Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GuilhermeGB

Membro Pleno
  • Posts

    22.333
  • Cadastrado em

Tudo que GuilhermeGB postou

  1. @lsm19 em questão de atualização é melhor ficar com a Samsung mesmo, Motorola e Xiaomi não mandam muito bem nessa parte. Eu mesmo uso meu celular com ROM AOSP no meu Poco F3, não gosto da interface da Xiaomi. A interface atual da Samsung me agrada, acho bonita e fluida, os celulares recentes da marca que eu usei foi o S10 Lite e o S20 FE. Mas por eu ser um usuário um pouco exigente, saí da Samsung e fui buscar mais liberdade na Xiaomi (até certo ponto), então estou com meu Poco F3 tem mais de 2 anos, e vai fazer 2 anos também que uso ROM AOSP (fiquei só 3 meses na MIUI).
  2. @lsm19 Samsung tem investido pouco em Snapdragon ultimamente, seus chips Exynos intermediários até que começaram a melhorar, pelo que vi, então pra usuário comum não chega a ser um chip ruim, só mesmo usuários mais avançados que podem ter problemas ao não pegar um Snapdragon. Se você preza por ter um Snapdragon (como é o meu caso), então sobra como alternativa ir para Xiaomi ou outras marcas chinesas, a Motorola também tem alguns modelos. No Aliexpress você já encontra alguns modelos de smartphones a pronta entrega no Brasil e podendo também parcelar no cartão com juro baixo.
  3. @vitorzs não confie nas configurações do próprio jogo, ele não tem capacidade de escolher qual thread ele vai usar, quem faz isso é o Windows. Se você desativar o SMT manualmente, ou você mesmo definir a afinidade de núcleos no gerenciador de tarefas, você garante que realmente não vai ter SMT atrapalhando. Pra definir afinidade, no caso, você tem que lembrar que seu processador vai ter CPU 0, 1, 2, 3...11, por exemplo, 0 e 1 são dois threads do mesmo núcleo físico, 2 e 3 são outros dois threads de outro núcleo físico, e assim por diante. Você pode desativar a afinidade de um thread de cada núcleo para garantir que o SMT não vai atrapalhar, geralmente quando eu vou mexer nisso eu deixo ativado só o 0, 2, 4, 6, 8, 10.
  4. @Gabriel Guerini Provavelmente a BIOS ficou corrompida por não conseguir terminar o processo de instalação, pendrive ruim pode afetar o processo. Pelo que já ouvi falar desse recurso de Flash BIOS, ele funciona da mesma forma que os regravadores EEPROM, que é quando os caras tiram o chip da placa-mãe e gravam a BIOS fora. Se realmente funcionar assim, então dá pra recuperar até placa-mãe com BIOS corrompida por esse método. Esse pendrive da Multilaser já pode tirar a jogada, mas esse Kingston aí é original mesmo? E você formatou ele antes de usar nesse processo?
  5. Essa placa-mãe tem o recurso Flash BIOS, só precisa conectar o pendrive e apertar um botão pra atualizar, a placa-mãe pode estar até "pelada" que atualiza. Ele estava funcionando antes de atualizar? Tentou fazer um reset da BIOS? Remova a bateria e desliga o PC da tomada por algum tempo, depois ligue novamente. Quais memórias RAMs você está usando aí? E em quais slots?
  6. Porcentagem de uso de CPU não quer dizer nada, o jogo pode simplesmente não ser otimizado para fazer uso de todas as threads do processador, ainda assim ele pode forçar poucos núcleos e, e esses poucos núcleos sobrecarregados comprometem o desempenho do jogo. Jogos de simulação são muito dependentes de processador, e geralmente não são otimizados para usar muitos núcleos, é muito complexo paralelizar o trabalho de simulação em muitos núcleos. Veja no gráfico abaixo, teste feito com um Core i9 9900K, fizeram os testes habilitando e desabilitando núcleos e o HT, o jogo foi ganhando desempenho considerável até chegar em 4 núcleos/8 threads, acima disso o jogo não se beneficia muito. Observe que o desempenho de 6 núcleos/6 threads é melhor do que 6 núcleos/12 threads, então talvez você consiga ganhar um pouco mais de desempenho desativando o SMT na BIOS.
