Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

tiago4171

Membro Pleno
  • Posts

    291
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que tiago4171 postou

  1. @G4R0D Obrigado pelo comentário! Eu já tinha a CH341A de um problema anterior que tive com uma placa-mãe X79 Chinesa ambas as placas(A B450M e a X79) não consegui regravar com essa maldita garra jacaré. Para ambas as placas os chips foram reconhecidos, mas essa garra além de ser muito chato de colocar na placa, é bem instável! Devido ao número de tentativas a garra estragou e passou a não reconhecer/grudar no Chip. Cheguei bem proximo de conseguir regravar na B450M, mas na X79 acabei danificando a placa por falta de experiência. Tomei bem mais cuidado na B450M pra não danificar fisicamente mesmo assim a garrinha estragou antes. Finalizando resolvi, comprar uma X570 Steel Legend(Não por preferência) e manter o resto das peças de menos a fonte. E daqui pra frente vou preferir pagar pra gravar a BIOS seja qual for o problema, mas graças a Deus a X570 veio que uma boa BIOS pro meu uso em especifico e acho que não vou precisar trocar tão cedo de BIOS(nem tão tarde). Essa confusão toda me deixou uns 2 meses sem PC fora a frustação de ter tudo na mão pra consertar e não conseguir. Vou vender a B450M Steel Legend no estado que se encontra. Caso tenha interesse pode me procurar aqui no fórum! A placa iria fazer 2 anos de uso esse ano. Obrigado a todos que ajudaram no tópico.
  2. Bom pessoal, comprei esse computador novo no meio da pandemia. Sei que irá valer bem menos do que paguei principalmente por causa da placa-mãe que precisa regravar a BIOS. Pode acompanhar o progresso desse problema neste tópico aqui no CDH mesmo Enfim eis o Kit: Ryzen 7 2700x 4x8GB (32GB) memória RAM - Sendo 2x8GB Corsair RGB 3000Mhz e 2x8GB Cuso 3000Mhz GT 740 1GB GDDR5 (Original da EVGA) ASRock B450M Steel Legend - Precisa apenas regravar a BIOS Gostaria de vender apenas a RAM da Cuso, entretanto gostaria de saber quando vale essa corsair RGB. Na época havia pago R$600 neste kit de RAM na Pichau com frete incluso e tudo. Apesar do Kit me atender acredito que se eu for de Intel serei mais feliz, o motivo está na introdução do tópico citado Desde já agradeço a todos pelo ajuda
  3. Vivendo e aprendendo! É por isso que gosto desse forum! Obrigado pelos esclarecimentos @Edvaldo J. Frederico e @Batata Defumada Vou passar recomendar melhor agora, não sabia que A520 era tão limitada. De qualquer forma ainda é possível economizar na placa-mãe
  4. Passando pra atualizar @AdrianoSiqueira A Getech me informou uma estimativa de R$250,00 pra realização o serviço mais o custo de envio ao estado de SP(A atendente é da unidade de SP) Vou tentar olhar algumas assistências aqui perto procurando por valores dependendo vou pensar no que faço. Vou tentar olhar também quanto consigo nesta placa-mãe do jeito que se encontra pois dependendo vou tomar outro rumo!
  5. @DK_BR Como até lá pode aparecer placa melhor nova no mercado. Eu ainda acho mais jogo você comprar uma placa de vídeo mais fraca apenas pra não depender do gráfico integrado. Pois analise comigo, você precisaria de uma placa-mãe melhor, e memórias ram mais rápidas apenas pra usar gráfico integrado que nem é tão bom assim por apenas aproximadamente 2 anos e depois nunca mais usar o gráfico integrado novamente a não ser depois em caso de emergência. Não sei você mas eu prefiro ser um pouco mais sensato, já que a máquina é apenas pra jogos. Você pode economizar na RAM pegando uma de 3200mhz(Limite do processador sem OC), pode economizar na placa-mãe e pegar uma A520M bem construída, Um processador com desempenho similar como o Ryzen 5 5500 e só nesta brincadeira economizar uns ~500 reais. Apertando mais um pouco aqui e ali vocẽ consegue uma placa de vídeo melhor que o gráfico integrado do Ryzen 5 5600G e e ter melhor desempenho geral da máquina com um PC mais equilibrado até conseguir comprar outra ainda melhor daqui 2 anos. Bom isto é o que eu faria! NOTA: Deixo com você uma tabela do Detetive de SSDs brasileiro mais conhecido por Gabriel Ferraz com uma lista de placas mãe com informações detalhadas sobre a construção das placas desde A320 até X570. Pode te ajudar a melhor escolher sua placa-mãe baseado no processador escolhido. Clique aqui pra ver a planilha!
