Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luis RJ

Membro Júnior
  • Posts

    17
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por Luis RJ

  1. Veja como e importante que sua tomada de três vias mesmo que não tenhas aterramento..  Tendo uma tomada e consequentemente um plug de 3 vias, como o plug do filtro e, e tendo sua tomada da parede a correta polarização, fase no lugar do fase, neutro no lugar do neutro e terra no lugar do terra, ao desligar seu filtro de linha você acaba tirando dele o fio fase e nunca o fio neutro, que de um modo ou de outro esta referenciado ao aterramento la na entrada de energia.   (la debaixo do relógio de entrada da energia, do contador, o fio neutro se liga a um aterramento obrigatório na sua instalação elétrica)

    Surtos no modo comum se efetivamente não encontrarem um aterramento por não teres um instalado, acabam usando o fio neutro para absorção dessa energia do surto..  Desse modo, estando tudo de acordo, tomada de 3 vias, tanto faz a chave de seu filtro estar  ligada ou desligada o neutro sempre estará presente em seu filtro de linha aportando a segurança de quase um aterramento...

     

    A proteção em modo diferencial ofertada pelo filtro de linha só se manifestara se a chave desse filtro estiver ligada. Se ela não estiver ligada o filtro não poderá agir mas tambem nao conseguira chegar em seus equipamentos..

     

    Surto em modo diferencial na linha telefônica fica difícil de se imaginar, a central telefônica teria de ficar louca .... Teria de ser uma tensão elevada entre os fios dessa linha entre um fio e outro..

     

    Entendido e sua explicação me fez lembrar do padrão de aterramente TN-S.

    Muito elucidativo, obrigado!

    • Curtir 1
  2. Essas duas fiações, diferentemente da fiacão de energia, dificilmente apresentam surtos em modo diferencial, isto é, entre os dois fios ou entre o núcleo e a malha, no caso do cabo de antena. Basicamente então a proteção para os mesmos é mais focada em surtos de modo comum, entre a fiação e o terra.

    Assim sendo é necessário que se tenha aterramento para bem resolver a proteção para essas duas linhas. Tem ai duas considerações a fazer:

    1) Mesmo não sendo comum, pode acontecer, é raro mas pode, surto de modo diferencial, principalmente na linha telefônica..

    2) A proteção para linha telefônica costuma ter elemento série, de proteção, fusível ou PTC. Eu ligaria a mesma mesmo sem ter aterramento..

    Olha, sem aterramento essas proteções de telefone e antena, acho que funcionam mais ou menos como homeopatia. Se bem não fizer, mal também não fará... Não vejo contra indicação.

    Para melhorar, só com aterramento.. Não tem outro milagre não..

     

    faller, entendo que no caso de RJ 11 e cabo coaxial as proteções são basicamente para surtos em modo comum, quase nada em modo diferencial.

    Eu tenho um FHT-1200 aqui em casa que uso no PC e também não tenho aterramento nas tomadas.

     

    Algumas dúvidas surgiram:

     

    1) A proteção e filtragem das tomadas tomadas elétricas atuam (funcionam) só quando o filtro está com a chave ligada?

    2) As opções de telefone e CABLE é só para proteção de surtos, não tem nada de filtragem? Essas funcionam com a chave ligada ou desligada?

    3) De que forma poderia acontecer surtos em modo diferencial na linha telefônica?

    • Curtir 1
  3. Vai depender dos equipamentos. Uma fonte de PC com PFC ativo podes calcular como se fosse fator de potência um mesmo..

     

    faller,

     

    Na verdade não pretendo usá-lo no PC, para o PC já possuo um UPSAI FHT-1200.

     

    Pretendo utilizar esse filtro de linha na sala, a princípio ligando de cara esses aparelhos abaixo simultâneamente:

     

    TV - 250 W
    Decodificador net - 40W
    HT - 350W
    Telefone sem fio - 4W
    BR-Player - 20W
    Ventilador circulador - 130W
     
    Só no somatório dessas 6 tomadas o consumo já excederia os 762W limitados pela chave liga/desliga de 6A, portanto se tiveres e puder adaptar uma de 10A realmente será de grande valia.
     
    Fora as outras 4 tomadas livres que acabaria ligando mais algumas coisas eventualmente.
     
    Abraços
    • Curtir 1
  4. Sim e não. A única variável que seria possível considerar seria a potencia mas essa e limitada pela chave liga/desliga, cujo limite e de 6 Amperes. Portanto ali. com aquela chave liga/desliga vais poder usar o mesmo com uma demanda de ate 127V x 6A = 762 VA's

    Poderia considerar a troca da chave ou verificar se possuo alguma chave de 10 Amperes que alí caiba. Tem de ver..

    Quanto a proteção térmica dos varistores essa tolera até 10 Amperes e sua abertura se dá por temperatura e não por corrente.

    Quanto às proteções, colocarei o que de melhor tenho em mãos..

     

    Ok, entendi.

    Por inexperiência achei que a tensão de entrada afetasse vários dos componentes internos.

