Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DarkSyrius

Membro Pleno
  • Posts

    48
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

18

2 Seguidores

  1. MOD BIOS para XEON e a IMP31 Agora algumas imagens dentro do Sistema (Windows 7): Tanto o AIDA64, CPU-Z e o Sistema reconhecem os 4 núcleos, o clock correto de 3.0 GHz e o processador em si: Podem verificar que é realmente a PEGATRON/DIGITRON IPM31 com BIOS comum 0303 com o XEON E5450: Aqui pode-se ver que as Temperaturas são exibidas normalmente, mas reparem também a falta do VT-x e do SSE4.1 nas instruções do processador: Por fim, eu acredito que é uma boa opção para quem não quer gastar muito e ter um desempenho a mais e sem a real necessidade de realizar o MOD BIOS - a menos que você realmente precise a virtualização e do SSE4.1. Espero ter ajudado a esclarecer mais esse ponto referente a essa Placa-Mãe IPM31. Qualquer dúvida é só postar! Muito obrigado a todos!
  2. MOD BIOS para XEON e a IMP31 Bom, vou aproveitar o tópico e ressuscitar o assunto dos processadores Xeon socket 771 adaptados para o socket 755, como o das nossas IPM31. Muito se falou, um dos usuários demonstrou que realmente funciona sem a necessidade do MOD BIOS - o qual estava disponibilizado apenas num fórum que se tem que pagar pra baixar ou por vendedores do Mercado Livre. Pois bem, como ressuscitei minha velha guerreira IPM31 e tinha um Xeon E5450 que utilizei com outra placa-mãe, resolvi tirar a dúvida e o veredito é: Xeon funcionam normalmente sem MOD BIOS na IPM31 - mas tem ressalvas! As ressalvas são que o processador não trabalhará com aplicações que utilizem virtualização (VT-x) ou o suporte a SSE4.1, de resto, aparentemente, funciona normalmente! Então se você quer utilizar um processador XEON 771 modificado para o socket 775 nessa placa-mãe IPM31, pode ir sem maiores problemas sem a necessidade de MOD BIOS! Eu testei especificamente para o XEON E5450 e funcionou normalmente, sem maiores problemas! Seguem imagens do POST e do BIOS: Post mostra normalmente o XEON, sem alertas de BIOS Update: As especificações dos processador estão corretas, lembrando que o multiplicador dever se o máximo - 9 nesse caso para o clock correto do processador! Aqui mostra apenas dois núcleos, mas isso acontece também com os Core2Quad: Por fim, uma anomalia na leitura da temperatura da CPU, contudo, dentro do sistema, as temperaturas são mostradas normalmente:
  3. @Hyroshima E aí, tudo bem? Antes de mais nada eu gostaria de te agradecer pelas dicas com o gravador CH341A! Comprei o meu pelo Shopee e demorou cerca de um mês para chegar. Chegou essa semana e logo testei para ver se estava funcionando e estava tudo certo! Pesquisei sobre gravação no tipo de chip dessa placa-mãe, para referência o Chip de BIOS da IPM31 é o MX 25L4005apc 12g. Coloquei na gravadora, segui os passos do vídeo acima. Reconheceu, limpei os dados e gravei a ROM normalmente! Agora minha placa está viva! It's Alive Again!!! Muito obrigado mesmo! Quem tiver necessidade de regravação pode investir nesse gravador que é bem fácil de usar e fácil de gravar e, pelo visto, os chips 24 e 25 são bem padrão para essas placas-mãe socket 775!
  4. Olá de novo, gostaria de me desculpar pela demora na resposta, pois não fui notificado no e-mail... Então, consegui adquirir um gravador destes e estou esperando chegar, espero que funcione direitinho para ambas as placas-mãe... As X99 são do tipo soldado mesmo, mas não precisa fazer a dessolda, é só usar uma garrinha ou jacaré que vem com o kit do gravador. Já para o chip DIP da IPM31, ele solta da placa e tem que ser encaixado, como mostrado no vídeo. Muito obrigado pelas dicas, são de grande valia! Quando chegar o gravador eu volto para falar se deu certo ou não e, caso dê certinho, vou tentar fazer o BIOS mod para Xeon, muita gente está atrás e ninguém sabe se funciona ou não e, os poucos locais que achei o arquivo, tem que pagar ou não existe mais! Forte abraço e, mais uma vez, muito obrigado! Um vídeo bom e em português sobre os chips e a gravação das X99 é esse aqui: Esse carinha é bem legal e me ajudou muito a montar o kit x99!
  5. @Hyroshima Olá, tudo bem? Muito obrigado pela rápida resposta e bem completa! Então, eu estou de olho para comprar esse gravador para usar em Placas-Mães chinesas X99, mas não tinha achado em lugar algum que esses gravadores CH341A poderiam ser usados para esse tipo de chip de BIOS da Digitron, já que se não me engano, é outro tipo, DIP - eu não entendo muito dessas parte de eletrônica! hehehehe Pelo vídeo acho que são chips desse tipo 24xx. Eu ia pegar do Aliexpress, estou esperando uma promoção. Se servir para ambas vai ser muito bom! Pelo menos garanto para poder recuperar as BIOS das X99 e poder ressuscitar minha IPM31! Eu achei esse aqui no Shopee completo por 70 reais: https://shopee.com.br/product/191507555/7214181056?smtt=0.0.9 Muito obrigado pela informação! Abraço e tudo de bom!