  6. Vou tentar te ajudar aqui. Tenho um Xeon E5 2640 v1 + Killsre 2x8GB (16GB) 1333mhz ECC parados aqui porque minha placa-mãe deu problema e fiquei com tanta raiva que acabei comprando um Ryzen. Estou falando isso porque como já tive kits Xeon e posso indicar cooler com tranquilidade. Antes de recomendar um cooler gostaria de saber qual o CPU e se a placa-mãe em questão. A placa-mãe é LGA 1356 ou LGA 2011? Aqueles Kits mais baratos de X79 com por exemplo E5 2420 são exemplos claros de X79 com soquete de pinagem diferente. Isso pode implicar na furação da placa-mãe podendo criar confusão na hora da compra do cooler. Devo informar que aquele Bracket que costuma vir com a placa-mãe ALGO PARECIDO COM ISSO (LINK DO ALIEXPRESS) adiciona compatibilidade de cooler para processadores AMD(Sockets AM3, AM3+ e AM4) com essas placas mãe X79. Daí fica fácil Basta o cooler ter alça pra prender e ser compatível com AM3 ou AM4 que a compatibilidade é garantida! Pra fins de ilustração só comprei um único cooler (Gammax 300) e usei com AM3 (Phenom II x4), X79 LGA 2011 (Xeon E5 2640 e E5 2689) e por ultimo AM4 (Ryzen 7 2700x). Não precisei trocar nada no meu cooler, apenas instalei o Kit AMD e já era tudo pronto pro próximo PC. Então informe a placa-mãe e o processador que farei o possível pra te ajudar!
  7. De longe me parece OK. Porém uma coisa me chamou a atenção, e onde é onde eu pensaria um pouco mais na escolha. A não ser que lá na frente, tipo daqui uns 5 anos você queira pegar um Ryzen 7 5700X ou um Ryzen 7 5800X3D por motivo qualquer, EU particularmente não pegaria essa placa-mãe Pra um Ryzen 5 5600G uma placa-mãe de Chipset A520 de qualidade da conta do recado e ainda sobra. Com essa grana você pode pegar mais armazenamento ou até uma GPU dessas mais baratas. Enfim vou deixar uma dica valiosa. Só compre placa-mãe top pra CPU Top ou quando num curto espaço de tempo vocẽ planeje comprar um CPU melhor. Mas se não me engano, placas com potência de até 3070 ou 4070 em jogos esse 5600G empurra de boas. Use o bom senso e compre algo que vá de acordo com seu uso. Se o foco são APENAS jogos faça o que te digo e compre uma placa-mãe mais simples e mais barata, economizando nisto você pode apertar e talvez até pegar uma RX 580 ou coisa com potencia parecida e talvez quem sabe pegar até uma Ryzen 5 5500 ou outro sem o G.
  8. Primeiramente obrigado pela sua rápida resposta! Eu conheço o procedimento a ser feito e te afirmo não é difícil. Só que é necessário as ferramentas corretas e pouco de prática! Estação de Ar quente, Fluxo pastoso, Estanho, Regravador EEPROM e a depender do chip um adaptador de tensão pro chip em especifico, pois estas gravadoras mais baratas como a CH341A coloca uma tensão muito alta em cima do chip. Para ilustrar veja este vídeo de um canal que já acompanhava a um bom tempo. Ele trabalha com manutenção de eletrônicos na Europa. https://www.youtube.com/watch?v=FJ0rAM-N7tY Neste Vídeo ele atualiza tenta atualizar a BIOS, corta a energia no meio do processo e depois recupera. Muito interessante! Está em Inglês mas é legenda é boa! Getech estava indo bem porém o dono se envolveu em polêmicas demais e apareceu até na TV por causa de algumas dessas polêmicas e problemas com reclamações de clientes. Não conheço outra assistência a não ser essas de bairro, entretanto posso estar entrando em contato pra tentar averiguar os valores ao menos. Assim poderei saber se vale a pena ou não! Grato pelo norte! EDIT: Eu voltarei atualizando com mais informações na medida que vou avançando. E espero fechar este tópico com final feliz!
