Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

renatomsys

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. O problema é que para mim não ficou claro o que quer dizer o manual. A opção "-n" para ter relação com diretórios. naming_options -n Estas opções especificar a versão e parâmetros de tamanho para a área de nomeação (diretório) do sistema de arquivos. Os naming_options válidas são: size = valor | log = valor - O tamanho do bloco é especificado como um valor em bytes com size =, ou como um valor base de dois logaritmo com log =. O valor do tamanho padrão para a versão 2 diretórios é 4096 bytes (4 KiB), a menos que o tamanho do bloco do sistema de arquivos é maior do que 4096, caso em que o valor padrão é o tamanho do bloco do sistema de arquivos. Para a versão 1 diretórios o tamanho do bloco é o mesmo que o tamanho do bloco do sistema de arquivos. version = valor O valor da versão de nomeação (diretório) pode ser 1 ou 2, padronizando a 2, se não especificado. Com a versão 2 diretórios, o tamanho do bloco de diretório pode ser qualquer potência de 2 tamanho do tamanho do bloco do sistema de arquivos de até 65.536.
  2. O único comando que funciona é "mkfs.xfs -f -L teste2 -n size=8192 /dev/hda2", mas nesse caso não é -b 8192. Será que esse comando resolve?
  3. Espírita, esse aplicativo é muito bom na verdade ele chegou perto, porém, quando escolho reiserfs não tem opção de 8K. O máximo é 4K. Tentei também usar o XFS mas do mesmo jeito não tem opção de 8K. O Gparted sequer tem as opções que o pwhe8.1 dá. Na verdade não precisa ser necessariamente RaiserFS, o importante é que o sistema de arquivos aceite blocos de 8K. Isso foi uma exigência do programador de um banco de dados Postgresql aqui da empresa onde trabalho. Falando em XFS, tentei com ele também via console mas quando tento montar a partição o sistema diz "Função não implementada" Tentei com mkfs.xfs -f -L teste2 -bsize=8192 /dev/hda2. O problema está na hora de montar. Tô começando a achar que não é possível usar blocos de 8K no Linux.
  4. Eu uso o centOS 5.7 e gostaria de formatar uma partição com bloco de 8192 K. O comando que estou usando é mkfs.reiserfs -b 8192 /dev/hda2 mas não está dando certo. O sistema até aceita formatar mas depois dá kernel panic. Eu instalei o CentOS 5.7 com duas partições. A primeira ("/") está formatada com ext3, a segunda também (chamei ela de /teste2). Eu quero colocar um sistema de arquivos nessa partição (/teste2) com bloco de 8K, tentei fazer com o ext3 mas o sistema diz que o máximo suportado é 4096, então me indicaram o reiserfs, que permite mudar o tamanho do bloco. Depois do SO já instalado, digitei os comandos citados no outro post baseado num totorial que li em http://www.gnutoolbox.com/reiserfs-centos/. O meu roteiro é: umount /teste2 mkfs.reiserfs -b 8192 /dev/hda2 reiserfstune -l /teste2 /dev/sda2 Edito o /etc/fstab e altero para /dev/sda2 /teste2 reiserfs 1 2 Monto com mount /reiserfs O kernel panic acontece quando digito "mount /teste2" ou quando reinicio o computador após a série de comandos. Enfim o que quero é colocar um sistema de arquivos no centOS que trabalhe com 8192 K. Na verdade não sei se dá pra já instalar o SO emcima de um sistema de arquivos assim ou se posso utilizar outro sistema de arquivos para formatar a partição (/teste2) com 8K. Algum pode me ajudar por favor?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...