  7. Não tinha necessidade alguma de atualizar a BIOS para usar um 5700X. Qual é o modelo da sua placa de vídeo?
  8. Desculpe, mas eu não tenho nenhum conhecimento mais aprofundado sobre SSDs, só sei algumas coisas básicas do funcionamento deles que acabei aprendendo quando fui tentar entender um pouco mais. Para poder te dizer que SSD X é bom ou é ruim, considerando também a faixa de preço que é vendido, eu precisaria conhecer sobre os componentes internos, controladoras, NANDs, etc. coisa que eu não sei. Sim, somente para vídeo integrado. Instalar o driver do vídeo integrado enquanto você usa uma placa de vídeo não compatível só ai gerar conflitos e dor de cabeça. Primeiro que o driver nem vai instalar ao não identificar o gráfico integrado, mas caso você use vídeo integrado e depois decida colocar uma placa de vídeo no PC, o primeiro passo é remover completamente o driver do vídeo integrado. A opção de Flash BIOS dessa placa-mãe é que você poderia atualizar a BIOS sem necessidade de ter um processador ou memória RAM conectados no PC, você simplesmente passa o arquivo para um pendrive devidamente configurado, aperta um botão na placa-mãe alimentada apenas pela fonte do PC, e o processo de instalação irá começar. A maioria das placas mais simples não tem essa possibilidade, para atualizar a BIOS é necessário que o PC esteja funcional (com processador, memória RAM, placa de vídeo, monitor) para conseguir acessar a interface da BIOS e atualizar por lá. Caso você tente iniciar o PC com um processador que não é compatível a versão de BIOS que já está na placa-mãe, você não conseguiria acesso a interface. A AMD usa o mesmo padrão de cooler para todos esses processadores, desde que o gabinete consiga manter um bom fluxo de ar interno, não haverá problemas de superaquecimento com o processador em stock. O colega @Swalls também respondeu algumas coisas também, então não acho que será necessário repetir a mesma coisa. Alias, me sinto lisonjeado.
  9. Para jogos, a melhor opção é o 5800X3D, porém ele é apenas 4% mais rápido que o 5700X3D e custa uns R$500 a mais, logo não vale a pena. De cara você já pode descartar esse Ryzen 9, ele será inferior aos processadores X3D. O foco dos processadores Ryzen 9 não é jogos, ele não oferece nenhum diferencial nesse sentido frente a um Ryzen 5 ou Ryzen 7, o investimento não vale a pena. Os processadores X3D oferecem um salto geracional na maioria dos jogos em relação aos modelos não 3D, então você tem mais ou menos o desempenho de um Ryzen 5 7600 dentro da plataforma AM4.
  10. Olhei o valor dessa placa aí, está muito cara pelo que entrega. Muito melhor você pegar essa MSI B550M PRO-VDH WiFi: https://www.kabum.com.br/produto/114338/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-wifi-amd-am4-matx
  11. @Michel0595 eu entento, esses jogos são justamente casos mais específicos onde o R5 3600 sofre pra rodar mesmo, mas a tendência é que isso se torne cada vez mais comum nos próximos games. Eu já testei aqui no meu R5 3600 também uma versão bem antiga do game, acho que era a versão 1.5, o FPS caia mesmo abaixo dos 60 nas partes mais pesadas pra CPU, na nova atualização deve ter piorado um pouco. O 5700X3D oferece praticamente um salto geracional em relação ao 5700X, o nível de desempenho dele em jogos é semelhante a um processador Ryzen 7000 normal (sem cache 3D). Cyberpunk 2077 é um jogo que se beneficia MUITO do cache L3 extra desses processadores X3D, tanto que em relação ao R7 5700X, o 5700X3D chega a ser mais 30% mais rápido, agora imagina em relação ao 3600. Mas fazendo uma média geral, o 5700X3D é coisa de 20% mais rápido que o 5700X em jogos (em multitarefas ele é até um pouco pior), em relação ao R5 3600 vai ser em média 40-50% mais rápido em jogos. Se você quer apenas desafogar a sua 2070 Super, o 5700X deve ser suficiente. Processador novo sai todo ano, oferecendo saltos de desempenho que variam de 10-20% em relação à geração anterior, o que também faz a geração anterior cair de preço. Então se você quiser um processador pra ficar tranquilo no GTA 6, pode deixar pra pegar lá na época que ele sair, até lá AM5 já vai estar bem em conta. No fim do ano mesmo já vai sair a segunda geração de processadores AM5 e novos processadores Intel num novo soquete, acredito que a partir do ano que vem as RAMs DDR5 vão baratear bem, e as placas AM5 também deve se tornar mais acessíveis.
