.
  9. Abra o VLC; Vá em mídia - abrir vários arquivos; Adicione o vídeo; La em baixo, no canto esquerdo, marque a opção exibir mais opções; Marque reproduzir outra mídia de forma síncrona; Procure o áudio, adicione e depois reproduza; Agora vá em áudio - trilha de áudio e mude.
  10. RRod

    Jogos e epecificaçoes

    @jvinas Roda sim. O meu pc que é mais fraco roda jogos de 2014 e alguns de 2015 (em 720p, não ligo muito para os gráficos). Veja um teste em 760p : https://www.youtube.com/watch?v=oEYrEbpyQto
  11. Acho que esta placa de vídeo não vale a pena, a 750Ti é melhor.
  12. RRod

    Dark souls 3

    Acredito que não, vi um teste em um pc Core 2 Duo E8400; GTS 450; 4GB RAM e não conseguiram, o jogo não passava dos 20 FPS em 768p. Olha os requisitos mínimos: Você roda Dark Souls 2 em qual qualidade e em quantos FPS?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...