Boa noite pessoal!
Nunca fui de me importar muito com gráficos, e por ter 4 filhos, andei bem defasado nos jogos para pc (hahaha). Mas recentemente voltei a jogar, e resolvi trocar minha velha 8600GT por uma um pouco melhor. Como não faço questão de ultra, e nem estou desesperado para jogar watch_dogs, peguei uma Gigabyte GTX 550 ti 1Gb 192 bits. Recebi a placa hoje de manhã, e estou até agora tentando fazê-la dar sinal de video. Pesquisei bastante antes de postar aqui, tentado usar as dicas de pessoas que passaram pelo mesmo problema que eu. (cheguei até a página 28 deste tópico antes de resolver postar). Minha configuração é a seguinte:
Modelo Lenovo H520g
i3 3220 (Ivy Bridge) @3.30Ghz
mobo 90A3A9P (aparentemente da própria lenovo, não consegui descobrir a marca da fabricante mesmo olhando na placa)
6Gb Ram DDR3 1 de 4Gb e 1 de 2Gb, tudo pc3-12800
HD de 500Gb
Win 8 64bits
Essa especificação é a de fábrica, sendo que o pc foi comprado a menos de 6 meses.
Fora isso, troquei há 2 dias a fonte original por uma Corsair CX430 (indica 80 plus bronze na caixa)
Até hoje estava usando a geforce 8600gt sem problemas, já com a CX430 instalada, que comprei justamente por causa da 550 ti que estava para chegar, comprada na Kabum.
Espetei a 550ti e sim, pluguei o cabo de pinos na placa (só pra deixar claro). Liguei o pc e ele não apresentou sinal de video através da placa. Voltei o monitor pro video onboard e o sistema estava rodando normalmente. O cooler da 550ti está funcionando normalmente. Como meu monitor só tem entrada VGA, peguei um adaptador DMI/VGA achando que poderia ser problema da saida VGA e voltei o monitor para a placa, mas também não deu sinal.
Voltei para a onboard (tudo isso sem reiniciar o pc) e verifiquei no gpu-z, cpu-z e no gerenciador de dispositivos, mas a placa não existe para eles, apenas a Intel HD Graphics da mobo.
Comecei a pesquisar em forums e no suporte da Lenovo (graças ao Brasil x Camarões o atendimento ao cliente do Kabum não estava funcionando ) e comecei a testar algumas soluções sugeridas para pessoas que tiveram o mesmo problema. Foram elas:
Setar na Bios o video principal para a PCI: Minha Bios apresenta as opções AUTO, PCG e ICG. Lembrando que a 550ti não exibia sequer a tela de boot, ví que estava com a opção AUTO. Mudei para PCG, salvei e troquei o cabo do monitor para a 550ti enquanto bootava. Continuou o mesmo problema. Voltei para a onboard e voltei ao setup, e a opção AUTO estava marcada novamente, provavelmente por não ter detectado a placa externa. No forum do suporte da Lenovo foi sugerido também deixar habilitado a opção CMS (ou seria EMS? não me lembro agora ) no boot, além de desabilitar o secure boot. Mesmo assim, não resolveu.
CLR CMOS: Apesar de não entender muito, vi que algumas pessoas tiveram sucesso ao fazer esse processo. Tentei os 2, pelo jumper e removendo a bateria. Nenhuma mudança.
Voltei a testar a 8600GT com medo de ter danificado a entrada PCI-E, e a placa deu sinal normalmente. Apesar de já estar rodando a placa antiga, fiz uma limpeza no slot pci-e e com a borracha nos contatos da 550, mas se fosse esse o problema eu estaria feliz
Voltei a 550ti para o pc, e usando a onboard, removi os drivers da nvidia, que tinha atualizado recentemente, e fiz o download da nova versão. Mas obviamente, como o pc não reconhece a placa, o instalador do driver não identificou e não instalou nada. Agora estou rodando o pc apenas com os drivers da intel onboard que vieram instalados de fábrica. Vale lembrar que testei a 550 em um outro pc rodando phenom II x4 (creio que seja um 2800. a mobo é um clone da ASRock, mas não me recordo o modelo exato.) Este phenom tem uma fonte seventeam de 450W (não me recordo o modelo exato) já fazendo um pouco de barulho, então não garanto que esteja entregando toda a potência. Esse segundo pc roda uma geforce 210 na pci-e normalmente, então o slot pci dele está ok. Ao trocar a 210 pela 550ti tive exatamente os mesmos problemas. sistema roda sem sinal de video, que só dá sinal pela onboard. Também fiz os ajustes na Bios para usar a PCI como video primário. E esse é o ponto em que estou. Espero que seja algum detalhe que não reparei, mas em todo o caso abri um pedido no kabum e espero a resposta amanhã para poder proceder, se necessário, com a garantia antes que se passem os 7 dias.
A única sugestão que não segui é atualizar a BIOS. Lí que talvez algumas placas não lidem bem com PCI 2.0, mas como não entendo tanto do assunto preferí não arriscar o update da BIOS sem alguma indicação positiva dos mestres daqui Alguém me dá uma luz? Não acredito que seja a fonte. A 550 pede 400W nas informações da caixa, e como não uso mais nada que puxe a fonte, deveria ser o suficiente. Arrisco o update da BIOS? Não tenho outra máquina para testar, já que moro em uma chácara afastada do centro da cidade (Campinas/SP), e a solução seria levar a placa em alguma especializada para dar uma olhada, mas fico com medo de estourar o prazo dos 7 dias do Kabum. Espero que mesmo se tratando de uma placa não atual eu consiga alguma resposta, já que o CdH sempre foi o salvador da pátria Abraços!