Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MicaelWander

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

6
  1. Parece que tem algum contato queimado ou que há algum superaquecimento! Da ultima vez que vi isso, foi com meu PC antigo, e era a minha placa de vídeo que foi pro brejo. voce fez overclock na placa de vídeo? E só mais uma coisa, você foi testando as voltagens a 1.225v, depois 1.260v e por último a 1.3v como eu expliquei, ou foi direto no 1.3v? Caso voce tenha feito isso, tente abaixar pra 1.225v e vê se resolve. A 1.3v as temperaturas do processador podem ficar muito altas dependendo da máquina... voce notou barulho forte de cooler (superaquecimento) do processador? Talvez não foi nem o processador que queimou, foi o próprio socket da placa (que não aguenta muitavoltagem).
  2. Continua sendo overclock e aumenta a temperatura média do processador em full load. Qualquer overvoltage, por mais que temporário, aumenta essa temperatura média e diminui a vida útil do processador. Porém, como o Turbo Core é um overclock "inteligente" e seletivo, o perigo só é real quando o sistema de refrigeração não é eficiente, como eu disse, e vou repetir caso tenha passado despercebido, o FX-6300 a 4.1ghz (não interessa se alcançados por Turbo Core ou não) esquenta bastante com o cooler e dissipador padrão, podendo diminuir essa vida útil significativamente. A minha crítica aqui não está direcionada ao Turbo Core, e sim à má refrigeração. (Não me entenda errado) Não entendi o que voce quis dizer com "você está tendo problemas", visto que já foi esclarecido que o problema que eu tive, assim como o autor do tópico, não era relacionado ao Turbo Core e sim às frequencias e voltagens base da BIOS. Se a placa mãe não suporta acima de 3.8ghz, isso é outra história, pra mim não é um problema, para você claramente é, mas isso vai ao gosto do usuário. Eu paguei 200 reais numa placa e tive um retorno proporcional. Tem muito software "parrudo" inclusive que não utiliza o turbo core a 4.1ghz, utiliza valores menores. Mas vamos respeitar o freguês, hehehe. E sobre a "placa bomba", não há motivo para um usuário avançado chamá-la de placa bomba quando já foi constatado que uma simples configuração de volt. e frequência resolve o problema, o que não vale é dizer que é uma "placa-bomba" simplesmente porque não é possível atingir 4.1ghz no Turbo Core. Um técnico se recusaria a configurar tais voltagens para um cliente por causa disso? Sendo que não é um problema da placa, é uma simples questão de bom senso, a placa possui um chipset compatível apenas com TDP 95w, cravado, e não pode atingir voltagens altas, o que se espera disso? Pelo amor, isso é uma especificação básica da placa, é óbvio que não é uma mobo de overclock! É o que se espera da placa AM3+ mais barata do mercado: pelo menos que funcione nos clocks base de maneira estável
  3. Eu realizei alguns testes por cerca de uma hora. Nenhum problema, tudo estável. Rodei inclusive uns programas de benchmark, testando o desempenho. Os resultados estão consistentes com os encontrados na internet para esse processador. O problema era isso mesmo, a placa mãe deu valores padrão errados para as voltagens e frequencias. Após os procedimentos que eu postei, tudo é normalizado. O FX 6300 em 4.1ghz, pelo que andei pesquisando, funciona no limite de temperatura em full load, sendo necessário um sistema de refrigeração melhor do que o padrão que vem com o processador. Isso, é claro, por conta da TDP que sobe de acordo com a dissipação da energia em forma de calor. As temperaturas de um FX-6300 em 125w a 4.1ghz sem um bom sistema de refrigeração chegam a beirar o superaquecimento dos primeiros FX-81xx, processadores que caso a pessoa não troque o cooler, queima em um ou dois meses de uso (foram uma dor de cabeça pra AMD hehe). "125w + AMD FX + cooler comum" certamente são uma péssima combinação. Mas enfim, se tratando de overclock, 3.5ghz para 3.8ghz é um aumento considerável, ainda mais quando a maioria dos reviews deste processador são feitos com testes em frequência base, 3.5ghz (Turbo Clock desativado). Os ganhos com overclock são bem relativos, visto que não são só os GHz que fazem a diferença, tudo depende, arquitetura, chipset etc. Devemos nos lembrar que, afinal de contas, Turbo Clock ainda é overclock e deve ser usado por usuários com um mínimo de conhecimento. Na mão dos leigos qualquer processador unlocked da AMD é uma bomba.