  12. O chipset B450 tem compatibilidade com toda a linha de processadores Ryzen. Mas eu evitaria qualquer placa-mãe de marca genérica, como esse que você mencionou. Qualquer coisa que seja fora das marcas ASUS, MSI, Gigabyte e talvez até ASRock, tem grandes chances de te proporcionar dores de cabeça.
  13. Você não deveria notar limitação de processador nessa configuração na maioria dos jogos, somente em jogos mais específicos, como aqueles competitivos com gráficos mais leves onde o processador seria o único limitante do sistema, ou alguns casos de jogos AAA recentes que são muito pesados para o processador, e o R5 3600 pode não conseguir segurar 60+ FPS. Se seu foco for esse tipo de jogo, você veria sim ganho trocando o processador por um melhor, caso contrário, poderá acabar não tendo uma melhoria visível. De qualquer forma, eu tentaria focar no R7 5700X3D ou esperar mais um pouco pra ir de AM5, já que você teria que trocar de placa-mãe também. Falando sobre GTA 6, acho que não é hora de pensar em upgrade para ele, só dá pra ter uma noção de como ele rodaria com base no que sabemos sobre os consoles, mas isso vai depender de quão bem otimizado o jogo estará no PC. O PS5 possui um processador que no geral fica no nível de um Ryzen 5 3600, a diferença é que ele é um octa-core, mas tem menos cache, então seus núcleos extras compensam um pouco a falta de cache. A GPU dele se aproxima de uma RX 6700 da AMD, que estaria mais ou menos no nível de uma RTX 4060 ou uma RTX 2080 Super. Então acredito que os requisitos de CPU e GPU para rodar esse game em 1080p 30+ FPS com uma qualidade gráfica OK giraria em torno disso. Para rodar em 1080p 60 FPS com uma qualidade gráfica decente eu colocaria pelo menos um Ryzen 7 5700X3D e uma RTX 4070. Quando GTA 6 sair pra PC, esse nível de desempenho já será considerado intermediário quase que de entrada, então você deve pagar mais barato em peças equivalentes quando chegar lá. Em 2025 vai lançar a RTX 5060, no pior dos casos ela será equivalente a RTX 3070, e em 2027 a RTX 6060 deve estar no nível da RTX 4070 já. Isso considerando que a NVIDIA decida continuar capando as placas 60, porque se ela decidir trazer um ganho decente para RTX 5060, ela já poderia chegar quase no nível da RTX 4070 (a GTX 1060 chegou com nível da GTX 980, a RTX 2060 com nível da GTX 1080 e a RTX 3060 no nível da RTX 2070 Super, mas a NVIDIA decidiu que a RTX 4060 não deveria superar nem a RTX 3060 Ti nessa geração). OBS: acho bem difícil que a versão de PC saia junto com a de console.
  14. Processador fraco em single-core, isso prejudica jogos baseados em engines antigas que focavam em processadores de 2-4 núcleos. LoL não é um jogo otimizado para multi-core, Cyberpunk 2077 é, então ele consegue tirar melhor proveito da sua alta quantidade de núcleos, apesar de os núcleos serem fracos individualmente.
  15. Eu utilizo esse adaptador aqui já vai fazer 1 ano, uso ele com o Netac NV3000 1TB. Em questão de uso normal, tempo de carregamento dos jogos e programas instalados nele, é praticamente idêntico ao meu XPG Gammixx S11 Pro 1TB que está no conector NVMe. Só mesmo quando vou copiar algum arquivo maior de um SSD pra outro que a velocidade fica limitada por volta dos 400MB/s. Mas é bom ter uma placa já com dois conectores NVMe para não ter limitações quando precisar de mais desempenho.
