Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

N0IZE

Membro Júnior
  • Posts

    19
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Moro em um daqueles prédios antigos que não possui aterramento mas possui para-raios. Se for instalado um DR, eu ficaria protegido contra choques elétricos? Grato.
  2. Podem me sugerir um monitor entre 23" - 24" com conexão HDMI ou Display Port para ser utilizado como segunda tela? Segunda tela será utilizada para assistir streams, spotify, leitura e etc. Obrigado!
  3. Entendi. Eu não deveria ter dito "100%", deveria ter dito: "a máxima proteção possível/disponível". Muito obrigado a todos que ajudaram, e em especial ao Ricardov!
  4. Certo. Por curiosidade, se um chuveiro com resistência blindada oferece maior segurança porque a água não entra em contato com a resistência, por que há a necessidade de um aterramento, DR e DPS para estar 100% seguro?
  5. Aquele disjuntor de 20 que você viu na foto do quadro, é exclusivo para o chuveiro. Os 10mm para um aterramento TN-C, eu comentei porque li em sites sobre elétrica, que a norma exige essa bitola. Daí nesse novo chuveiro, o que faço com o fio terra?
  6. Considerando toda essa situação (talvez tenha o aterramento TN-C, mas mesmo que tenha, os fios não são de 10mm), o que seria menos pior ao instalar esse chuveiro com resistência blindada? Conecto o fio terra dele no neutro, ou deixo o terra isolado e desconectado? Porque em um futuro incerto, infelizmente, eu não vou poder fazer essas coisas que você me sugeriu. Obrigado pela atenção e paciência.
  7. Demorei, mas consegui algumas fotos. Postei as mesmas no Imgur. Segue o link: https://imgur.com/a/He0qMkc
  8. Eu compreendo que sem informações limita o tipo de ajuda. Eu fui atrás dessas informações com o síndico, subsíndico e alguns funcionários do prédio. E muito infelizmente eu não consegui quase nada relevante. E até por isso eu nem conto com a possibilidade de ter um aterramento (embora o subsíndico tenha dito aquilo sobre um aterramento TN-C), e vim aqui perguntar, considerando essa situação que descrevi ao longo do tópico, se ao instalar esse chuveiro com resistência blindada, devo conectar o terra dele no neutro ou deixo o terra isolado e desconectado?
  9. Certo, eu vou esta semana instalar um chuveiro eletrônico com resistência blindada e, vou deixar o fio terra dele isolado/desconectado, pois eu acho que não tenho aterramento disponível no meu apartamento. Apesar de um morador antigo e que já foi síndico, ter me dito que o prédio possui um aterramento TN-C, e eu poderia conectar o terra do chuveiro no neutro, desde que a bitola fosse 10mm. Se eu for levar em consideração essas informações que ele me passou: eu nem tenho certeza se tem mesmo o aterramento TN-C, é um dos piores tipos de aterramento, a bitola dos fios que vem do medidor até o disjuntor no quadro do apartamento é de 6mm (velhos e rígidos), do disjuntor ao chuveiro 6mm também (novos e maleáveis). Então mesmo que tivesse esse tipo de aterramento, eu ainda não teria os requisitos mínimos de 10mm para tal e, este tipo de aterramento com tudo correto, oferece perigo se o neutro se romper. Portanto, considerando todas essas informações, a falta delas e limitações financeiras. Nestas condições, devo instalar o chuveiro de resistência blindada com o terra do mesmo isolado e desconectado, ao invés de conectar o terra no neutro? Visando desta forma reduzir riscos.
  10. E o que acontece em uma instalação (monofásica) de chuveiro sem aterramento, com o fio terra do chuveiro isolado/desconectado, e o neutro é interrompido?
  11. Então as melhores opções que eu tenho (considerando que não tenho opções de aterramento) são: chuveiro com resistência blindada (instalado com o fio terra isolado e desconectado) e o IDR?
  12. Então o chuveiro de resistência blindada seria a melhor opção que eu tenho, pois não tenho aterramento disponível neste prédio antigo. E sim, já verifiquei nos quadros de energia geral do prédio e também perguntei para o pessoal que faz de tudo aqui no prédio, eles falaram que os quadros de energia são da época da construção do prédio e não possuem aterramento, além de serem monofásicos e 220v. Sou de Brasília.
  13. Considerando que não é seguro utilizar um chuveiro elétrico sem aterramento e, eu moro em um prédio que não possui opções de aterramento. A opção menos pior, seria comprar um chuveiro com resistência blindada e deixar o fio terra isolado e desconectado? Ao invés de conectá-lo ao neutro, como muitos fazem. Se for proibido postar sobre chuveiros elétricos neste fórum, me perdoem. Obrigado pela atenção!
  14. N0IZE

    Adaptadores

    Poderiam me indicar alguma loja e marca de um cabo 10A 250V 1250W de qualidade?
  15. N0IZE

    Adaptadores

    Um adaptador do "padrão americano/3 pinos" para o "padrão brasileiro atual/3 pinos" conectado ao cabo de força de um monitor a um clamper. Pode causar problemas?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...