Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcos FRM

Membro VIP
  • Posts

    3.087
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tópicos solucionados

  1. O post de Marcos FRM em Recomendação de conversor (compactador) de vídeo foi marcado como solução   
    Então esses arquivos possuem bitrate de vídeo alto. Chuto uns 4~5 Mbps. Se você codificar em HEVC com metade do bitrate, a qualidade não cairá tanto mantendo a dimensão do vídeo. Tem AV1 como alternativa, que permitirá baixar mais. Isso pressupondo que a qualidade a olho nu do original seja boa...
     
    A interface gráfica do HandBrake requer um pouco de prática. Use a predefinição padrão mesmo, aquela "Fast 1080p30", altere o codificador de vídeo para "x265" e ajuste a qualidade por bitrate, usando múltiplas passadas (uma passada fica ruim). Na guia "Audio", remova a trilha e depois adicione de novo, selecionando "AAC Passthru" em "Codec" (adapte se for outro codec, como AC-3, etc).
     
    Por padrão o HandBrake aplica apenas o filtro de vídeo Decomb, que é um desentrelaçador seletivo. Não mexe em vídeos não entrelaçados.
  2. O post de Marcos FRM em home server com samba no debian foi marcado como solução   
    Sem noções básicas de Linux (diretórios, permissões, usuários, grupos), será difícil.
  3. O post de Marcos FRM em Upgrade em PC Dell Inspiron 5675 foi marcado como solução   
    Eu tive essa máquina, até que a placa-mãe morreu -- vendi o que prestava e o gabinete foi pro lixo. Os conectores frontais do gabinete são jabuticaba. 😫 A furação da placa-mãe me pareceu ser convencional, mas nem cheguei a testar outra.
     
    @PedraX  A placa-mãe original não aceita nada além da Ryzen primeira geração. Não tem os microcódigos no BIOS, nem atualização. É um gabinetão, em termos de tamanho, Micro ATX normal; aceita placa de vídeo normal, não precisa ser low. Acho que, nas versões que vinham de fábrica com o 1800X e talvez 1700/1700X, o VRM da placa tinha dissipador, que não vinha nos modelos com CPUs mais fracas. Isso pode ser um impeditivo. Requer uma pesquisa para confirmar.
     
    A fonte é de 430W de excelente qualidade (Delta com PFC ativo) e os conectores são ATX padrão. Se a memória não me falha, tem conector auxiliar para placa de vídeo, pois tinha versão com umas GPUs um pouco mais parrudas na época.
     
    Cooler usa parafusos. O suporte da placa me pareceu ter furação padrão.
     
    @1lokos  Mais da metade (diria uns 2/3 tranquilamente) da tampa lateral esquerda é vazada, com aquela lataria furada em estilo colmeia. Ali entra ar fácil. A frente dele é igualmente vazada na parte de baixo, algo em torno de 1/3.
     
    Era uma boa máquina, pena que eu dei azar. 😭 No fim, concordo com os colegas: não vale a pena fazer upgrade.
  4. O post de Marcos FRM em Acesso ssh/sftp entre Linux(VitualBox) e Windows(máquina física) foi marcado como solução   
    No adaptador 2 é melhor você usar "Placa de rede exclusiva de hospedeiro (host-only)". A interface dentro do Fedora ganhará um IP automático na faixa 192.168.56.x. Use-o para conectar a partir do Windows.
     
