Boa noite pessoal,
Há alguns meses tenho tido um problema com a temperatura da minha CPU, um i5 3370,em uma Asus P8H61m-le/br, e de várias formas tentei resolver, porém sem sucesso. Vou descrever aqui:
O problema coincidentemente começou quanto atualizei a Bios da minha MOBO para conseguir usar esse processador Ivy Bridge. Tive muitos problemas para achar a bios correta, pois o site da Asus disponibilizava uma versão que nem mesmo o software oficial reconhecia. Após a atualização e a instalação do processador, percebi uma diferença gritante na queda de FPS em jogos como CS e BF3, bem leves levando em conta que já usava uma GTX780 EVGA. Quando acompanhei a temperatura do processador pelo software SpeedFan, pude ver que, mesmo sem abrir nenhum programa, apenas com o windows rodando, o processador já alcançava uma temperatura em torno de 80°C. A principio pensei ser um problema na circulação do ar dentro do gabinete, visto que possuía um bem antigo onde os fios se embaralhavam na frente do cooler box, porém comprei outro, um Sharkoon com 3 fans pré-instaladas nas laterais, e com um belo espaço para organização dos cabos da fonte (corsair 750w), também aproveitei o embalo e para resolver de vez o problema, comprei um Hyper 212x, instalei também usando a própria pasta térmica dele.
Após tudo isso, liguei o pc e conferi a temperatura. Sem nada exigente funcionando estava perfeito, CPU em torno de 40°C, porém quando abro qualquer jogo, mesmo que muito leve, ou uso programas que exigem um pouco mais de performance como AutoCAD, a temperatura logo alcança 90°C.
Poderia haver de fato um problema na Bios ou na utilização do meu processador na placa-mãe deveras ultrapassada?