Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pedro2004

Membro Pleno
  • Posts

    20
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Os caras aqui simplesmente vão deixando pra lá, ao melhor estilo Homer Simpson. Tem apenas um outro que corre atrás também. Obrigado pelo esclarecimento qto ao funcionamento do disjuntor térmico.
  2. Então, O poço fica a uns 300 metros de distância da minha casa. E minha casa não é a mais distante. E nem a mais alta. Abastece um total de 11 residências. Cada uma com sua própria caixa d'água. Por isso a boia eletrônica é inviável. Se fosse colocar uma boia em cada caixa seria milhares de metros de fios. A solução ideal seria construir um reservatório único no ponto mais alto, de onde sairiam ramais de água abastecendo cada uma das outras casas, munidas de caixas com bóias. No reservatório principal, uma bóia automática acionaria a bomba toda madrugada e completaria o nível. Mas tente convencer um bando não muito esperto de pessoas a um investir uns 15 mil reais na propriedade de outro. Já tentei mais de uma vez, explicando que faríamos um contrato de condomínio ou algo do tipo, com apoio de um advogado. Adianto que a propriedade mais alta não é a minha, portanto não seria eu o “beneficiado”, mas ficam achando que sei lá o quê. Eu já tenho a minha solução, que será construir meu próprio poço na minha propriedade (um gasto de uns 35 mil reais +/-, o que não tenho, infelizmente) e deixar eles se virarem porque sou eu que fico correndo atrás... Simplesmente vão levando a vida e só vão correr atrás se um dia eu mudar de lá .. Eles entram na vaquinha cada vez que roubam os fios, mas sou eu que perco o final de semana. O problema do roubo de fios eu resolvi enterrando o conduíte a cerca de 50 cm de profundidade e criando engates de distância em distancia pra impedir que o fio seja puxado. O ladrão vai ter que escavar todo o percurso pra tirar o fio, e acaba desistindo. Já desistiu algumas vezes : ) A solução do disjuntor, se fosse possível, pra mim seria a ideal.
  3. Foi por isso que pensei em usar um disjuntor térmico. O ladrão não dá valor, e em caso de furto, é barato. O uso do timer tem um outro problema também; Dependeria do ze ruela programar direito ou pior.... A bomba tem uma vazão de aproximadamente 1000 litros de água por hora. O tempo pra encher a caixa é variável em função do espaço vazio na mesma. Conhecendo o ser humano, ele programaria o timer e mesmo que a caixa dagua dele começasse a derramar não se preocuparia em voltar pra desligar já que em algumas horas o procedimento se encerraria por si mesmo... O cidadão achara que está tudo certo mesmo desperdiçando milhares de litros de água. Minha ideia do disjuntor seria como um gatilho emergencial... O sujeito continua com a obrigação de voltar lá, mas caso não voltasse o dano seria reduzido porque o processo ia parar... O dano causado quando esquecem ligado normalmente são as mangueiras de resistência 4kgf/cm2 estourando ou conexões se soltando, mas, é claro, pode em algum momento afetar a bomba. Se não for possível usar o disjuntor da forma que imaginei vou considerar o timer, mas por hora, preciso saber se posso interpretar dessa forma, ou seja, que um disjuntor de, digamos, 10 amperes segura uma corrente de 10 amperes durante uma hora, logo, um resistor de 40 amperes vai desarmar depois de 4 horas de uso ininterrupto. Sabe me dizer se é assim que funcionaria? Foi por isso que pensei em usar um disjuntor térmico. O ladrão não dá valor, e em caso de furto, é barato. O uso do timer tem um outro problema também; Dependeria do ze ruela programar direito ou pior.... A bomba tem uma vazão de aproximadamente 1000 litros de água por hora. O tempo pra encher a caixa é variável em função do espaço vazio na mesma. Conhecendo o ser humano, ele programaria o timer e mesmo que a caixa dagua dele começasse a derramar não se preocuparia em voltar pra desligar já que em algumas horas o procedimento se encerraria por si mesmo... O cidadão achara que está tudo certo mesmo desperdiçando milhares de litros de água. Minha ideia do disjuntor seria como um gatilho emergencial... O sujeito continua com a obrigação de voltar lá, mas caso não voltasse o dano seria reduzido porque o processo ia parar... O dano causado quando esquecem ligado normalmente são as mangueiras de resistência 4kgf/cm2 estourando ou conexões se soltando, mas, é claro, pode em algum momento afetar a bomba. Se não for possível usar o disjuntor da forma que imaginei vou considerar o timer, mas por hora, preciso saber se posso interpretar dessa forma, ou seja, que um disjuntor de, digamos, 10 amperes segura uma corrente de 10 amperes durante uma hora, logo, um resistor de 40 amperes vai desarmar depois de 4 horas de uso ininterrupto. Sabe me dizer se é assim que funcionaria?