  16. @BrunoGuimarães minha placa só tem um slot para NVMe, mas eu uso 2 porque tenho um adaptador para usar no PCI-Express x1. No seu caso é ainda melhor, porque sua placa-mãe tem um segundo slot x4, ele é fisicamente do tamanho do x16, mas trabalha em velocidade x4. Se você pegar um adaptador PCI-Express x4, vai conseguir usar um NVMe nele. Detalhe que a velocidade fica limitada por causa da velocidade do slot, no meu caso, por ser um PCI-Express 2.0 x1, a velocidade máxima teórica é de 500MB/s, na prática eu consigo por volta de 400MB/s, um pouco mais lento que um SATA comum. No caso da sua placa-mãe, que será PCI-Express 2.0 x4, você teria uma velocidade máxima teórica de 2000MB/s, provavelmente na prática vai ficar em torno de 1500-1800MB/s. Você não deve se importar apenas com a velocidade sequencial, que são atingidas apenas durante cópia/gravação de arquivos grandes, o que vai mais fazer diferença para o uso geral do SSD são as velocidades aleatórias, que diz respeito a leitura/gravação de diversos arquivos pequenos em fila. São velocidades muito mais baixas que as sequencias, mas ainda são dezenas de vezes mais rápidas que de um disco mecânico (HDD), e elas não serão limitadas pela conexão mais lenta. OBS: Eu preferi pegar um NVMe no lugar de um SATA por questão de qualidade e durabilidade (a maioria dos SSDs SATA atuais não tem tanta qualidade) e também para poder usar numa futura placa-mãe com dois slots NVMe.
  17. Sim, mas não vejo porque fazer isso, é melhor você ligar tudo na placa-mãe via cabo splitter ou HUB, assim você consegue controlar a velocidade de todos se for preciso. O que acontece é que ligando mais de uma fan no conector da placa-mãe, ela vai usar apenas a primeira como parâmetro para verificar a rotação, mas o comando que você der para uma será igual para todas as outras. Eu uso aqui no meu PC um HUB DeepCool FH-04 e controlo as 4 ventoinhas do meu gabinete conectadas em um único conector da placa-mãe. No caso, existem duas formas de controlar a velocidade, pelo modo PWM, que é bem mais preciso, e pelo modo tensão (DC). As ventoinhas com conector de alimentação 4 pinos suportem PWM, e as ventoinhas de 3 pinos só podem ser controladas via tensão, que é o caso das que eu tenho. A placa-mãe também precisa dar suporte para esse modo de controle via tensão, a maioria hoje em dia dá. LED RGB não é a mesma coisa que LED Rainbow. As ventoinhas que você linkou aí são Rainbow, você não controla as cores, elas funcionam no padrão arcoiris (Rainbow), então basta alimentar a fan para funcionar. As ventoinhas RGB sim permitem você controlar, e custam bem mais caro que ventoinhas Rainbow ou com LED de cor úncia. Se você pega uma ventoinha RGB, a alimentação do LED RGB é separada da alimentação da ventoinha. Ainda assim, tem o padrão RGB "comum" mais antigo, conector de 4 pinos e alimentação do LED em 12V, tem padrão mais atual, RGB endereçável (A-RGB), conector de 3 pinos e alimentação do LED em 5V, e tem também algumas ventoinhas que juntam a conexão RGB e a alimentação da ventoinha num conector só que só pode ser ligado numa placa controladora própria para o tipo de ventoinha (geralmente vem junto com kits de ventoinhas). Lembrando que pra controlar RGB direto pela placa-mãe, ela precisa ter compatibilidade com conexão RGB (a sua não tem), algumas placas não tem, algumas tem só o padrão antigo e algumas tem os dois padrões, mas quem não tem uma placa-mãe compatível com RGB, a única opção é usar uma placa controladora externa. Eu aconselho você pesquisar fans de boa qualidade, ouvi falar que fans da Rise Mode só servem de enfeite mesmo, porque pra ventilar elas não prestam, dá pra ver isso só pelo preço que elas custam. Se fosse você evitaria qualquer coisa da Rise Mode, pra falar a verdade, essa marca não tem boa reputação. Eu não vou saber te recomendar fans decentes e que não custam muito caro porque não é minha praia, mas pelo preço mesmo você já consegue descartar algumas opções.