    De fato seria mais interessante usar uma chave liga/desliga com capacidade de ligar com uma corrente maior, como essa de 10 A que você citou, pois tendo 10 tomadas, a ideia é ligar vários eletroeletrônicos nele, protegendo e filtrando assim uma série de equipamentos.

     

    762 VA's eu posso assumir que o fator de potência aqui da rede elétrica é 1 ou é mais correto assumir 0,92?

    Pergunto isso pra eu fazer um cálculo aproximado de quantos Watts poderia dispor se a chave for de 6 A e se for de 10 A.

    • Curtir 1
  5. faller,

     

    Fiquei pensando aqui, como lhe disse que tinha interesse em adquirir o filtro Pure Energy e dissestes que iria fazer o mod e após isso publicar o passo-a-passo no fórum, não seria interessante eu lhe passar alguns dados sobre qual seria minha demanda para você poder dimensionar os elementos (varistores, fusíveis, etc) com maior quantidade de dados e consequentemente melhor precisão, uma proteção específica para o meu perfil de uso?

     

    Abraço...

    • Curtir 1
  6. Faller, tudo bem?

    Tentei entrar em contato via mensagem mas não consegui.

     

    Conforme você indicou na sua análise do Filtro de linha Pure Energy, estou entrando em contato pois tenho interesse em adquirir o filtro de linha citado após você trabalhar em cima dele adicionando os elementos necessários a fim de que ele se torne um bom filtro e protetor contra surtos.
     
    Muito boa essa sua iniciativa e invejável de modo que nem lucro queres obter com isso, apenas por gostares do que faz mesmo. Muito bacana da sua parte!
     
    Enfim, tenho real interesse, ok?
    Assim que tiver tempo e terminar esse projeto, não deixe de entrar em contato para acertarmos os detalhes, isso se alguém já não chegou antes de mim com interesse.
     
    De fato o filtro tem uma boa capacidade para um mod, devido ao espaço generoso em seu gabinete.
     
    Continue com o ótimo trabalho, leio todas as suas análises!
     
    PS: minha rede aqui no RJ é 127 V, se puderes colocar varistores da ordem de 150~175 V, ficaria muito agradecido.
     
    Grande abraço,
     
    Luis
    • Curtir 1
  7. @alexandre.mbm, o próprio fabricante MarGirius em seu catálogo, diz que os seus produtos MG-4100 e MG-4200 são exatamente iguais, mudando apenas a tensão de operação, tal como faz a UPSAI com o modelo FHT-1200, mas essa não troca letra nenhuma.

     

    Digamos que, em termos de proteção e filtragem, seja de fato o mesmo produto internamente, fiz uma boa escolha custo/benefício? 

    • Curtir 1
  8. Esse tópico já me ajudou bastante no passado quando comprei um UPSAI FHT-1200, ainda no padrão antigo de tomadas (comprei um dos últimos disponíveis desse formato), funciona perfeitamente até hoje.

     

    Pois bem, estava precisando de mais 3 filtros de linha, moro no rio de janeiro e por aqui a Light (distribuidora de energia) fornece tensão em 127 V, é o nosso padrão.

     

    Após uma passeada pelos modelos, abrindo cada um dos testes, optei pelo Clone F8 Plus 01087, mas logo descobri que ele estava em falta no mercado, como preveu o faller.

     

    Procurei muito por esse modelo online, sem sucesso, só achei na tal da Jonb e em outra loja que nem telefone tem no site, e nem responde meus e-mails.

     

    Pensei em fazer o meu próprio filtro de linha ou melhorar algum, mas o que me desanima é a falta de tempo pra isso, queria comprar uma proteção já razoável.

     

    Como queria obter 3 filtros, optar por uma proteção da clamper, por exemplo, ficaria mais pesado pro meu bolso e não estava disposto a pagar por isso.

     

    Sendo assim, optei pelo irmão de um filtro já analisado aqui, o MarGirius MG-4200 (220 V), porém comprei a versão em 127 V, o MarGirius MG-4100.

     

    O que acham da escolha, vai ser razoável?

     

    Meu uso será nos televisores e receptores de TV a cabo aqui de casa, pois queria acabar de uma vez por todas com o famigerado consumo proveniente do stand-by desses aparelhos. Os meus receptores da NET (Tv a cabo) esquentam bastante mesmo em stand-by, o que considero um absurdo. Então, a princípio queria apenas qualquer filtro de linha com botão liga/desliga, mas depois pensei melhor e me pus a pesquisar, pois já que iria adquirir um produto, não custava nada pesquisar por um melhor que filtrasse alguma coisa e protegesse também contra surtos.

    Só que quando me coloquei a pesquisar, vi que as únicas opções disponíveis e mais encontradas no mercado eram as da clamper ou o modelo da UPSAI que já possuo no PC, mas todos fora da faixa de custo que queria ter com essa aquisição.

     

    Até que encontrei nos MarGirius uma boa relação custo/benefício e decidi ir neles, creio que a versão de 127 V (MG-4100) seja irmã quase que gêmea do modelo analisado aqui pelo faller, o MG-4200, o que vocês acham?

    • Curtir 1

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!