  4. @albert_emule Não serve... Será roubado em poucas semanas... O poço fica fora da vista dos moradores e já foi vítima de vários furtos de fios.
  5. Estou com o seguinte problema... Moro numa região de chácaras e uso um poço artesiano em comum com vários outros moradores. Esse poço usa uma bomba da qual sei apenas que é alimentada em 220V. Quem instalou a bomba não mora mais por lá. A placa que controlava a bomba foi roubada a muito tempo e os disjuntores atualmente instalados foram colocados sem qualquer critério técnico... São monopolares e um é de 30A e outro de 45A... Ou seja, está tudo errado. A bomba fica no meio do mato, fora da vista dos moradores e costumava ser constantemente visitada por ladroes que roubavam fio e qualquer coisa de valor que encontrassem, até que enterramos o fio profundamente. De vez em quando algum zé ruela liga a bomba e esquece ligada, que causa vários problema. Gostaria de ter alguma forma de desligar a bomba automaticamente após um período constante de tempo , por exemplo, sempre que passar de quatro horas de uso. Pensei em medir a corrente com um alicate amperímetro na entrada do poço e instalar um disjuntor bipolar com capacidade para 4x essa corrente, de forma que após cerca de 4 horas de uso, ele desarme, protegendo a bomba e a tubulação de mangueiras. Isso funcionaria? Obrigado
  6. Buenas @Mor_al Obrigado pela explicação. Ficou bastante claro para mim, agora, o motivo da sua sugestão. Vou modificar o projeto e fazer uns testes e voltar para contar dos resultados. Obrigado!
  7. Buenas @Mor_al e @Xycote Tentei absorver as informações na sua postagem e na do @Xycote Podem me esclarecer uma coisa? Sobre a forma de funcionamento do cd4069... A energia que ele manda para os LEDs através da porta 2 (por exemplo) vem da porta 1 ou vem da alimentação que ele recebe da fonte pela porta 14? Estou entendendo que ele vai liberar liberar 5v para os LEDs quando a porta 1 (nesse exemplo) for, ainda que minimamente, energizada, ou seja a porta 1 serve como interruptor para definir se porta 2 liberar ou nao a energia para o dispositivo ligado nela. É isso mesmo? Outra pergunta que tenho é como é que a instalação de um resistor na porta de saída do CI vai proteger o CI... No momento que o resistor atua, o estrago já não estará feito no CI? Abaixo, um desenho do cd4069 para referência http://pinout-circuits-images.dz863.com/54/CD4069.jpg Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento!
  8. É disso aqui que ele precisa: http://gizmodo.uol.com.br/este-canhao-de-pulso-eletromagnetico-para-carros-quase-instantaneamente/ Se eu tivesse um desses ia sair por aí "baixando" o volume dos funkeiros >:-) Esse link diz disponibilizar (vender) o esquema para construção de um, e tem alguns prontos para venda : http://www.amazing1.com/emp.html Lembre-se porém que, se o aparelho cumpre o que promete, não vai só "interferir" com o som, mas destruir todo dispositivo eletrônico ao alcance, inclusive das casas vizinhas
  9. Chutando, porque não manjo quase nada de eletrônica, acho que esses circuitos se resumem a um capacitor ligado a uma bateria com um interruptor curto-circuitando na Palma da mão. Em qualquer loja que vende truques de mágica você vai achar esse brinquedo em diversas versões, como canetas, luvas, camisinhas, vibradores ....