    @W46n3r  O firewall do Fedora libera SSH por padrão.
  5. O post de Marcos FRM em Esses sites são seguros para baixar a iso do windows? foi marcado como solução   
    É que são ISOs diferentes. A diferença no tamanho é devido ao arquivo gerado pelo MCT ter menos edições e, talvez, usar algoritmo de compressão diferente no install.wim. Aqui tem uma explicação:
     
    https://github.com/pbatard/Fido#description
     
     
    O ISO do MCT sempre é gerado "novo" (se a fonte é sempre mais recente, não sei), enquanto o ISO do site é atualizado de tempos em tempos. Da última vez que baixei, as mídias do site estavam com as atualizações de maio/2023 aplicadas (tópico relacionado aqui).
  6. O post de Marcos FRM em Mensagem da placa de Vídeo aparecendo na hora de iniciar o windows foi marcado como solução   
    ASUS é a marca menos pior, pois, se você configurar, no BIOS, a opção "Boot -> Secure Boot -> OS Type" em "Windows UEFI mode", é para toda a tranqueira carcomida obsoleta ser desligada, inclusive o uso do VBIOS.
  7. O post de Marcos FRM em Ativação de Secure Boot no windows 11 placa-mãe B550m Aorus Elite BIOS FDb foi marcado como solução   
    É só habilitar no BIOS, pressupondo que o Windows esteja instalado em UEFI -- pesquise no menu iniciar "Informações do sistema" e veja se "Modo da BIOS" (sic) está em "UEFI".
  8. O post de Marcos FRM em Duas instalações em unidades diferentes foi marcado como solução   
    Estranho o Windows 11 não instalar. Abra outro tópico na sala "Windows 11" sobre isso caso tente novamente...
     
    Para organizar o fórum, marque este tópico como resolvido. 👍 @Caldeus Marque o post #5 como solução, fica melhor.
  9. O post de Marcos FRM em Instalar Dois Sistemas Operacionais - Vostro 3520 foi marcado como solução   
    Esse notebook usa Intel 11ª geração. É provável que use o "Intel(R) Rapid Storage Technology", que requer driver na instalação do Windows:
     
     
    Menos mal que você está tentando instalar outro Windows, pois o troço não é suportado no Linux:
     
     
    Quando é possível voltar para AHCI puro (algumas placas não permitem), é uma baita mão de obra: https://help.ubuntu.com/rst/ .
  10. O post de Marcos FRM em Atualizar BIOS da placa-mãe pelo SSD foi marcado como solução   
    Sim. BIOS UEFI são pequenos sistemas operacionais. Eles já entendem AHCI, NVMe, USB Mass Storage, FAT...
     
    Hoje, acho que todas as placas da ASUS vêm com suporte ao NTFS. Parece que a MSI também tem algum suporte, não sei se tão amplo.
  11. O post de Marcos FRM em devo atualizar a BIOS nessa ocasião? foi marcado como solução   
    A AMD disponibiliza os microcódigos para os fabricantes de placas antes do lançamento dos processadores.
     
    É recomendável atualizar. Dentro do arquivo 785GAB30.zip, além do BIOS em si (785GAB30.ROM), tem o atualizador para Windows (AFUWIN.EXE, que depende dos arquivos UCORE*.*) e o atualizador para DOS (AFUDOS.EXE). Este último não roda dentro do Windows, mesmo no prompt de comando. Requer um pendrive inicializável:
     

     
    Eu daria preferência pela versão para DOS por um motivo: a versão disponibilizada do AFUWIN (4.42) é bem antiga (~2009) e sabe-se lá como anda a compatibilidade com Windows recentes.
     
    Nos manuais de atualização de BIOS da ECS, recomendam programar todos os blocos, que, na versão com GUI, é feito marcando a caixa "Program All Blocks" de "Block Options" da guia "Setup". Na mesma guia, em "CMOS Options", "Destroy CMOS Checksum" é recomendável, que equivale a um clear CMOS -- acho que é marcada por padrão.
     
