Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SrJardel

Membros Plenos
  • Total de itens

    35
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

2

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Guaíba/RS
  • Sexo
    Masculino

Meu PC

  • Processador
    i5-4440
  • Cooler
    CoolerMaster Hyper 212X
  • Placa de vídeo
    MSI GTX970
  • Placa-mãe
    Gigabyte H97M-D3H
  • Memória
    G.Skill Aegis 2x4Gb 1600Mhz
  • Gabinete
    CoolerMaster HAF+
  • Fonte
    Seasonic S12II
  • Mouse
    Logitech G400s
  • Caixas de som
    Logitech Z
  • Headset
    Philips
  • Sistema Operacional
    Windows 10 Pro
  • Browser
    Chrome

Meu Smartphone

  • Marca e modelo
    Motorola MotoG Titan (LineageOS 15.1)

Outros

  • Interesses
    Comics, desenho e pintura, guitarras.
  1. Prezados, acredito estar alcançando um denominador comum. Resolvi reverter o processo de overclock na GPU, e obtive bons resultados. No presente momento, consegui obter estabilidade no FurMark com 8xMSAA+PostFX. Nos meus testes o clock de memória demonstrou não interferir de maneira negativa, então continua stock da placa, que já é OC de fabrica. O que fiz foi reduzir o Power Limit em 20%, ficando o limite em 80%, e o Core Clock em -289Mhz. Acredito que ainda posso continuar com os testes e tentar obter um pouco mais do core, mas durante os testes deu a entender que é necessário um balanço entre o clock do core e a porcentagem de força. Como ainda não estou bem informado sobre possíveis pontos negativos em relação a redução da porcentagem de força em uma GPU, resolvi parar por aí. Uma coisa que me chamou atenção é que o FurMark mostra uma redução de ~198Mhz na frequência do core cada vez que o PostFX é ativado. O valor retorna ao normal quando o efeito é desativado. Embora eu tenha aqui um resultado positivo, acredito que pode ser propício manter esse tópico aberto até que eu realize mais testes, assim dá tempo do pessoal com mais conhecimento técnico argumentar, o que beneficia os presentes, assim como também users que possam vir a se deparar com problemas semelhantes no futuro.
  2. Tive um problema semelhante, porém jamais conseguia entrar na bios, era um loop infinito. Minha configuração você pode conferir ao lado. Depois de meses com a mobo parada pegando poeira, resolvi limpar e toquei um secador de cabelo no lombo dela. Resultado: voltou a vida. Sei que é uma solução bem meia boca, e nem garanto que vá funcionar no seu caso, porém estou compartilhando pois sei o quanto esses problemas são frustrantes, e eu sempre fui muito cético sobre esse lance de secador de cabelo na mobo, recomendado por alguns. No entanto, se funcionou pra mim, sabe-se lá se não vai funcionar pra você? Acredito que mal não vai fazer se a temperatura não for muito elevada, mas com sorte os colegas com mais instrução técnica e teórica aqui do fórum podem argumentar de uma maneira mais precisa essa manobra.
  3. Tô na pilha de comprar uma fonte bem mais singela, sem pfc nem nada pra testar. O problema é que preciso de um conector de 8 pinos para a cpu e dois PCI de 6 pinos pra GPU, o que geralmente não está disponível em fontes assim. Tenho um adaptador IDE pra PCI, mas pra cpu nem sei se existe. E mesmo que porventura isso funcione, a essa altura ainda acho frustrante poder voltar a jogar sem pelo menos poder entender que raios no ambiente elétrico da minha residência está fazendo com que fontes genéricas dêem conta do que uma EVGA e uma Seasonic não dão.
