Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Grimnakk

Membro Pleno
  • Posts

    23
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @diogoprata É porque eu queria ter certeza que o problema era com a placa de vídeo e não com outro componente para evitar perder tempo e dinheiro devolvedo só pra receber a mesma peça de volta porque o problema vinha daqui. Mas estou cada vez mais convencido de que o problema é realmente na GPU. Sobre retirar a placa de vídeo, eu já tentei, mas é difícil testar a estabilidade do sistema, pois os jogos nem ao menos abrem se eu estiver usando a onboard, e não há desligamentos durante o uso de aplicações leves tanto com ou sem a placa de vídeo.
  2. @Ronito Junior Pensei que poderia ter sido isso, também, mas sem sucesso. Reinstalei os drivers e até formatei meu computador recentemente, mas sem resultados. @linkzera Não, mas uso um filtro de linha.
  3. @linkzera Sim, ele está atualmente entre 36-38°C e nunca excede 60°C em load. Sobre a memória, eu acho que faz um tempo que eu não a tenha retirado dos slots da placa-mãe. Acha que passar uma borracha no barramento dela ajudaria a identificar um possível problema?
  4. Boa tarde, Clube do Hardware. Comprei uma placa de vídeo XFX RX 560 há alguns meses e andei me deparando com problemas de desligamento durante seu uso em jogos, após passado um tempo, aparentemente, aleatório. Vou tentar especificar o problema da melhor forma que eu puder. Efetuei testes com os jogos Fable Anniversary, Guilty Gear Xrd Revelator, The Witcher 3 e Blazblue Central Fiction; tendo ocasionado desligamentos nos três primeiros jogos, mas não no Blazblue (talvez isso seja pertinente ao problema, visto que este é o mais leve dos jogos testados). Os desligamentos são típicos de superaquecimento: tela em cor sólida, loop do som dos últimos segundos antes do desligamento, seguido de reinicialização automática do sistema. No entanto, estive monitorando a temperatura durante todo o tempo de uso a partir do programa MSI Afterburner e esta, definitivamente, não atigingiu pontos críticos em momento algum, com placa de vídeo e processador (Phenom II X4 965) sempre abaixo de 60°C. Minha RX 560, por configuração de fábica, tem seu core clock em 1196 MHz e memory clock em 1500 MHz, mas após eu diminuí-los para 1024 MHz e 1499 MHz respectivamente, também usando o MSI Afterburner, os desligamentos cessaram em praticamente todos os meus jogos, exceto pelo The Witcher 3, e estive usando a placa dessa forma e evitando jogar esse jogo, por enquanto, pois queria ter certeza que o problema não era de outras peças, antes de contatar a garantia da placa de vídeo. Ontem, no entanto, instalei minha nova fonte (Corsair CX 550) em substituição de uma OCZ 500W Modstream e retornei os clocks para a configuração padrão, culminando em outro desligamento, durante uso no jogo Guilty Gear. Minha dúvida é: esse tipo de desligamento pode ter outra causa, que não seja a placa de vídeo, para que eu possa estar invocando sua garantia com o vendedor? É provável que outra peça esteja defeituosa mesmo após ter confirmado estabilidade no sistema com a redução dos clocks da placa de vídeo? Obrigado.
  5. Perdão pela demora para responder e agradeço pelas respostas dadas. Já estou com a fonte em uso.
  6. Perdão pelo typo. Certo, entendi. Só algumas outras dúvidas, os 75W adicionais são por causa dos 2 pinos a mais ou eu posso utilizar esse cabo na minha placa de vídeo com entrada para 6 pinos e ter os 150W? Eu sei que uma RX560 não usa tudo isso, mas se o problema for falta de potência, eu queria ter certeza que a CX550 conseguiria resolver.
  7. @RS Faria Obrigado pela resposta rápida. No entanto, não entendi muito bem essa do cabo PCI ser limitado a 150 watts. Não existem fontes que pedem mais que isso para funcionarem?
  8. Boa tarde, Clube do Hardware. Estou com uma certa dúvida sobre a saída de 12v dessa fonte, imagino que algum usuário consiga me ajudar. Pelo que vi, essa fonte possui 2 conectores de 12v, um de 6 e outro de 6+2 pinos. Minha dúvida é se a potência da saída de 12v é dividida entre os dois cabos, pois minha atual fonte (OCZ 500W ModXStream) dispõe dessa configuração, e imagino que seja isso o que está me causando alguns problemas de desligamento. Resumindo: a saída 12v da minha fonte OCZ dispõe de 432 watts de potência ao todo, mas cada um dos cabos disponibiliza somente metade disso, 216 watts. Quero saber se a Corsair CX550 também divide a potência entre os dois cabos, ou não.
  9. Ah sim, esqueci de dizer que aparecem alguns dead pixels quando a placa de vídeo está plugada, mas, somente na tela de boot. Não tem nada do tipo quando o Windows inicia: artefatos, dead pixels, etc. Vou listar o resto do hardware: MOBO Gigabyte 78LMT-S2A AMD Phenom II X4 965 BE 2x RAM 4GB DDR3-1333 Kingston HD Seagate 1TB e Samsung 500GB
  10. CdH, bom dia. Recentemente, tive uns desligamentos inesperados no computador enquanto jogava, ocasionando um sound loop, uma imagem destorcida na tela e, eventualmente, uma reiniciada. Logo que religuei o computador, notei pontos pretos na tela de boot, e então, o computador já não mais prosseguia à tela de login do Windows. Abri o gabinete, testei os pentes de memória, mas sem resultado. Deduzi que o problema seria na placa de vídeo e tentei ligar o computador com o vídeo onboard da placa-mãe e, vòilá, o computador voltava à vida. Ainda tenho dúvidas se o problema não é no barramento PCI da placa-mãe, pois essa não seria a primeira vez que eu teria dores de cabeça com ela. Procurando soluções, vi usuários citando a possibilidade do problema estar na fonte não distribuindo energia suficiente para a placa, então, para testar a tensão, pluguei a VGA novamente e a bastarda funcionou! O problema é que ela só funciona enquanto eu não não utilizar o driver dela, mas sim o driver de vídeo onboard. A placa de vídeo é uma AMD R7 265 da Sapphire e a fonte é uma OCZ 500W. Suponho que enquanto a placa estiver nesse baixo estado de uso, a fonte continue suprindo a energia, mas uma vez que o computador volte pra resolução original (1440 x 900), ela já não mais consiga. Vou anexar as informações do Everest e do GPU-Z.
  11. Entendido. Era só pra checar o limite mesmo. Vou manter essa configuração até que sejam realmente necessários 8GB de RAM. Valeu! Agradeço, também, ao braconius, por ter simplificado um bocado de coisas sobre a fonte ali acima. Não explodir o PC é o que importa, a final de contas!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...