  9. Boa tarde pessoal! Devido ao "uso nichado" que faço do computador acabei tendo que navegar entre diversas BIOS regravando várias vezes até encontrar uma BIOS que suprisse corretamente parte meu uso diário do computador. INTRODUÇÃO Trabalho bastante com tecnologias de ponta que começaram a emergir pro mercado de consumidores finais a pouco tempo, entretanto no dia a dia tem que se lidar com alguns problemas vez ou outra pois novamente é algo relativamente novo pra este mercado. Mais conhecido por virtualização Tipo 1 faço uso diário de programas como QEMU sistemas operacionais baseados em Linux, Proxmox e todas estas coisas relacionadas a virtualização. Diferente do virtual box ou outros produtos como VMWare Workstation, virtualização tipo 1 funciona de forma totalmente diferente com possibilidade de passar hardware real como SSDs NVMe, placas de vídeo e etc pra máquinas virtuais perdendo de 3% a 10% de desempenho no máximo a depender do trabalho a ser executado. Como não sou gamer exigente essa perda pra mim é irrisória e por isso prefiro usar o computador desta forma. Consigo usar MacOS, Linux, Windows, ChromeOS com um click do mouse sem ter de reiniciar o PC. A escolha de peças que fiz 2 anos atŕas não envelheceu muito bem e ainda por cima não serviu os propósitos corretamente tendo problemas vez ou outra. COMPONENTES Antes vou lhes informar qual os componentes do computador: Ryzen 7 2700x rodando com offset(undervolt) de -0.75mv 4x8GB (32GB) memória RAM rodando a 2666Mhz RX 580 8GB (Original da Gigabyte) ASRock B450M Steel Legend Fonte Corsair CX 430 HDD 1TB Seagate 5900RPM SSD Lexar 256GB GT 740 no Slot PCI-E Secundário (Conectado ao Chipset da placa-mãe por isso roda a PCI-E 2.0 x4) OBS.: A GT 740 não era usada ao mesmo tempo que a RX 580. PROBLEMA O problema foi que ao seguir um tutorial desatualizado de downgrade de BIOS para AM4 acabei me deparando com problemas no meio do processo e após um erro inesperado a placa-mãe não deu mais vídeo infelizmente. É eu sei errei feio! 1º - Por tentar fazer downgrade de BIOS em placa-mãe sem flashback 2º - Por seguir um tutorial desatualizado sem ler os comentários antes Felizmente a placa-mãe não tem outros problemas. Todos os problemas que enfrentei durante o uso eram puramente coisas da AMD e suas AGESA bugadas. Pra um uso tão nichado como o meu este tipo de problema é mais que comum ao menos pra usuários AMD. Por isso eu necessitava do Downgrade. PROBLEMA 2? A grande icognita agora é como lidar com tudo isso? Uma vez que não tenho referência alguma de assistência confiável ou técnico de confiança pra realizar este serviço. Ainda não pesquisei aos meus arredores mas já precisei de um serviço deste anteriormente e queriam me cobrar R$270,00 pra realização do serviço. Isso se não danificarem a placa no processo ou roubarem componentes prática comum em assistências. Será que consigo bom preço nesta B450M Steel Legend pra tentar comprar uma B350 ou X470/X370 de qualidade pra ter melhor compatibilidade com meu processador que apesar de já defasado me quebrava um bom galho! Outra opção talvez seria tentar comprar estes Kits Xeon da China. Que apesar de muito baratos tem qualidade duvidosa. Porém me serviriam como uma luva já que desempenho em jogos não são minha prioridade mais. Enfim, Agradeço a todos os que se comprometerem a me ajudar! E peço desculpas pelo imenso texto
  10. Grato a todos pelas respostas! Irei comprar outra fonte assim que receber meu pagamento.
  11. @rodrigo.dcvieira Obrigado pelas dicas! acabei descobrindo o que fazia as tensões baixarem e o computador reiniciar periodicamente sem motivo aparente. Bom o cabo de 24 pinos da fonte ficou bastante tempo dobrado de mau jeito no meu projeto de gabinete podendo assim ter danificado os cabos e posteriormente apresentando um mau contato ou fuga de corrente. Infelizmente estou sem grana pra comprar uma fonte de qualidade, e está bem difícil encontrar fontes boas num preço bom ultimamente restando apenas fontes de procedência duvidosa. Como não mexo muito no gabinete por hora dá pra usar na posição que deixei o cabo da fonte, mas já estou com alerta ativado e irei continuar procurando uma boa fonte. Devo receber no mês 10, se tudo der certo e daí talvez consigo comprar uma fonte substituta. Grato pela atenção, e peço desculpas pela demora na resposta. Pois estava verificando tudo!
