Prezado Gabriel,
desculpe, mas honestamente nada do que disse é novidade. Basta somar dois mais dois. O próprio pessoal do facebook deixa isso claro (ou entrelinhas) em suas palestras.
Mas o objetivo da minha resposta não é defender ou culpar a rede de Zuckerberg: o problema das páginas de conteúdos e fóruns específicos são outros. Não é que as pessoas não tenham paciência (e isso também ocorre) conforme você citou, mas certas perguntas precisamos da resposta pra ontem; algumas equipes de sites especializados simplesmente não respondem à sua dúvida, enviada pelo "fale conosco", por exemplo; normalmente alguns sites contam com cadastros enfadonhos, que perguntam coisas sem relevância para o "assinante", pois querem colher informações para oferecer produtos e serviços; como você mesmo disse, os sites vivem de receita de anúncios (contados pelo pageview), porém eles também têm anúncios em excesso que irritam e até mesmo fazem com que você desista da leitura, pois te apresenta um "banner" com difícil localização do famigerado "fechar".
Ora, respeito o seu raciocínio e lógica da coisa, até porque entendo assim também, ocorre que os sites de conteúdos trabalham da mesma forma e, como vivemos num mundo capitalista, é a lei do mais forte. Neste caso, da maior receita.
Abraço.
Alberto