Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antonio12Junior

Membro Júnior
  • Posts

    12
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Olá pessoal, O tópico é de 2017, então, infelizmente, acabei não conseguindo reparar a placa, apesar de todos os esforços, ela continuou a não ligar e por isso virou lixo eletrônico. Agradeço a ajuda de todos, e inclusive fica ai o tópico como dica pra quem mais precisar. Na época tentei esses valores no lugar,inclusive outros valores também, mas de nada adiantou, a placa não ligou. Acredito que o dano tenha atingido os CI's também, inviabilizando o conserto. Lembro de ter trocado o opto-acoplador, além de um diodo ali perto do trafo do secundário, que estava com uma leitura ruim. Energize e meça as tensões ali no conector, na própria placa têm um gabarito com os valores dela. veja quais estão presentes - ou faltando - a partir dai dá pra ir tentando isolar o defeito.
  2. Olá amigos, Ganhei um monitor LG W2243C, que não funciona. Desmontando o mesmo,percebo logo uma pequena explosão na placa da fonte, que logo retirei para melhor visualização. A fonte é da Delta ,modelo DPS-25GP, e ai começam meus problemas, já que não encontro o esquema da mesma. Na fonte, explodiram - levando até a trilha, como mostra a foto, dois capacitores, C108 e C109, ambos SMD,que consegui ver pela foto de outra fonte igual que encontrei na internet, postado abaixo. Mas que sem esquema, não tenho como saber seu valor. Aprofundando mais, dei uma olhada no CI que está próximo, que é o DM0465R, para tentar a partir do seu datasheet / circuito comum de aplicação, descobrir o valor dos capacitores. No entanto, esses capacitores não aparecem em nenhuma aplicação deste CI. O mais próximo da resolução que encontrei foi um esquema da fonte Delta modelo DPS-25EP- esquema- , que é muito semelhante a minha, mas não apresenta os benditos capacitores! Existiria então, a partir do circuito, uma forma de encontrar esses valores? P.S. Na placa,por enquanto,só encontrei defeituoso o fusível de entrada, e os dois capacitores explodidos. Estou me preocupando em descobrir primeiro o valor dos capacitores, para ai partir para a resolução do problema (porquê explodiram). P.S.2. Nas fotos estão retirados para teste o CI, o fusível (queimado) e a ponte de retificação. Agradeço desde já.
  3. Olá a todos, Primeiramente, perdão pela demora em atualizar o tópico, muita correria nesse fim de ano. O problema da placa foi resolvido pela troca do TOP (novamente) dessa vez tendo êxito, a fonte ligou normal e conseguiu ligar o projetor. Portanto, encontrar esse CI original ou mesmo um que funcione é realmente uma loteria. Aproveito também para deixar a seguinte dica em relação ao projetor em questão,o Benq MP515 , que é também verificar o cabo flat do color wheels, que se mal conectado ou com defeito impede o projetor de ligar. Passei por esse probleminha e quase começo a desconfiar da fonte novamente. No mais, agradeço a ajuda e pode fechar o tópico.
  4. Infelizmente! Comprei 3 CI's destes, todos falsos, mesmo alguns idênticos ao "original". Cada vez mais difícil encontrar no mercado componentes de qualidade.
  5. Verifiquei os mais próximos, estão todos ok. Parece que esse CI é muito ruim de encontrar original, e qualquer coisinha faz o mesmo queimar ou deixar de funcionar. Olhei outros componentes maiores ao redor e também estão ok. Aguardando o novo CI chegar para mais testes.
  6. Faiscou quando passei a ponteira do multímetro próximo dos contatos. Bobeira minha! A alta tensão "pulou". Por isso acho que danifiquei o TOP, que era o componente mais próximo e tem a parte de trás de metal.
  7. A saída da fonte para a placa principal são por pinos, então quando desmonta já fica separada automaticamente. Coloquei o TOP246YN que recebi da internet, aparentemente funcionou a parte da alta tensão, mas ao verificar houve um faiscamento na saída de alta que fica logo ao lado do TOP e aparentemente ele queimou. Ainda tentei substitui-lo por um TOP247YN que pelo datasheet parece ser compatível, mas ainda sim sem tensão no secundário. Encomendei mais dois TOP246 pela internet, estou aguardando a chegada destes para novos testes. Se ainda sim não funcionar, terei que desistir de reparar a mesma. @Bcpetronzio, será se compensaria olhar os componentes do primário, tipo a ponte retificadora e os transistores de potência, a procura de alguma falha? Att
  8. Olá, O CI TOP256yn chegou, e realmente agora sim é original, percebe-se pela marcação e o tom da tinta. Coloquei-o no lugar, mas ainda sim sem tensão na saida da fonte. Aparentemente, ela começou a oscilar a parte da alta tensão, que alimenta a lâmpada, pois na saída encontro os 600 volts que vão para a placa da lâmpada. No entanto, nada das tensões de 12 e 5 volts que eu deveria encontrar nos pinos que alimentam a placa principal. Cheguei a trocar os capacitores da saída, alguns resistores maiores e aquele diodo zener que cito no primeiro post, mas ainda sim nada. Aqui têm o esquema da placa ( https://www.manualslib.com/manual/824773/Benq-Mp515.html?page=18#manual ) , mas ainda sim não consegui isolar o defeito. No aguardo de sugestões e obrigado desde já.
  9. No teste, estão bons. Conduzem em um sentido, no outro não. Estou aguardando a chegada do TOP256yn que diz ser "original" para colocar e continuar os testes. Obrigado desde já.
  10. Todos o que testei - fora da placa - conduzem em um sentido, dando valores entre 600~800 no multímetro, e não conduzem no sentido contrário. Pelo jeito, estão bons. O método também se aplica a diodos zener? Li sobre medir em escala de resistência, mas não entendi muito como fazer..
  11. @Bcpetronzio, Sim, me atentei, inclusive vou comprar outro para substitui-lo, esse ai é o mesmo da placa que havia retirado para teste. Estou aguardando também a chegada de um novo CI TOP que comprei pela internet que diz ser original. Refiz algumas soldas que pareciam frias, pelo visto essa placa esquenta muito quando operante. Existe algum método de testar esses diodos smd's com multímetro digital?
  12. Olá amigos, Tenho aqui um projetor Benq MS-515 e o mesmo ligava e depois de uns minutos desligava, até que um dia liguei, deu uma pequena explosão e não ligou mais. Desmontei-o, e, ao olhar a placa da fonte do mesmo, notei o CI TOP256YN rachado. Como li aqui, esse parece ser um defeito recorrente nessas fontes. Fui até a eletrônica e comprei um novo CI, fazendo a substituição do mesmo, mas o projetor não ligou. Lendo mais, descubro que muitos desses CI's são falsificados, então novamente compro outro CI, em outra eletrônica diferente da primeira, e substituo na placa, ainda assim, não ligou. Assim, continuei a procurar outros componentes defeituosos, cheguei a retirar alguns diodos para teste, mas não encontrei nada fora do normal. Ao alimentar a placa, na saída para a placa da lampada temos em torno de 600 volts, o que me parece que o primário está funcionando. Segue fotos da placa e espero que alguém possa me dar alguma dica para conseguir reparar a bendita placa... PS. Tive que fazer um jumper ao soldar o novo TOP. a trilha tinha se soltado. O diodo soldei por baixo somente para teste, depois retornarei a posição original.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...