  12. Olá! @Game_Hard Você comentou em um tópico antigo meu, e eu resolvi te ajudar, afinal, o problema foi comigo sendo assim consigo lhe dar instruções precisas do que passei. Então vamos lá: O problema que tive tinha haver com alta densidade de memória e processadores antigos como de Socket 775(Core 2 Duo, Core 2 Quad) que ainda não tinha este suporte. Eram muito poucas as placas que tinham suporte a DDR3 sendo assim pode-se dizer que estávamos na virada do DDR2 pro DDR3 e portanto o suporte não era tão amplo. Colocando num contexto mais atual, é como se eu tivesse comprado uma placa-mãe como dos Ryzen de 1ª geração(Ryzen 5 1400, Ryzen 7 1700 e etc...) O suporte a DDR4 rápidas não era tão comum nesta época o suporte era bem limitado também. Um exemplo ainda melhor seria o recente Socket AM5 com DDR5, que apesar do desempenho, alto custo e todas essas nuances suporte a DDR5 não é lá tão bom e tem rendido problemas pontuais em ambas plataformas Intel e AMD. O ponto é transição entre gerações sempre é problemática e este NÃO É O SEU CASO! Pois como você mesmo citou, você possuí um Ryzen de 3ª geração, logo restam algumas hipóteses pra tentar solucionar o seu problema: RAM RAM com defeito RAM incompatível com a placa-mãe placa-mãe com defeito CPU com defeito Você não citou detalhes importantes dificultando o diagnóstico remoto: Modelo da placa-mãe Modelo da memória RAM Se foi feita atualização de BIOS Se a placa-mãe é nova Se o setup é novo Se já funcionava antes Algumas dicas baseado no que você nos forneceu: APU Ryzen é muito sensível ao tipo de memória RAM justamente pelo fato de a placa-mãe fazer uso da RAM como memória de vídeo. Logo não é qualquer DDR4 que irá funcionar Fonte genérica danificam o computador a longo prazo. Sugiro a troca por uma de qualidade, pois apesar de não estar diretamente ligado ao problema atual pode acarretar coisa pior a curto ou a longo prazo Se o setup for novo verifique a compatibilidade da RAM com a placa-mãe e do processador com a BIOS instalada. Placas mãe costumam vir de fábrica com BIOS antigas, podendo gerar incompatibilidades. O mais claro a se fazer é trocar a RAM pra fins de teste e só então considerar as outras hipóteses. Não sei se já resolveu o problema, mas esta é minha contribuição!
  13. @rodrigo.dcvieira Obrigado por sua rápida resposta! Eu a li de madrugada, porém estava muito cansado pra responder. Então vamos lá: Eu sempre olho de tempos em tempos, no Linux inclusive tem ferramentas pra avisar com notificações na interface gráfica quando o Disco está apresentando defeitos. Porém desta vez eu deixei desativado aí só percebi depois quando já não conseguia acessar os arquivos. Mas não perdi absolutamente nada importante, só jogos da Steam que havia instalado pela máquina virtual. Então nada pra se preocupar por aqui. A saúde dos outros discos(O HDD e o SSD) está OK, inclusive conforme o CrystalDiskInfo (Testado no HirensBoot). Observação: O HDD apresenta um erro antigo no SMART, mas é pelo fato que comprei um HDD recondicionado em loja física sem saber. Logo ele chegou com 3 anos de uso e erro no SMART acusando que ele trabalhou em altas temperaturas. Sempre que o PC desliga sozinho e o terceiro HDD(O com Bad block) está conectado todas as tensões sofrem perda considerável. Porém ao voltar do crash, entro na BIOS e está lá o 3.3v em rodando 2.7v subindo novamente pra 2.8v lentamente. Estou citando a 3.3v porque é a mais afetada, as outras também ficam bem abaixo, mas não tenho os números exatos pra te falar. Assim que removi esse HDD com Bad block as tensões voltaram ao normal. Muito estranho pra ser