  6. @Hyroshima Olá, tudo bem? Nossa, isso eu nunca tinha visto de Cooler de CPU continuar girando mesmo com o computador desligado - só ligado na força! E muito bom que você compartilhou a informação conosco, muito obrigado! Pode ajudar quem tiver o mesmo problema. E, se você puder ajudar, me interessou essa gravador de eeprom, se você puder compartilhar preço e link pra compra ficaria muito grato, já que a minha IPM31 está parada porque eu ferrei o BIOS dela e não encontrei um gravador barato para ressuscitá-la! Muito obrigado pela ajuda! Tudo de bom!
  7. Olá a todos, como estão? Aproveitando a deixa para falar que a minha CX750M está funcionando normalmente há 3 meses já e sem problemas, lembrando que o lote é o com "71" e foi comprada, também, na Kabum - e, por sorte, não explodiu! hehehe Eita piadinha... Bom, está segurando de boa um Xeon X99, então para mim, realmente este lote está funcionando como deve! Se aparecerem quaisquer problemas eu volto a postar. Quem estiver em dúvida, pelo menos para mim, esta fonte está segura para compra e sem problemas!
  8. @Titanius Putz, que azar hein!? Mas você testou com outro processador? A minha liga, mas fica bipando sem parar, também não dá vídeo e nem faz mais nada! Agora o jeito é regravar o BIOS. è uma coisa, para alguns dá certo, para outros não! Eu também tive que trocar de placa-mãe e peguei uma Asus P5K SE e o Xeon funcionou de boa com Mod BIOS - que achei pronto! heheheh Mas, digamos, que apesar de tudo, o problema foi resolvido, né!? Abraços e boa sorte!
  9. @Titanius Olá, tudo bem? Então, eu tentei fazer o BIOS mod, essa placa-mãe é AMI, mas, infelizmente, não deu certo para mim e acabou ferrando o BIOS... Então veja certinho como fazer e não deixe entradas duplicadas no arquivo de BIOS, acho que foi isso que deu problema para mim! Você verá que o espaço para essa BIOS é limitado e você terá que eliminar algumas entradas - geralmente dos Pentium 4, isso está tudo explicado no site. Como o @santos97 já te ajudou melhor do que eu, apenas posso te desejar boa sorte e, caso precise de algo, é só perguntar! Boa sorte e dando certo, relate seu caso! Tudo de bom!
  10. @Titanius Não pude te ajudar no outro tópico, mas, felizmente outro usuário pode! Fico muito contente que tenha dado certo com ele, e espero que dê com você também! Eu vou ter que regravar meu BIOS, então não poderia testar e nem te explicar melhor! Mas boa sorte, e dando certo, nos relato o feito! Abraços e tudo de bom! @santos97 Olá, tudo bem? Muito obrigado por compartilhar sua experiência com a gente! Se não se importar irei colocar o link deste tópico no tópico principal da IPM31! Muito obrigado!
  11. @Lucas Ourique Realmente nada de novo. Só precisei atualizar para que a minha reconhecesse 4GB de RAM, antes só funcionava com um pente de 2GB. Mas se você estiver com tudo certo no PC, não há necessidade de atualizar! ********************************************************************************************************************************************************************************************* Olá Pessoal! Para quem tiver interesse, nosso colega @santos97 acrescentou um MOD BIOS para o Xeon X5450 com esta placa-mãe. Quem tiver interesse, segue o tópico com um vídeo de ajuda para quem se interessar em modificar: Lembrando que é um processo que pode danificar sua BIOS, então façam com clareza e certeza e por sua conta e risco! Não foi testada por mim, então não posso dar qualquer opinião, porém, segundo o usuário, funcionou para ele! Abraços!
  12. @Titanius Olá tudo bem? Então, é bom ter certeza que a Placa-Mãe seja a mesma. Se está escrito na placa e ela tem o mesmo desenho, já é mais certeza, mas SÓ ATUALIZE A BIOS SE NECESSÁRIO! Você está tendo algum tipo de problema? Se estiver tudo certo não é necessário mexer no Bios. No seu caso deve ser uma Bios modificada pela Itautec, por isso tem versão diferente. Se quiser e puder, disponibilize essa versão aqui no fórum. Agora quanto ao Xeon E5450 é uma boa opção, mas acredito ser necessário Mod Bios para esta placa, já que apenas um usuário confirmou o funcionamento e não usou mod Bois, mas fico com o pé atrás! hahahahah Eu, particularmente, tentei fazer o Mod Bios e estraguei minha Placa. Agora só quando conseguir regravar ou trocar o chip vou poder testar o Xeon nela e postar aqui no tópico. Em todo caso, se você quiser adquirir o processador e testar, não há problema algum, só lembrando de comprar já modificado para o Socket 775. Boa sorte e tudo de bom!