  4. cara eu te amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo <3 <3 <3 <3 <3 MicaelWander De nada amigo. Estou feliz em saber que pude ajudar alguém com o mesmo problema. Porém, venho trazer mais uma boa notícia Se você já tiver a versão mais atualizada da BIOS, a versão 1101, pode ligar o Turbo CPU nas configurações e desfrutar de até 3.8ghz. Acabei de testar aqui e funciona normalmente, desde que sejam feitos aqueles procedimentos de setar as voltagens. Acabei de testar aqui e o Turbo CPU funciona na BIOS mais recente desde que as voltagens e frequências sejam setadas manualmente como eu expliquei no post. A única limitação é que o turbo não vai atingir os 4.1ghz, porque a tensão máxima suportada é 95w, e 3.8ghz é a máxima frequência possível em um chipset 760g de TDP 95w. Acima disso é preciso de um chipset superior, preferencialmente que suporte tensão de 125w. Portanto, após as configurações manuais que eu postei, a variação de frequencia do modo turbo é dos 3.5ghz iniciais (setados na BIOS), até 3.8ghz. Na configuração Auto, a frequência inicial seria 4.0ghz, em umavoltagem inicial baixa (0.9v), ainda por cima com o Turbo Core ligado... Não tem como aguentar, rs. Ou seja, não é exatamente "downclock". É uma correção mesmo.
  5. Não é verdade. Há como utilizar o FX-6300 com essa placa mãe, porém será necessário configurar as voltagens e frequências manualmente na BIOS. Já respondi isso em outro tópico, mas vou copiar aqui o que eu disse: EDIT: Ao seguir os procedimentos acima, pode deixar o Turbo CPU ligado. Acabei de testar aqui e funciona normalmente. Porém desconfio que seja possível que o autor do tópico esteja com defeito no slot PCI-E ou com placa de vídeo defeituosa. Mas não custa nada tentar.
  6. Sim. Além de atualizar a BIOS (caso já não venha atualizada), você ainda terá que configurar as voltagens das memórias e do processador manualmente, porque as configurações automáticas da BIOS mais recente dessa placa são completamente erradas para o FX-6300 e causam várias instabilidades. Mas se atualizar e configurar certinho funciona sim, eu garanto.
  7. Isso de que as 78 não funcionam com os FX é um mito. Na verdade o que acontece é que, por ser de modelo de placa mãe um pouco antigo, a BIOS interpreta as configurações ideais do processador de maneira completamente errada. Essa m5a78l, por exemplo, nas configurações Auto rodam clocks de 4.0ghz a 0.9v, o que é ridículo (e causa todos esses problemas de instabilidade). Digo isso porque tenho a mesma placa mãe e o mesmo processador. Já expliquei isso em outro tópico, mas vou copiar aqui: EDIT: Se a versão da BIOS for a mais recente (1101), pode seguir esses procedimentos porém deixando o Turbo CPU ligado, vai funcionar normalmente. Acabei de testar aqui.
  8. Tive o mesmo problema que o autor do tópico. Mesmo processador e mesma placa mãe. Após uma baita dor de cabeça, troquei as memórias, o HD e até o driver de DVD, só para descobrir depois que a causa do problema são as voltagens e a frequência do processador na BIOS. Até com a BIOS mais recente, essa placa mãe tem um sério problema em identificar as configurações ideais para o FX-6300, porém não é um problema de compatibilidade como o outro amigo constatou. Ela apenas seta as voltagens padrão de forma errada. Essa placa aceita o FX-6300 de boas a 3.5ghz, porém é necessário configurar MANUALMENTE as voltagens e velocidades na BIOS, e não deixar no modo Auto. As configurações necessárias estão todas na parte "JumperFree" da BIOS. Se você está usando memória DDR3 de 1600mhz, deixe as config. de DRAM na BIOS em manual, coloque o multiplicador em 800, a over voltage em 1.5, e deixe apenas as Timings do submenu todas no automático. Se as memórias forem de 1333mhz, faça o mesmo, porém deixe o multiplicador em 667 ao invés de 800. Na parte da CPU, a configuração Auto vem a 20x (4.0ghz), o que vai consumir toda a energia do processador e fazer ele deixar de responder (o que culmina em uma BlueScreen ou travamento do S.O. e do ponteiro do mouse). Para resolver isso, deixe o overclock em manual, frequencia base 200, e coloque o multiplicador a 17.5x (3.5ghz). Deixe o Turbo CPU em Disabled. E na over voltage da CPU, primeiro tente aumentar até 1.225v (ao invés do 0.9 padrão). Caso o computador continue travando e desligando, aumente para 1.260v, e se ainda assim não funcionar deixe a 1.35v. Resumindo, as configurações automáticas da BIOS dessa placa mãe são 0.9v para clocks de 4.0ghz, o que não faz sentido nenhum. Para qualquer um que esteja com o mesmo problema, apenas siga com atenção as instruções acima e não mexa em mais nada. Funcionou pra mim. Espero ter ajudado. EDIT: Ao seguir os procedimentos acima, pode deixar o Turbo CPU ligado. Acabei de testar aqui e funciona normalmente. O importante é setar as voltagens e frequências mesmo.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...