coincidência! Estou rodando jogos pesados no meu tempo livre pra tentar ver se consigo capturar outro crash da máquina Bom, eu perco espaço apenas e usabilidade. Já que utilizo só pra colocar arquivos grandes (~100GB+ por arquivo que vão expandindo ao poucos). Desempenho nem tanto, pois esses arquivos apesar de grandes não tem tanta utilidade a longo prazo. Logo se eu perder com aconteceu, posso conseguir novamente. Entretanto isso limita o número de máquinas virtuais teste que posso ter, então o impacto parece pequeno mas até que é considerável Porém a pergunta que não quer se calar. Pode um disco rígido causar baixas tensões a placa-mãe e consequentemente crashes constantes na máquina mesmo sem utilizar o disco como disco principal do sistema? Comprando um SSD NVMe e outro M2 Sata resolveria o problema de armazenamento de vez? Ou será que teria que trocar a fonte junto? Até porque o meu bolso não está me ajudando muito rsrsrs EDIT: Tem um fato que eu de fato me esqueci, como a fonte está bem velha, 2 dos 4 conectores de energia SATA estão estragados. Logo só posso usar dois discos SATA ou um disco e um leitor de CD(por exemplo, eu não uso isso mais rsrsrs). Logo estava utilizando os discos extras com adaptador molex pra SATA. Pode isso interferir também? Grato pela atenção! EDIT: Foto antes e depois das tensões ANTES: DEPOIS:
  14. Boa noite pessoal! Tudo certo com todos? Espero que sim! Estou com uma fonte da Corsair CX430 que comprei na antiga Balão da Informática a quase ~10 anos atrás. Entretanto recentemente a a mais ou menos 1 ano ou ano e meio o computador começou a apresentar alguns defeitos que devem apontar para a fonte. - Reinicio inesperado em jogos pesados - tensões baixas Estou com certo receio de continuar utilizando a fonte, pois o componente mais antigo que tenho hoje na máquina é esta fonte. Todavia, encontrei uma luz quando retirei meu 2º HDD. Tenho 1 SSD Sata e 2 HDs Sata também. Após alguns trancos e barrancos percebi que esse HDD de 500GB está com 5 bad blocks, e toda vez que o PC reiniciava sozinho eu ia até a BIOS e na tensões informadas na BIOS percebi que o o 3.3v estava sempre muito baixo, Por volta de 2.82. Logo que tirei o HDD todas as tensões estabilizaram mais próximas do que deve ser de fato. 12v com ~11.721v 3.3v com ~3.288v 5v com ~4.926v O problema que ao retirar esse HDD perco 500GB e apesar de ser um disco rígido(considerando por muitos coisa do passado) para o uso que dou pra ele acabo tendo grande impacto na usabilidade da máquina. Agora o dilema: SSD ou Fonte nova? Armazenamento maior ou ganho zero? Tenho receio de comprar outra fonte e continuar com problemas de tensões ou coisa pior perder parte da usabilidade da máquina. Me considero usuário de Linux Intermediário e apesar de conhecer ferramentas para Linux que ajudam a aferir as temperaturas e tensões não são tão intuitivas e precisas como no Windows. Com baixa carga nunca vi isso ocorrer! Então como no Linux não tem muitos jogos pesados pra se jogar ou instalar com facilidade fico com a corda no pescoço tentando testar sem ter como. Consigo instalar o Windows em Hypervisor tipo 1 (QEMU) e jogar por lá com -3% de desempenho comparado a uma instalação bare metal(direto na máquina), porém perco todo o monitoramento já que não é possível monitorar tensões dentro da VM. Agradeço desde já a todos os que envolverem no meu tópico. Grato! Meu PC: - Ryzen 7 2700x sem overclock nem undervolt - RX 580 8GB Gigabyte (Original) - Placa-mãe ASRock B450M Steel Legend - 32GB RAM rodando a 2666Mhz (Corsair 2x8GB 3000Mhz + 2x8GB Cuso 3000Mhz) - SSD 240GB Lexar - HDD 1TB Valeu!