  4. Troquei a fonte EVGA 430 Plus White do segundo pc por uma Multilaser 400W bem bagaceira e tá funcionando de boa. Antes o pc desligava ao carregar a tela inicial, sem falha no CS:GO. Não acredito que as duas fontes (EVGA e Seasonic) estejam com problema, pois tem o lance da Seasonic rodar jogos sem desligar em outra casa. Por isso eu havia colocado esse tópico na área de fontes, mas ele foi movido. Será que não existe alguma proteção nessas fontes mais novas que esteja ocasionando o reinício da máquina? Acho muito improvável que as fontes não estejam alimentando bem, pois até uma genérica de 250W segurou o segundo pc, o caso é que eu preferi a Multilaser por ter mais potência. E no primeiro pc, o TDP chega a 100% e até ~108% se desbloquear no Afterburner, e fica rodando assim de boa no FurMark. Ainda não consegui detectar o que realmente acontece quando ligo o PostFX com 4/8xMSAA no FurMark e faz o pc reiniciar. Nos gráficos do HWMonitor a unica oscilação visualmente relevante é do Frame Buffer da GPU, que cai quando ligo PostFX e volta a subir quando desligo. Todo o resto dos dados de monitoramento da GPU mostram gráficos constantes. Fora isso não há qualquer anormalidade visível nos gráficos do processador, voltagens, temperaturas, HDD, rede parecem todos ok. Tô realmente precisando de ideias aqui pessoal.
  5. @et.vinny Não sei qual sua mobo, mas nossos pcs são relativamente parecidos, e estou tendo um problema muito semelhante. Abri um tópico sobre, o qual foi movido para esta sessão. Conseguiu algum resultado que possa compartilhar conosco? @Jasiel Poxa, eu também desabilito o Windows Update, até então não tinha ouvido nada sobre, foi bom você comentar.
  6. Então galera, executei alguns testes de stress como o amigo @Rolf William Gewers sugeriu. Rodei o Blend durante 20min no Prime95, CPU chegou no máximo de 72C°, 83W, tudo tranquilo. Depois rodei o GPU Stress Test no FurMark durante 10min, resolução 1280x800, fullscreen, com PostFX, sem AA. O consumo da GPU chegou a 100% TDP, temperatura de 79C°, tudo tranquilo. Logo após executei o benchmark com preset 720, rodou até o final sem problemas, aqui está o resultado. Não satisfeito, executei novamente o GPU Stress Test, porém dessa vez coloquei 8xMSAA. O fps caiu para ~36avg, mas fora isso tudo ok. Depois de uns 5min, resolvi ligar o PostFX, e assim que pressionei a tecla P o pc reiniciou. Outra vez rodei o teste, reduzi para 2xMSAA, passado 1min pressionei a tecla P e novamente o pc reiniciou. Eu estava monitorando os stats no FurMark e o HWMonitor Pro estava logando de fundo, mas é tudo tão imediato que não tem como perceber qualquer anormalidade. Essa foi a unica forma que consegui para reproduzir o erro, e agora estou sem ideias, já que a GPU já havia usado 100% da capacidade de energia durante os testes anteriores e nada havia acontecido. Uma coisa que não tentei ainda foi o Memtest 86+, mas nesse caso não sei se seria relevante. Já executei esse teste com a RAM atual há um tempo atras e estava tudo ok. EDIT: Aumentei a porcentagem de energia máxima da gpu para 110% e tensão em +87mV, que é o máximo permitido aqui, e agora o FurMark roda com 2xMSAA + PostFX de maneira estável sem reiniciar, apenas subiu ~3Cº a temperatura. 4x e 8x AA ainda reinicia, mas creio que já é um progresso. Agora pelo menos posso analisar o gráfico do HWMonitor e tentar ver o que de fato acontece quando ligo o PostFX. A brincadeira tá massa, mas ainda não explica o fato dos jogos rodarem de boa em outra residência.
  7. Irmão, acredito podem ocorrer essas coisas no transporte, mas como eu descrevi claramente no tópico, o problema apareceu antes de eu me mudar. Na nova residência o problema parou, e ao retornar pra cá o problema voltou. Então sim, ele estava bem, quieto sem se mexer quando do nada aconteceu isso. Obrigado pelas dicas, o negócio é que tô tentando focar em objetividade aqui. Tentei descrever o máximo no tópico justamente pra ajudar o pessoal a entender o máximo da situação sem desviar muito o foco.
  8. Sim, estou ciente e uso um DPS Clamper como descrito no tópico.
  9. Já desliguei o reinício automático, e não faço OC. Falta mesmo um teste de stress. Concordo que as causas podem ser diversas, porém acredito que já tenha isolado a maioria das hipóteses comuns. Apenas acho curioso que um componente possa ter um problema que venha a tona apenas nessa residência e não em outras.