  13. @Carlos Johnnes Dourado Sobrinho Olá, tudo bem? Acho que nem ajudei tanto assim! heheheh Mas se atente o Q8400 é um Core2Quad, já o E8400 é um Core2Duo! Em todo caso, é como te falei, o Q8400 funcionou muito bem - apesar de não ser suportado oficialmente! Agora é só você escolher! Qualquer coisa estamos aqui para ajudar! Mande relatos do seu sucesso! @Felipe Ruschel Oi, tudo bom? Desculpe pela demora em responder o tópico, pois também tive que trocar minha fonte e fiquei sem PC - e no cel é ruim de responder. Mas ainda bem que você resolveu o problema! Geralmente desligamentos abruptos é causa da fonte. Sempre é bom ir fazendo os testes colocando item por item, como expliquei neste mesmo tópico. Um exemplo é que mexi no computador pra limpar, quando liguei tudo de novo, ligava, mas não bipava, nem nada... achei que tivesse colocado os conectores do gabinete errado, mas antes de tirar tudo de novo, removi as memórias e liguei. Pronto, o PC bipou! Coloquei todos os pentes e funcionou normalmente! Pode parecer besteira, mas salva vidas! Nessa placa eu usei por muito tempo uma fonte genérica, até que ela começou a cheirar queimado e... queimou realmente! hehehehe Mas estranho isso, pois não é um sistema que exija muito - apesar dos 95W do processador. E pelo visto sua VGA não consome tanto... Eu usava muito com essa placa uma GT 440 DDR3 - pau a pau com a sua aí! hehehehe Bom, se está resolvido, ÓTIMO! Boa sorte, qualquer coisa é só chamar aqui!
  14. Eu também adquiri uma Corsair CX750M, chegou ontem... estou testando e nada até agora! hehehehe O Lote é o com 71... vou deixar na imagem. Como venho de um produto bomba C3 Tech 5060v que usei por mais de 10 anos em diversas plataformas, começando no Pentium 4, acho que tive sorte demais! (https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/teste-da-fonte-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-c3tech-dsa-5060v-r35124/) E nunca deu problema! Vamos ver se vou ser sortudo com essa aqui ou vai explodir! O bom é que eles tem que cumprir a garantia de 5 anos! A outra nem 3 meses acho que tinha... Eu precisava de algo mais potente pra um Xeon e placa de vídeo mais moderna, já tinha visto algo no Teclab e depois vi por aqui... Mas agora já danou-se! É esperar pra ver! É uma situação realmente estranha, acredito que uma empresa do porte da Corsair deveria executar um Recall! E, acredito, também, que em caso de dano em outros componentes, eles é que têm que ser responsabilizados! Qualquer novidade - espero que não tenha - eu volto aqui! Boa sorte e abraços a todos!
  15. @Carlos Johnnes Dourado Sobrinho Olá, tudo bem? Bom, você tem que seguir no manual - que não explica muito.O chipset que ela possui é o chipset Intel G31. Os programas como o CPU-Z mostram assim mesmo, acho que pela similaridade entre os chipsets. Se você vir minhas respostas anteriores verá que escrevi que essa placa-mãe NÃO é para suportar processadores de 45nm, o suporte´e limitado aos de 65nm. Contudo, várias pessoas, como as deste tópico, possuem um Q8400, eu mesmo o tenho e funcionou perfeitamente, mesmo sendo um processador de 45nm. Então deve ser por isso que você afirma que esse Chipset não suportaria um Q9400, acredito eu. O Q6600 é um bom processador, muita gente o usa para overclock, coisa que essa placa-mãe não suporta - a menos que você faça um esquema que muda o barramento do processador de 1066 para 1333! Aí ele pula de 2.4Ghz para 3.0Ghz, chama-se tape mod (você coloca uma fita num dos contatos do processador): https://adrenaline.com.br/forum/threads/como-fazer-overclock-no-intel-quad-core-q6600-2-4ghz-para-3-0ghz.637990/ Claro que com isso você terá um aumento do consumo e de calor, e o Q6600 tem um TDP de 105W contra 95W dos Q8400 e Q9400, então tenha um bom cooler, caso queira fazer isso. Já o Q8400 de 2.66Ghz é certeza - ou quase, já que sua placa-mãe é semelhante, então não te dou 100% de certeza, mas deve funcionar! O Q9400 é parecido, só tem mais memória cache, o que é bom! Se o Q8400 funciona, esse vai também! Agora vai de preço, se ambos estiverem num valor parecido vai no Q9400, pois acredito que o Q6600 deva estar mais caro por esse fator "Overclock". Não sei se esclareci muito, mas espero ter ajudado. Se quiser, poste umas fotos do CPU-z e da sua Placa-mãe.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...