    Na linha de comando, consegue-se o mesmo com: AFUDOS 785GAB30.ROM /P /B /N /C
  12. O post de Marcos FRM em Não consigo entrar na BIOS foi marcado como solução   
    Pressione "Y":
     
     
  13. O post de Marcos FRM em Não consigo alterar ordem de Boot - notebook Acer Aspire E1-572. foi marcado como solução   
    Nesta tela, logo que ligar o note, pressione F12:
     

     
    Daí vai cair num menu como este:
     

     
    🥳
  14. O post de Marcos FRM em Windows 11 não instala mesmo eu ativando o TPM foi marcado como solução   
    BIOS minimamente recentes das ASUS habilitam o fTPM por padrão. O que às vezes fica pendente é Secure Boot. No BIOS, em "Boot -> Secure Boot", configure "OS Type" com "Windows UEFI mode".
     
    Daí não precisa modificar a mídia de instalação. Mesmo assim, caso precise:
     

     
  15. O post de Marcos FRM em Notebook não reconhece o sistema windows foi marcado como solução   
    O BIOS está em UEFI, porém aparentemente o disco rígido está com uma instalação do Windows em Legacy/CSM (pois o particionamento é MBR, vulgo "msdos"). Recomendo que reinstale em UEFI:
     
    - Na guia "Security", configure "Secure Boot" em "Enabled".
    - Na guia "Advanced", configure "Intel Virtualization Technology" em "Enabled" (é útil ter).
    - Crie um pendrive de instalação do Windows 10 usando o Media Creation Tool (https://www.microsoft.com/pt-br/software-download ) ou o Rufus (https://rufus.ie/ -- com "Sistema de destino" em "UEFI (não CSM)"). Um dos dois. O resto é dor de cabeça.
    - Carregue-o e limpe o disco rígido antes de instalar:
     
     
    Pendrive compatível com UEFI será provavelmente carregado automaticamente, ou pelo menos aparecerá na guia "Boot".
     
    Se você não puder perder os dados dos disco rígido, pressupondo que a instalação esteja funcional, tem como alternativa tentar alterar, na guia "Boot", "CSM Support" para "Enabled", o que talvez dependa das duas opções próximas ("OS Selection" e "Boot mode select"). Contudo, as três parecem inacessíveis. Prefira instalar do zero em UEFI, que é o modo recomendado.
  16. O post de Marcos FRM em Como acessar pen-drive no Linux Mint 21? foi marcado como solução   
    @Henrique - RJ Isso não resolve nada. O pendrive tem que ser acessível pelo usuário logado, sem necessidade de su/sudo/etc. Essa uma das principais atribuições do udisks.
     
    @Rhaniery  Ignore minha mensagem anterior, pois não funcionará. Fui ler o código do udisks para entender o que está acontecendo. Ele só aplica a ACL ao criar o diretório (caso o mesmo não exista). Então remover a ACL não adianta.
     
    Desmonte e desconecte todos os pendrives/discos externos primeiro. Então rode:
     
    sudo rmdir /media/usuario (forneça sua senha)
     
    Depois reinicie. É para resolver. 🙏
     
    É uma limitação de distribuições que compilam o udisks com --enable-fhs-media, como é o caso do Debian e derivados. Se o UID do usuário mudar e seu nome continuar o mesmo, acontece isso. Distribuições como Fedora e Arch, que não compilam com --enable-fhs-media, recriam a cada inicialização o diretório base onde os pontos de montagem são colocados, visto que /run/media é volátil (tmpfs), ao contrário de /media. Assim, nelas, basta reiniciar que essa situação é magicamente solucionada.
  17. O post de Marcos FRM em Como formato este pendrive em fat32? foi marcado como solução   
    O que mostra na janela de log, acessível clicando no botão do lado esquerdo de "INICIAR"?
  18. O post de Marcos FRM em Atualização para o Windows 11 foi marcado como solução   
    Pode ser que o Windows Update ainda não tenha atualizado, caso você tenha ativado TPM e/ou Secure Boot recentemente. Faça manualmente no Agendador de Tarefas ("Executar"). Espere uns minutos e confira novamente...
     

