Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

insys

Membro Júnior
  • Posts

    15
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que insys postou

  1. Obrigado Bcpetronzio, já revolvi o problema. O emissor estava trocado pela base.
  2. A minha pergunta é porque razão o Amplificador diferencial funciona bem (sinusoidal) no LTspice mas no PSpice não funciona ? (No PSpice a tensão nos nós é constante e é sempre 3 Volts, e a corrente dos nós está na gama dos pico Ampere pA, em vez de estar nos micro Ampere uA)
  3. Pretendo simular o circuito AmpopTBH2 no PSpice. Na imagem podemos ver que o circuito Draft4 está funcionando bem, a imagem é o mesmo circuito que Draft4 mas é no PSpice e não está a funcionar bem, porque o marcador de tensão a verde que está no mesmo ponto do circuito (na saída Vout) que vpardif no LTspice, podemos ver que a tensão é constante e é sempre igual a 3Volts.. O transístor que estou a usar é o BFR92A/PLP, porque na libraria PHILRF.lib o transístor BFR92 não está presente, o modelo não está disponível para simulação, mas o transístor BFR92A é o complementar de BFT92 por isso eu pensava que iria funcionar, mas infelizmente até agora ainda não funciona. O único circuito no PSpice que está a funcionar com os transístores de heterojunção para mim é só o Amplificador de potência em Classe B: nas imagens & . Também estive a ver os transístores da livraria SIEMENS.lib, mas não encontrei nenhuns transístores complementares PNP/NPN, eu tenho de usar de ambos os tipos (PNP e NPN), preciso de transístores com uma frequência de transição de mais ou menos 5GigaHz. Os únicos transístores que eu tenho fisicamente que comprei são os transístores BFR92 e BFT92 portanto dava jeito que utiliza-se esses mesmos na simulação em PSpice.
  4. O circuito é a estrutura interna de um amplificador operacional. Tenho dúvida em como fazer correctamente as ligações entre o Circuito da Breadboard no link, à Fonte Tensão do link. No link tem a imagem do circuito na breadboard com: fonte de tensão, gerador sinais e osciloscópio. Falta as pontas de prova mas acho que editar no paint com ligações simples consegue-se entender minimamente ou com explicação. link: https://ibb.co/jFg6kF Tenho dúvida em como ligar a fonte de tensão à breadboard, é para ligar só o Slave ou também ligo o Master, no circuito tem duas fontes uma +15V e outra de -15V. É para ligar o GND (Ground, Massa ) da fonte de tensão à breadboard ? A fonte Fixa liga-se a alguma coisa ou não ? Como ligo os dois fios de cobre da breadboard (um sai do + o outro do - ) à fonte de tensão ? Se pudessem editar isso no Paint com ligações ajudava bastante.
  5. Mais uma vez obrigado, você tem sido sempre impecável ao tirar dúvidas. Acho ter resolvido o problema do transístor não ser "reconhecido" pelo SPICE. Estou a tentar montar/simular esse circuito do link da infinion para o SPICE (tal e qual está). Para já ainda não sei como incluir os microstrip. https://design.infineon.com/tinademo/tina.php?path=EXAMPLESROOT|INFINEON|Applications|Mobile Devices|RF front-end|LNA|&file=rf_BFP640F_AN179.TSC Simulate Network Analysys -> para obter uma análise do circuito. Relativamente ao meu circuito que montei no SPICE apenas apresenta erro em dois nós, que são os nós do analisador de rede. O erro está no meu circuito nos dois nós do gerador de funções VSIN (V2). Veja por favor o meu circuito no post número #9 Se detecta algum erro. (comparando com o circuito deste link). Esse analisador de frequencia (rede), qual o componente que se usa no SPICE (cadence) ? Os parametros são a frequencia inicial e frequencia final. No menu PSPICE -> Editar perfil simulação -> Análise -> Tipo AC Sweep Já defino a frequencia inicial e final de 10Hz e 5MHz) respectivamente.
  6. Tem a certeza que é só adicionar esse arquivo a vermelho ? Esses ficheiros são todos do tipo .S2P Enquanto que a libraria SPICE são todos em .OLB A pasta extraida pelo WINRAR tem o nome de "SPAR", copio a pasta completa para que directório ?, em tools ->capture -> library, ou em outro directório, se sim qual ? WARNING(ORNET-1119): The part/device cannot be simulated. No PSpiceTemplate found on Q1, ignoring this part/device from simulation netlist. Use Place->PSpice Component...->Search to place simulation ready part Q1 é o transistor BFP640F, copiei o circuito para o SPICE. O SPICE Não consegue simular o circuito com o transistor Q1.
  7. MOR_AL Obrigado pela ajuda. Ainda tenho a mesma dúvida no Post número #3
  8. Voltei a pegar nisto e estou com as mesmas dúvidas no post acima. Cumprimentos
  9. Pretendo montar o circuito HBT equivalente da primeira figura no SPICE. O que conseguir montar do circuito está na última figura. A Fonte dependente de tensão continua e a Fonte de corrente dependente continua ainda não estão montados porque não sei como montar ( que componentes usar no SPICE e onde liga no circuito?). Será que devo usar Amplificadores Operacionais e substituir por estas fontes dependentes? LU_Perry_SPICE.pdf
  10. Boas Pessoal! Estou com uma dúvida foi-me pedido para comparar a resposta em frequencia de um Transistor Bipolar de Junção (TBJ) e de um Transistor Bipolar de Heterojunção (TBH) usando o SPICE para simular os circuitos. Até agora já obtive a resposta em frequência para o TBJ usando o SPICE, e sei que está correcta. Para o HBT ainda não, tenho dúvidas em como montar o circuito, será que é para substituir o TBJ por um HBT ou devo substituir pelo circuito equivalente do HBT ? O programa que estou a utilizar na simulação de circuitos é o Orcad Capture CIS Lite Cadence versão 16.6 Obrigado desde já!
  11. Não é bem isso que pretendo fazer mas obrigado na mesma, o projecto deverá estar relacionado com o meu curso, o que queria fazer seria parecido com este projecto: "Implementação de um amplificador de áudio classe D".
  12. Pretendo implementar um circuito eléctrico para projecto final de curso, (engenharia electrotécnica e computadores).Porém não sei que projecto escolher, sei de um projecto que já foi implementado: "Implementação de um amplificador de áudio classe D" sei que este é um projecto válido, e de certeza que não poderei escolher este.Pretendo escolher outro projecto com um nível de dificuldade semelhante ao anterior, se puder ser mais fácil melhor, mas também não fácil de mais senão não é aceite (não reúne os requisitos mínimos).Pergunto se algum de vocês já tenha feito um projecto deste tipo ou então que tenha algumas ideias para outros projectos semelhantes. Não tenho preferência por projectos que necessitem de programação (c++, assembly, etc)Observação: Pretendia começar o projecto o quanto antes. Nota: Pretendo utilizar breadboard (ou várias), vários componentes eléctricos (resistor, capacitor, diodo, transistor, tiristor, bateria, potenciometro, LED, bobine, mosfet, amplificador operacional entre outros), e utilizar programas como MatLab e Orcad para simulação, equipamentos como osciloscópio, multimetro, gerador de sinais, fonte de tensão, etc). NoObrigado pela atenção

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...