  15. @Marcelo_gs Compreendo perfeitamente! Mas se eu for pegar outra fonte quero pegar uma de 600W-650W pra cima pra ter 2 Conectores PCI-E. Pois, quando utilizava a RX 580 e a GT 740 a GT 740 em especifico era conectada a fonte por meio de adaptador Molex pra PCI-E. Por mais básica que a GT 740 seja, meu modelo EVGA precisa de conector extra de energia de 6 Pinos. Deve se perguntar porque raios preciso de duas GPUs? A resposta é bem simples, não uso o computador instalando o sistema direto no HDD/SSD, eu virtualizo tudo com Linux e a Tecnologia KVM(Kernel Virtual Machine) deixando tudo isolado, seguro e o mais importante flexível. Flexibilidade é o mais importante pra mim, pois testo muitos sistemas e poder instalar por exemplo o Windows 11 sem ter que mexer nada no meu particionamento perdendo 2% a 5% de desempenho no CPU pra mim é um baita negocio. Por isso uma segunda GPU ajuda demais, mesmo rodando em x4 no segundo Slot. Pensei recentemente em trocar essa GT 740 por uma GT 1030 devido a 1030 não precisar de conector extra, e ela me serviria como uma luva. Consequentemente o investimento na fonte inicialmente na fonte seria mais caro, pra praticamente 0 ganho extra. @rodrigo.dcvieira Troquei uma R9 270 por uma RX 580 recentemente, fiz o ultimo pagamento agora mesmo. Ou seja a RX 580 será minha GPU por um bom tempo ainda. Vou estudar melhor esta história, com calma até porque a fonte tá ficando velinha. Ano que vem ela faz 10 anos de idade! Fora que ela já me deu problema de superaquecimento porque montei cooler de forma incorreta na penúltima limpeza. Pode acompanhar isto neste tópico. Por um lado posso ter um baita upgrade de armazenamento, mas por outro posso ficar sem PC da noite pro dia devido a idade da fonte! Vou dar uma pesquisada em ambos, até porque fonte tá em falta principalmente estas mais fortes. Agradeço a todos pelas opiniões!
  16. Tenho uma fonte da Corsair de modelo CX 430, e tive a infelicidade de quebrar 2 dos 4 conectores SATA que a fonte possuí limitando drasticamente meu armazenamento. A fonte tem ~9 anos de idade e não tem me dado problemas até então. Meu setup hoje tem as seguintes configurações: - Ryzen 7 2700x sem overclock nem undervolt - RX 580 8GB Gigabyte - placa-mãe B450M Steel Legend - 32GB RAM (Corsair 2x8GB 3000Mhz + 2x8GB Cuso 3000Mhz) - SSD 240GB da Lexar pra Máquinas Virtuais - HDD 1TB pra Máquinas Virtuais e outro de 150 GB só pro Linux Anteriormente eu utilizava 2 GPUs sendo a outra uma GT 740 no slot de baixo só pra Minecraft. Removi a GT 740 do sistema recentemente após o incidente dos cabos SATA e tive que substituir a alimentação do HDD de 150GB por um adaptador Molex pra Sata que inclusive já está me causando problemas. O ideal mesmo seria comprar os dois, uma fonte nova e o NVMe. Mas infelizmente a grana tá super curta e tenho que escolher entre os dois no momento. E se de um lado ganho um armazenamento mais rápido e posso remover HD ou SSD do meu sistema atual do outro mantenho tudo como está e troco apenas a fonte. Penso em colocar um SSD NVMe e posteriormente SSD M.2 Sata(no segundo Slot) Eliminando assim os HDDs da jogada. Num futuro não muito distante pretendo compra um outro PC, provavelmente Xeon ou Intel Core, para usar como servidor de arquivos localmente entre outro serviços que uso só na minha rede local, então se eu comprasse uma nova fonte agora a CX 430 ficaria parada um bom tempo sem uso. Decisão difícil essa, porém sei que vocês me ajudarão a decidir. Desde já agradeço fortemente!
  17. Finalmente agora posso finalizar o tópico com uma solução definitiva! Recentemente adquiri uma RX 580 Original da Gigabyte(Versão 2304 Stream Processors) e meu computador começou a desligar mais frequentemente, e sempre que eu entrava na BIOS as tensões estavam cada vez mais baixas. Bom venho voltar com o veredito: O problema é que a fonte estava superaquecendo Isso mesmo, a fonte estava superaquecendo por problemas na refrigeração da mesma. Da outra vez que limpei a fonte pois os fans faziam extremo barulho(devido a excesso de poeira) acredito que inverti senão o fan da fonte um pedaço de plástico que cobre metade do fan. Eu coloquei esse pedaço de plástico cobrindo a parte que era pra ser resfriada pelo FAN da fonte, causando um superaquecimento e consequentemente perda em todas tensões. Problema foi resolvido com uma limpeza superficial com Spray de AR Comprimido e pincel no FAN da fonte. Depois disso as tensões voltaram ao normal e o computador não desligou mais sozinho! Obrigado a todos que se empenharam no tópico! Resolvido!