     
  19. O post de Marcos FRM em Indicação de impressora com scanner para não passar raiva foi marcado como solução   
    Jato de tinta é complicado. Acho as menos piores as Epson com tanque -- só que para quem imprime pouco não sei se é bom negócio por conta de entupimento e tal. Se você puder investir mais grana, multifuncional laser (preto e branco, senão fica muito caro) são mais robustas, mesmo os modelos de entrada. Trabalhei bastante usando Brother. A DCP-L2540DW é um modelo que compra e esquece que existe. A mais barata DCP-1617NW deve dar para o gasto, mas teria que pesquisar como anda sua reputação.
  20. O post de Marcos FRM em Como atualizar a BIOS da placa P5GC-MX via pendrive utilizando FreeDOS? foi marcado como solução   
    O AFUDOS oficial da ASUS não deixa. Aqui tem uma versão especial do programa que permite ignorar o ID.
  21. O post de Marcos FRM em Windows não indenfica o tpm 2.0 na placa Gigabyte B550M DS3H foi marcado como solução   
    Você tem que pressionar "Y" na tela da última foto, do contrário o fTPM não ativa. Não tem risco de nada. Pressione "Y" que é para funcionar.
  22. O post de Marcos FRM em Windows e a função do UAC foi marcado como solução   
    "usuários autorizados"... consigo pensar em duas possibilidades:
     
    Permitir logon apenas para determinados usuários, com senha (ou não). Impedir que determinados usuários mudem configurações ou acessem arquivos de outros usuários. Ou seja, usuários farão parte do grupo "Usuários" apenas; não do "Administradores", "Usuários Avançados", ou outro com mais privilégio. Assim, automaticamente não podem acessar perfis de outros usuários ou fazer mudanças fora do seu próprio perfil.  
    Em qualquer ambiente bem organizado, ambas estarão em vigor.
     
    Quem faz esse trabalho não é o UAC: é o sistema de permissões, que existe, no Windows NT, desde muito antes o UAC aparecer. O UAC é um facilitador. Inclusive, é comum desativar sua principal (única?) função nesse caso:
     
    Configuração do Computador ->   Configurações do Windows ->     Configurações de segurança ->       Políticas locais ->         Opções de segurança ->           Controle de Conta de Usuário: comportamento da solicitação de elevação de usuários padrão             (Negar automaticamente solicitações de elevação)  
    Assim a janela de elevação não será exibida (uma mensagem de erro aparecerá). A questão foi formulada por alguém que nunca gerenciou coisa alguma...
  23. O post de Marcos FRM em securt Boot Não consigo ativar foi marcado como solução   
    Acione "Restore Factory Keys", salve, reinicie e tente de novo. "System Mode" precisa que ficar em "User" (ou "Usuário", traduzido) para conseguir ativar.
  24. O post de Marcos FRM em HD, SSD ou NVMe para backup de coisas importantes. foi marcado como solução   
    Discos rígidos externos "prontos" são mais compactos e com certeza desligam o disco completamente (o motor para de girar) quando se "remove com segurança". Usando gaveta avulsa com disco de notebook isso não é garantido. Por outro lado, se der algum defeito na plaquinha que faz a conversão USB<->SATA, você tira o disco e conecta em qualquer PC para ler seus arquivos. Discos externos prontos têm o circuito de conversão na placa lógica do disco em si, de forma que, se der defeito, é mais complicado recuperar.
     
    Pode-se colocar SSDs SATA no lugar, o que é altamente recomendável, visto que qualquer tombo detona discos rígidos. Existem gavetas para SSDs M.2 NVMe, que são mais rápidas.
     
    Tem também SSDs externos prontos, tanto SATA quanto NVMe.
     
     
    A questão das marcas não importa muito. Agora, mais de um backup não é exagero para dados importantes.
  25. O post de Marcos FRM em atualizar bios asus b450m prime gaming br sem pendrive foi marcado como solução   
    Sim, esses BIOS novos da ASUS leem NTFS, acho que até de discos NVMe. 🤯

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...