Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

primataprogramme

Membro Pleno
  • Posts

    27
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por primataprogramme

  1. Boa tarde galera, 
    Seguinte, quero fazer conexão serial, java/arduino, mas não quero baixar nenhuma biblioteca, ou seja, quero usar java puro, minhas intenções são de fazer um sensor de ultrassom me mostrar quanto tempo as ondas estão levando para retornar o trajeto, e me alertar tanto por buzzer quanto por texto em uma aplicação gráfica em java, teria como usando java puro fazer isso?
    Desde já grato.

  2. E ae galere, seguinte, baixei o assembler masm611 e to afimzão de começar a progamar assembly, acredito que entendendo pelo menos o básico de assembly vou entender mais como o computador funciona, mas estou com sérios problemas pra conseguir entender a linguagem, e sequer comecei a usar ela, hahaha, o meu problema mesmo é com a questão da linguagem ser totalmente dependente do hardware, e eu tava lendo uns tutos e tenho que indicar o tipo de CPU que eu to usando, e não faço a menor ideia de como descobrir isso, eu achei a minha cpu com muita batalha no google, mas e se eu for programar em outra? Como eu descubro que tipo ela é?

    .396.model flat,stdcall

    por exemplo isso ai em cima, eu fico totalmente perdido, o que significa model flat? Posso deduzir que é o modelo flat, mas o que é flat? 
    PS: Eu coloquei o processador como .589 porque .396 deu erro.

    E minha duvidas são essas, como descubro que model usar, e o que seria esse modelo? E como acho o tipo de processador (ou o que seja esse número que tenho que colocar primeirou) ?




    Desde já grato.




    Erick.

  3. Lembra do algoritmos de multiplicação ? Aquilo que fazemos quando multiplicamos, por exemplo, 341 x 245 .

    Sabemos apenas como multiplicar um numero de um dígito por outro numero de um dígito, certo ? então temos de resolver esse problema, decompondo em várias multiplicações de um só digito por outro dígito, e vamos colocando os resultados sempre deslocando uma casa para a esquerda ( multiplicar por 10, certo ? ), e somando todas as colunas e fazendo o transporte de uma coluna para outra.

    Isso é exatamente o que o compilador faz ! Ele transforma a multiplicação de numeros de vários dígitos em várias multiplicações de um só digito por outro !

    Isso porque desde pequenos aprendemos a decorar a tabuada de multiplicação, ou seja, sabemos como fazer essa multiplicação !

    Repare que decompomos o problema grande em vários pequenos problemas que sabemos como resolver sequencialmente !

    Desde pequenos, a escola nos implementa um tipo de "firmware", ou as instruções básicas, e aprendemos a resolver tudo com elas !

    Isso é a mesma coisa de um microprocessador, o firmware programado nele são as instruções que ele sabe fazer !

    Só como comentário, teve uma época em que a Intel fêz alguns microprocessadores que tinham alguns bugs nas operações, mas o BIOS atualizava esse firmware interno ( a intel chamava de microcode ) , e assim não se percebia nada !

    O assunto é longo e tem muita coisa legal ao longo da história desde o lançamento do Intel 8080, que foi o primeiro microprocessador potente a um custo acessível para aplicações comerciais. E isto em 1974...

    De lá para cá houveram muitas invenções que aumentaram muito a eficiência, por exemplo indo dos 8 bits para 16 bits, depois inventaram a memória cache, depois passou para 32 bits, aí veio o conceito de Pipeline, vieram os processadores de vários núcleos de processamento, inventaram os caches secundários, depois os 64 bits, e vai indo, só Deus sabe n de vamos parar....

    Querer entender tudo isso que eu te passei vale apenas como curiosidade. Não precisa saber como um ovo é feito para se fazer um omelete, certo ?

    Estude um pouco de eletronica básica, depois passe para os microcontroladores e seus módulos de hardware integrados. Isso sim vai te permitir grandes projetos.

    Paulo

    Obrigado novamente pela explicação Paulo XD...Já consigo imaginar como funcione, andei lendo alguns materiais nesse pouco período de tempo, mas já consigo ter uma pequena interpretação de como ocorram essas coisas pelo processador, e suas explicações foram boas e muito úteis, obrigado. Se eu tiver mais dúvidas venho encher o saco aqui de novo ashuashuashua.