  18. @Lactobacilos no caso então você procura um cooler com dois radiadores, certo? Esse tipo de air cooler costuma ter bom desempenho para processadores high-end, mas você não veria diferença em relação a coolers mais baratos em processadores um pouco mais intermediários.
  19. 4K em uma configuração quase que de entrada, seu PC não tem poder para rodar jogos nessa resolução. Forçar uma resolução abaixo da nativa numa tela LCD sempre vai produzir uma imagem inferior, e ela fica pior enquanto menor for a diferença entre a resolução nativa da tela e a resolução que está usando. O que você deve fazer para ter a melhor experiência possível é adquirir um monitor 1080p nativo, que é a resolução mais adequada para a RTX 3060. Para tentar jogar na sua TV 4K sem perder tanta qualidade, você terá que apelar para o recurso DLSS a NVIDIA. Com o DLSS no modo "Desempenho" você terá uma renderização interna em 1080p, mas a placa de vídeo usará Inteligência Artificial para melhora-la e deixa-la mais agradável para uma tela 4K. O desempenho será um pouco mais baixo do que se você tivesse rodando o jogo em 1080p nativo, mas é muito melhor do que tentar forçar 4K.
  20. Isso é coisa da Samsung, se não me engano, é coisa do Game Plugins. Pela experiência que já tive nos smartphones da Samsung, ela aparece que ele está numa temperatura mais alta, então o sistema começa a limitar o desempenho do celular para tentar segurar a temperatura.
  21. Se for pra comprar, pega direto no Brasil, não tem taxa extra e fica até mais fácil devolver em caso de problemas. E não ligue pra esse negócio de marca, são tudo uma coisa só, eles só customizam por fora o que vem escrito, mas todas as placas são da mesma origem. Algumas lojas oficias que vendem no Brasil. MAXSUN: https://pt.aliexpress.com/item/1005006108624671.html MLSSE: https://pt.aliexpress.com/item/1005005016230639.html
  22. @Brunno DLucas infelizmente não sei te dizer, não consegui achar informação concreta sobre isso. Vi que sua placa-mãe é baseada no chipset HM65, se não me engano o chipset suporta até 16GB, mas pode acontecer da sua placa-mãe em si ser limitada até 8GB, por exemplo.
  23. Logo no comecinho, várias placas A520 estavam funcionando com processadores antigos, foi até uma surpresa porque a AMD já tinha dito antes do lançamento que era só para processadores Zen 2 ou mais recentes. Mas eu vi que vários fabricantes foram removendo a compatibilidade aos poucos com att de BIOS, talvez por falta de suporte da AMD.
  24. @Brunno DLucas notebooks não são desktops onde você pode sair trocando isso e aquilo, cada um tem seu sistema de refrigeração próprio, sua placa-mãe própria, etc. Você poderia limitar a frequência que o processador trabalha para evitar que superaqueça, claro que isso vai capar seu desempenho máximo e também vai fazer você perder desempenho em relação ao seu i5 atual em algumas tarefas mais básicas.
  25. Eu tenho um notebook antigo da Acer com o mesmo processador, por um tempo eu utilizei um Core i7 nele (não lembro o modelo), só lembro que era um quad-core com 8 threads. Meu tio mexia com manutenção de notebook e colocou pra mim, mas eu notei que o processador aquecia bem mais, já que o sistema de refrigeração não era dimensionado para esse processador, então e pedi para colocar o i5 de volta. Então acho que é melhor você tentar ficar no upgrade da memória RAM mesmo. Sobre a questão da frequência da memória, esse processador é de 2ª geração, ele só suporta frequência de até 1333MHz. Você poderia até colocar um pente de 1600MHz, mas ele vai trabalhar a 1333MHz de qualquer maneira. Evite misturar pentes de capacidades diferentes, coloque dois de capacidades iguais, de preferência que sejam de mesmo modelo também.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...