Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

kernex

Membro Júnior
  • Posts

    13
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. @Isadora Ferraz Agradeço seu comentário
  2. Eu aprecio sua resposta, mas nessa etapa eu já tenho o algoritmo pronto, o problema principal mesmo é na etapa antes do comparador, eu preciso "escalar" o sinal.
  3. Obrigado pela resposta detalhada MOR_AL, mas então cara, a ideia é detectar descargas elétricas entre 20 e 30 km e estimar a distância. Eu estou utilizando um PIC12F675 pra detectar os picos com o comparador dele, e então o módulo ADC pra estimar a intensidade do raios, com isso eu crio uma tabela puramente estatística para estimar a distância da descarga. O problema principal que eu estou enfrentando é a "escala" dos sinais que entra no comparador. Eu configurei o comparador pra utilizar tensão de referência interna que vai de 0 a ~2000mV (deixei em 1200mV). Mas o sinal que entra fica oscilando entra 1500 e 2500mV. Eu tentei abaixar o valor R4 pra colocar o transistor em corte, mas parece que os sinais dos raios ficaram bastante atenuados. Como eu faço pra baixar a amplitude do sinal? Ele fica oscilando entre 1500 e 2500mV, como eu faço pra ele oscilar, por exemplo, entre 0 e 1000mV, assim eu configuro o comparador com referencia interna entre 1200mV, ai qualquer ruído que tiver mais que essa tensão, ele ativa o comparador. Desde já agradeço. OBS.: A segunda imagem (do osciloscópio) possui os ruídos causados por um raio a cerca de 7km captados com esse circuito.
  4. Olá Daniel, então cara, a tensão é 3.3V não simétrica, eu só usei essas tensões ai pra ilustrar. Se eu colocar um diodo ai em serie com o capacitor de acoplamento, ele corta pela metade o sinal? Por isso eu tenho essa dúvida também sobre qual o range de sinal que vai sair no C4, se é entre positivo e negativo ou se é sempre positivo.
  5. Boa tarde pessoal, a minha dúvida talvez seja um pouco complexa, mas espero que alguém que manja de eletrônica analógica possa me ajudar. Eu estou tentando elaborar um detector de raios utilizando 2 estágios de amplificação e 1 comparador, no entanto estou tendo problemas. Eu realizei alguns testes na protoboard mas quando montei o circuito final, não obtive os resultados esperados. A ideia por trás do detector é a seguinte: O sinal vindo pela antena passa por um filtro de 300 khz e logo entra em dois estágios de amplificação, e então o sinal entra num comparador. Se o sinal vindo for maior que 1200 mV o comparador emite um sinal lógico indicando um raio. Abaixo é o circuito contendo o filtro mais a amplificação. A minha primeira dúvida é a seguinte: o sinal que sai em C4 vai possuir sinais entre, por exemplo, -2V e +2V ou vai ser entre 0V e 4V? A minha segunda dúvida é: Como eu faço para polarizar os transistores para que os estágio de amplificação corta o sinal pela metade e deixe-o entre 0 e 4V, como na imagem abaixo? Mais uma outra pergunta: o sinal que sai diretamente de C4 entra no comparador, é correto isso? ou eu preciso remover esse capacitor? Agradeço desde já quem me responder.
  6. Qual é a fórmula para calcular e simular o PWM em uma porta? Sem fazer o uso de temporizadores, mas sim só com delays?
  7. Então cara, se você tiver usando o MikroC, ele possui uma biblioteca de USB que facilita a troca de dados entre o PIC e o dongle. A partir dai você pode estudar a especificação do bluetooth pra fazer a comunicação. A pilha do bluetooth trabalha em cima de comandos HCI. Dá uma olha nesse link com a especificação: https://www.bluetooth.org/docman/handlers/downloaddoc.ashx?doc_id=41266 explica tudo o que você deve fazer. E aqui a lista completa de comandos HCI que você pode enviar pelo USB: http://www.lisha.ufsc.br/teaching/shi/ine5346-2003-1/work/bluetooth/hci_commands.html Abraços.
  8. Cara, interessante isso, eu já tinha tentando reproduzir som pelo PIC por pwm, mas desse modo eu não tinha imaginado. Obrigado pelo esclarecimento.
  9. Qual PIC está usando? O 18f4550 por exemplo, possui interface USB em uns de seus pinos, e no caso você teria que escrever um driver usb pra comunicar-se com o bluetooth. Recomendo utilizar o HC-06 mesmo, é muito mais simples. Porém ele é somente slave. O que exatamente você queria fazer com ele?
  10. Aproveitando o tópico, @eletronicav, não entendi muito bem a lógica que você usou pra reproduzir o som. Do jeito que você lê o byte da memoria já manda direto pra porta, tipo, sem uma conversão de digital pra analógico, pwm, etc? Usou um buzzer ou alto-falante mesmo? Conectado direto na porta?
  11. Acredito que encontrei a causa do problema. Parece que é bug do ICprog, agora to utilizando o Picpgm pra gravar. Pra quem passar por algo parecido, tá ai a solução.
  12. Eu tinha visto esta essa opção, mas achei que ela não tinha nada a ver. Quando eu chegar em casa vou testa-la. Ela é útil para gravador de baixa tensão?
  13. Olá pessoal, estou tentando gravar no PIC18F4550 com um gravador JDM (aqueles baratinhos do Mercado Livre) junto com o IC-prog. Porém se o código passa de um 1/3 da capacidade do PIC ( até a posição da memória +-8189 ) ele dá erro na verificação do código nesse endereço. Já tentei de tudo, também já desabilitei os fuses de proteção de leitura e escrita no compilador e nada. Se o código for menor que 1/3, ele grava e funciona normalmente. Nunca tive problemas antes, com outros modelos de microcontroladores. Alguém já passou por isso? Será que os outros 2/3 da memória do chip está danificada? Estou usando o MikroC. Desde já, obrigado.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...