  4. @primataprogramme,

    Vou tentar passar alguma ideia.....

    Sua pergunta sobre o que acontece na parte eletrônica quando você efetua um "laço" :

    - primeiro, a eletrônica nem faz ideia do que é um laço !

    Um microprocessador sabe fazer apenas alguns comandos, e esses comandos são as chamadas instruções em Assembly.

    Existem processadores com centenas de instruções, e alguns com apenas 30 ou 40 instruções.

    Essas instruções são sempre bem simples, por exemplo somar um numero a um registrador, ou somar dois registradores, e por aí vai.

    Entre a sua linguagem de programação e o microprocessador existe um "intérprete" : o compilador. Ele é o responsável em transformar o seu "laço" em uma série de instruções elementares, as quais o microprocessador sabe executar.

    Uma vez compilado, o seu programa vira uma série de instruções que serão executadas em sequência ( modelo Harvard ), e agora podemos falar de eletrônica....

    Dentro de um microprocessador existem milhões de blocos lógicos, formando registradores, unidade aritmética, circuitos de I/O, co-processador matemático, cache, pipeline, etc, etc, ou seja, tem muita coisa que voce ainda vai aprender....

    Agora, se voce pretende usar um microcontrolador, a coisa muda um pouco, pois o foco é muito mais em recursos de hardware internos do que em velocidade de processamento. Assim, elimina-se o cache, os pipelines, co-processadores, e entram recursos muito interessantes, como Timers, PWMs, conversores A/D, comparadores analógicos, várias interrupções, economizadores de energia, e outras coisas mais....

    Espero ter te dado uma pequena visão sobre um assunto muito amplo, e quem sabe ajudar a acender uma centelha em sua curiosidade para que aprenda a fundo isso tudo !

    Paulo

    Valeu mano! Consegui compreender melhor as coisas com sua explicação, mas ainda estou meio a cegas ahsuahsu, bom o jeito é ler muito material e muito obrigado.

     

    Dê uma olhada aqui também: http://members.iinet.net.au/~daveb/simplex/ringhome.html Tem algumas CPUs implementadas com integrados TTL.

    Opa, vou dar uma olhada sim! Obrigado XD

  5. Eu tenho alguns documentos de assembly, se interessar eu posso postar, ou encaminhar por e-mail.

    Opa quero sim cara :3 se possível enviar pro meu e-mail: [email protected] ficarei grato

     

    1- Aprenda eletronica digital

    2- entre em microprocessadores e finalmente... de pois de uns 10 anos...

    3- microcontroladores...

    Tenho um longo caminho pela frente, hehehe valeu pelas dicas.

    .

     

    Vou ver sim, obrigado.

     

    Existe um livro chamado "Digital Computer Electronics" de Albert Paul Malvino que aborda esse assunto. É um livro antigo, lançado no final da década de 70 e trata de microprocessadores daquela época. Talvez você o localize em alguma bilbioteca. Não tem edição em português. Quando chegar em casa à noite dou mais detalhes,,,

    Opa, vou ver se encontro na biblioteca da escola, valeu XD.

     

     

    Obrigado atodos que responderam.

  6. Então galera, eu faço Ciência da computação que é mais na parte de programação, e eu só aprendo os conceitos e teorias das coisas, do tipo, laços, funções e essas coisas, mas eu queria muito me aprofundar, tenho um básico conhecimento em eletricidade e algumas coisas que aprendi sobre eletrônicas, mas é bem pouco mesmo! Eu quero muito me aprofundar no funcionamento do computador em baixo nível, do tipo de como cada comando age eletronicamente sobre os componentes, ou pelo menos apenas sobre as CPU's eu acho que mesmo não tendo muito haver com meu curso, creio que me ajudará muito a crescer e a criar alguns projetos, saber mais sobre o que tu ta fazendo nunca é demais. Então faço a pergunta pros mais experientes aqui:

     

    "Como age a programação na CPU, por exemplo: Quando eu executo um laço, qual a "atitude" da CPU em cima dessa execução?".
     

    Se puderem me recomendar materiais agradeço muito, e se for pdf então, faço um sacrifício pra Odin em teu nome! HAHAHA.

    No aguardo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...