  10. Olá pessoal. Rig é o seguinte: Quando tento jogar algo tipo PUBG, ARK e uma série de outros jogos, o pc desliga, a corrente corta e reestabelece em seguida. Isso só acontece aqui onde moro agora, então acredito que o problema possa ser na rede elétrica. Já puxei tomada direto do medidor de energia elétrica (famoso relógio da luz em algumas regiões) e mesmo assim não resolveu. Testei a corrente com multímetro, tá 220v tranquilo, sem oscilar muito. Porém no teste puxando a tomada direto do medidor, usei cabo elétrico 2,5mm. Deveria experimentar 4mm? Faria algum sentido? Testei a fonte em funcionamento também, 12v e 5v estão ok. Nenhum fator visualmente procupante na MOBO, nenhum capacitor suspeito, sujeira, etc... Isso começou a acontecer aqui faz um tempo. Me mudei pra outra casa em outro bairro e o problema nunca aconteceu. Voltei pra cá e o problema voltou. Memórias estão ok também, timings e tensão corretos. Tem mais um pc aqui e acontece o mesmo. Segue a configuração: Quando alguém liga outros aparelhos, tipo secador de cabelo, as vezes o pc também desliga sem nem estar forçando, mas não é sempre. Usando Intel HD Graphics no primeiro pc ele demora mais a desligar em jogo, mas desliga também. Estranho é que a configuração de Restore from AC Loss da bios está em Power Off, ou seja, manda ele retornar desligdo quando a energia é interrompida, o que realmente acontece se falta energia no bairro, ou se desligo direto na fonte. Mas quando tento jogar ele apaga tudo e torna a ligar sozinho. O visualizador de eventos do Windows não registra nenhum evento relevante anterior ao desligamento, apenas depois, dizendo que houve um desligamento inesperado, podendo ter sido causado por falta de energia. A concessionária de fornecimento de energia não dá jeito aqui, não tenho um álibi técnico pra afirmar que tem um problema na rede externa de responsabilidade deles, mas ao que tudo indica o problema seria esse né? O que acham? EDIT: Eu uso o pc ligado em um DPS Clamper. Já testei direto na tomada, outras tomadas da casa e deu no mesmo.
  11. @ljMonteiro @Ricardov @Ricardo S Ferreira @Ricardo S Ferreira @cpexpert Acho que assim dá pra ter uma ideia melhor: EDIT: Com a fonte ligada, testei o capacitor grande novamente, e no cabo de saída também os 5v estão normais. Acho que o melhor seria testar as lâmpadas do lcd , mas sem um testador fica difícil. Não achei nenhuma gambiarra pra testar.
  12. @Ricardov Sem problema, vou deixar a imagem aqui de qualquer forma. Foi o melhor que consegui sem flash. EDIT: Consegui os spreadsheets, vou formatar de uma maneira mais dinâmica e em seguida posto aqui.
  13. @Ricardov Uma foto do lado inverso ao da foto anterior ajuda? Estou louco pra testar ela ligada, só preciso saber onde colocar as ponteiras. Até agora testei os capacitores, diodos e resistores, e segundo as fontes que usei para testar estão todos bons.
  14. Já estou com o multímetro na mão, acabei de testar o capacitor grande, agora vou testar os outros, e depois os diodos, pois de acordo com um video que ví, também pode dar problema nesse tipo de placa. Agora fico no aguardo de algumas dicas de vocês pra saber que mais testes eu posso realizar aqui.
  15. @Ricardo S Ferreira @ljMonteiro @F4b10 Vou comprar um multímetro, porque com certeza também me será útil futuramente. Daqui a algumas horas eu volto a postar, e então fica mais fácil de realizar os testes possíveis. Quanto ao técnico, ele foi muito rápido, levou a placa para o fundo do estabelecimento e voltou em menos de 5 minutos, e segundo ele os capacitores estavam bons, mas não disse que testou todos os componentes da placa. Veio com um papo de que ligou em um monitor, mas que não estava recebendo a imagem porque bláblá, não vale nem a pena falar tudo aqui porque era nitidamente papo furado. Ele queria mesmo é que eu levasse o monitor inteiro. Foi uma das coisas que eu também procurei na primeira vez que olhei a placa, porém não encontrei nada visualmente anormal, nenhuma área escurecida. Vamos ver no que dá com o multímetro em mãos, até mais amigos.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×