  18. @Lucas RicciPassando para atualizar uma última vez. Consegui arrumar a ventoinha de vez, mas curiosamente a outra, a da direita, começou a apresentar o mesmo problema. Acredito que isso tem haver com os parafusos das ventoinhas. Por algum motivo eles parecem não estarem apertando a ventoinha corretamente fazendo com que um lado da fan tenha mais peso que o outro o que resulta em uma trepidação da fan como um todo. Deixei a ventoinha da direita um pouco mais solta e troquei um dos seus parafusos pra tenta equilibrar as pás, pois os parafusos originais estavam soltando sozinhos mesmo após apertar. Pra resolver o problema da outra fan, a da esquerda, eu abrir ela completamente e lubrifiquei com óleo de máquina. Após colocar os parafusos não tive mais problemas com esta. Enfim numa próxima limpeza trato da fan da direita melhor, já que só percebi depois de remontei tudo. Atualmente as fans não fazem barulho, só quando saem do 0 RPM(Recurso onde as FANS ficam paradas até os 50º C da placa) pois elas arrancam com certa força. Depois o barulho fica bem suave, sem aquele tec tec tec de antes. Obrigado!
  19. @Lucas Ricci Passando pra atualizar que consegui abrir a placa, não precisei desmontar ela toda como eu temia. Precisei apenas desparafusar a carcaça de plástico que vai em cima do dissipador e então as 2 ventoinhas saem. Tenho noticia boa e ruim. A boa é que a placa está fazendo muito menos ruido que antes, e a ruim é que mesmo após essa manutenção acredito que esse fan esquerdo tá nas últimas. Ele trepida muito, felizmente na China o Kit de Fans é barato. Vou considerar a comprar depois. Muito obrigado! Caso tenha algo extra a adicionar por favor pode me falar. Do contrário fecharei o tópico. Obrigado mais uma vez!
  20. @Lucas Ricci Obrigado por sua rápida resposta! Como eu disse, as fans já foram substituidas antes da compra. Ele trocou e acredito que não testou ou usou pouco. Inclusive as mesmas estão super limpas, com aparência de novas mesmo. Mas agradeço a dica!
  21. Boa tarde Pessoal do CDH! Como estão as coisas? Espero que bem! Eu estou com um problema que acredito ser bem fácil de resolver, entretanto resolvi pedir ajudar porque caso eu espane algum parafuso ou coisa do tipo será bem complicado de arrumar. Comprei uma RX 580 da Gigabyte 8GB de um Colega meu, inclusive é difícil de acreditar, mas ela nunca foi usada em mineração. Ele comprou na Kabum a um bom tempo antes dos dois booms de mineração e agora após um UP pra uma RTX 3060 ele me vendeu sua placa. Enfim, o problema é o que está no titulo, mas gostaria de dar um pouco mais de detalhes e esclarecer alguns fatos: - É possível ver claramente que a FAN da Esquerda, o que faz ruído, está levemente "mais solto" do que o direito. O que me faz pensar que pode ser ele pode estar faltando parafuso ou com parafuso mal apertado. Não sei se isso é possível, pois pesquisando no YT vi que essas RX 580 tem diversas formas de trocar as fans, e acredito que este modelo meu da Gigabyte parece não precisa abrir a placa completamente pra realizar essa manutenção. - Esse meu amigo que me vendeu a placa de disse que trocou as FANs antes de me vender, o que abre mais um alerta pra parafusos pouco apertados - Qual chave Phillips devo comprar pra abrir a placa? Apesar de mexer com Informática já a algum tempo, as chaves que tenho não serviram nesta placa. Um amigo meu deve me emprestar um Kit de Chaves ainda hoje pra tentar olhar isso, mas vou precisar comprar uma chave desta de um jeito ou de outro. - Quando o deixo o gabinete deitado a FAN chega até a parar de funcionar, e faz mais ruido ainda. - Deixei o PC em pé ao invés de deitado e agora após algum tempo de uso, o ruído diminiu bastante mas não parou. Não joguei nada pesado na placa ainda, só Minecraft e Euro Truck Simulator 2 e o desempenho está muito bom, pra os jogos em questão, logo acredito que mesmo com esta FAN do jeito que está não estou tendo problemas com temperatura. O modelo da placa de vídeo é este(Link do TechPowerUP). Modelo indêntico mesmo O resto do meu PC: Ryzen 7 2700x em Stock 32GB | 4x8GB DDR4 Rodando a 2666mhz B450M Steel Legend Fonte Corsair CX 430 com potencia de 430W 2 FANs exaustores | Um na tampa do gabinete e outro na traseira 3 HDD Sata e 1 SSD Sata Placa de Rede Extra Realtek de 100 Megabits Desde já agradeço o suporte! Cumprimentos!