  10. @Xycote, Fiquei sem internet no fim de semana e ainda não li os links que você postou mas vou dar uma olhada. Referente a tensão negativa de -9v sobre os leds, quando todos estivessem desligados, aquilo foi pangarelagem minha. Isso não acontece. O problema seria mesmo somente quando a corrente que passa pelos LEDs acessos atingir os catodos do dos leds apagados, mas não sei se é de fato problema, pelos motivos que coloco mais abaixo. @Mor_al Acho que a alternativa que você propõe já está implantada... Me corrige se eu tiver entendido errado, mas segue mais detalhes do circuito: Os resistores R1 a R6, que estão ligados na via que abastece o circuito, são de 2M2 de ¼ W e dessa forma limitam a tensão que chega aos cabos dos sensores, que também vão para as portas do CI, porém, antes de chegar ao CI, a tensão é novamente limitada por resistores de 1k de ¼ W ; O CI está sendo alimentado por uma fonte de 9v 1A e como ele suporta de 3 a 15 volts e 2,5A, acho que não deverá ter problemas, principalmente porque o power button é sem trava, ou seja, estará sempre desligado e só alimenta o sensor enquanto estiver pressionado. Ps.: Aquela bagunça nas saidas do CI para os LEDs desaparece na hora de imprimir a placa, rodando o CI em 90 graus à forma como eles está no esquema. Foi o jeito que achei para ter a menor quantidade de intersecção de vias :- )
  11. Consegui resolver o problema. No site da Texas Instruments ( http://www.ti.com/lit/ds/symlink/cd4069ub.pdf) tem a documentação com as medidas exatas do componente e nesse site http://kicad.rohrbacher.net/quickmod.php podemos criar componentes personalizados. Porém no dia seguinte, vasculhando bibliotecas no http://www.kicadlib.org/no grupo "Unclassified packed library" achei o maledito na library 40xx Se alguém mais precisar, num desses dois links seu problema deverá ser resolvido
  12. Pessoal, Sou leigo em eletrônica e montei o circuito abaixo com base num circuito disponibilizado no site do Vitor Trucco. Trata-se de um sensor alimentado por uma fonte de DC de 9v que acenderá o LED correspondente quando o circuito for fechado entre o pino 1 (neutro) e algum outro do rj45 que estarão energizados. Porém fiquei com uma dúvida... Estou usando LEDs brancos e li em algum lugar que esses LEDs têm tolerância de 3,5v quando ligados em polaridade reversa, queimando ou reduzindo vida útil quando exposto a tensões maiores. Acontece que sempre que um LED estiver apagado, ou seja, o circuito dele lá no rj45 não estiver fechado, ele ficará alimentado reversamente pelas cargas que passarem pelos leds acessos. E se todo os LEDs estiverem desligados, todos eles receberão aproximadamente -9v vindo pelo polo negativo do jack de alimentação quando o interruptor for pressionado, certo? Seria necessário/recomendável instalar um diodo entre o polo negativo da alimentação e o restante do circuito? Ou um diodo com maior tolerância depois de cada LED?
  13. A quem possa interessar, encontrei a biblioteca do componente cd4069 no site do Renie Marquet ( http://www.reniemarquet.com/kicad.html) mas meu problema persiste. As marcas de furação da impressão não coincidem com as pernas do componentes, estando ele todo muito pequeno. Se aumento absurdamente a imagem, os outros componentes ficam muito grandes e passam a não coincidir. Zoado isso, mas vou continuar fuçando
  14. Esquece o uso de GPS com essa finalidade. No sinal de GPS liberado para uso civil é introduzido um erro de 10 metros.
  15. Existe um jeito pratico para definir a escala na hora de imprimir uma PCI no kicad? Meu circuito tem um CI de 14 pinos e um RJ45. Já aumentei pra 2x a proporção e o CI ainda esta pequeno, mas o RJ45 já passou do tamanho. O CI que estou usando não existe do footprint, mas peguei um com as mesmas medidas. Existe algum macete ou é tentativa e erro mesmo? Ps.: Meu próximo passo é vasculhar a net em busca do footprint de um CD4069

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...