  22. Não vou ficar com essa R9 270 por muito mais tempo, pretendo comprar já no ano que vem uma RX 6800(não XT) ou uma RTX 3070 assim que terminar meus estudos independentes e conseguir um emprego na minha área. Logo caso eu compre uma fonte agora, tenho que pensar neste futuro não tão distante. Do contrário teria que comprar outra fonte no ano que vem junto com a nova placa de vídeo. Ainda não pesquisei a fundo sobre a fonte indicada, e não sei sei quantos conectores de PCI-E a RX 6800 e a RTX 3070 pedem. Vou ter que estudar esse assunto mais a fundo, antes de decidir isso. A marca "Gamemax" faz boas fontes? Pergunto pois já vi muitos Youtubers(que aparentemente não entendem muito de fontes) recomendando as fontes dessa marca e pelo preço e número de vendas das mesmas em lojas sérias de peças de computador fico a pensar se essas fontes são mesmo tudo isso ou se são apenas "aceitáveis". Não gosto de marcas com "Game" no nome, passa a impressão que querem atender a um publico só
  23. @Pepse Obrigado pelo seu comentário! Será que meus componentes estão em risco devido a idade da fonte? Se for o caso vou priorizar a compra da fonte ao invés da placa de vídeo. Porque esse negócio de fonte de alimentação é algo que tem que fica cuidando se não tu perde todo o PC, como já vi em casos mais extremos. Não sei se neste fórum se pode sugerir marcas de componentes(vulgo indicar), até porque as fontes Corsair estão bem caras a meu ver e como entraram várias outras marcas depois de todo esse tempo eu estou meio perdido. Eu sempre olho o Teclab antes de comprar esse tipo de coisa mas de repente tem alguma outra fonte custo beneficio que o Teclab não testou ainda e seja um fonte com bons componentes talvez eu considere a compra. Se pudesse me nortear neste sentido eu ficaria grato! Valeu!
  24. Falando em Windows 7, eu esqueci de um unico detalhe. Na hora de instalar o Ventoy no pendrive escolha MBR para a tabela de partições. Você abre o executável do Ventoy e na interface você vai em Option > Partition Style > MBR Do contrário o Pendrive não vai bootar. Desmarque também Secure Boot Support no menu Option. Boa sorte! Qualqer coisa dá o papo
  25. @xKira7 O mais indicado pra voltar ao Windows é o sistema de arquivos NTFS e não FAT32. FAT32 é um sistema de arquivos apenas pra dispositivos removíveis ou unidades FLASH como Pendrives e etc. Faça o seguinte. Primeiramente faça backup dos arquivos existentes no seu Linux Mint que suponho que ainda esteja instalado na máquina em questão, logo após instale o Ventoy(*) em algum Pendrive de 8GB ou mais e adicione ao Pendrive já com o Ventoy instalado a ISO do Windows e uma ISO do Gparted Live. Dessa forma você reboota o PC, insere o pendrive com o Ventoy com as Isos indicadas e abre o gparted live primeiro, altera o formato das partições necessárias e com o HD "zerado" volta ao Ventoy, boota pelo Windows e instala. Tem uma forma "mais fácil" de fazer isso apenas com o Pendrive/CD-DVD do Windows, mas isso envolveria zerar todas as partições do HD e também alguns comandos no CMD. Me diga caso a opção do Ventoy não se aplique ao seu caso, aí posso lhe ajudar descrever com mais detalhes essa segunda alternativa. (*)Ventoy é uma ferramenta pra Multiboot. Basicamente com ele você pode ter várias ISOS do Windows, Linux, FreeBSD e etc tudo usando apenas um Pendrive. Vale a pena dar um olhada nesse projeto. OBS: Ignore esses "sabe tudo" que vivem tirando sarro dos mais leigos. Se quiser ajuda pra Linux sugiro que procure outro fórum

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...