Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ffazendeiro

Membro Júnior
  • Posts

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

0
  1. @Isadora Ferraz eu SABIA basic ha mais de 30 anos PASSADOS ! Meu primeiro PC foi um ZX 80 ( no Brasil lançado logo depois como TK 85) e em 1982 montei um kit ( isso...vinha desmontado) um ZX 81 que já tinha a fantática memória de 2K de RAM e acho que 5K ROM. Não vinha instrução de uso nem curso de Basic, daí...aprendia usando. Tambem não havia internet para receber ajuda e orientação. Hoje não saberia nem como entrar com os comandos no CI. Bão, baixei o LIVEWIRE para montar o projeto do rjjj e o PCB WIZARD para fazer a plaquinha para mim. Achei o trem fantástico ( se der conta de usar adequadamente) pois até testa o circuito pra ver se tem algum gato. Ferrinho de solda, placa virgem e percloreto testados e funcionando, hehehehe. Tá evoluindo.
  2. Ok rjjj, anotado no projeto. Mui grato. @rjjj
  3. Isa, não é abaixar apenas 2~3º : essa é a diferença onde já vale a pena o exaustor começar a trabalhar. Poderia ate ser 1º, desde que lá fora estivesse mais "comodo" que o barracão. Se vai funcionar até quase igualar as temperaturas vai depender da potência do exaustor e volume de ar trocado.
  4. Obrigado Isa. Hummm...MC me espanta um tantim pois creio estar acima de meus parcos conhecimentos a não ser que encontrasse um projeto fácil de realizar. Alias, esse é o primeiro ítem do tópico : bem pequeno ( e fácil...) projeto. Oia, quanto à temperatura, a interna sempre estará acima da externa e o máximo a se alcançar seria próximo desta ( pelo menos durante o dia, que é o que importa). Os exaustores eólicos cairam em desuso já a algum tempo: mais problema que solução pois ou travam ou "cantam". E cantam alto... beleza quando fixos na telha de zinco O melhor resultado tem sido telhado com telhas termo-acústicas ( sanduiche) . Mas continuo aprendendo com vocês.
  5. Realmente os controladores de aquecimento de piscina via paineis solares tem essa possibilidade de só acionar a bomba quando o sensor do painel estiver mais quente que a água da piscina, e tambem acima de qual diferença entre os dois que permitirá o acionamento e ainda mais a possibilidade de não acionar quando a piscina chegar a um determinado ponto de forma a não aquecer demasiado no verão. Mas é um projeto acima de minha capacidade de montar... rjjj, creio que esta é a solução procurada . Por acaso teria o layout da plaquinha ? Bom, vou imprimir o projeto e instruções dadas . Feito. Poderia indicar quais AMP-OP ( a , b e c) seriam ideais ? Diodo B é qualquer comum, certo ? Mui grato.
  6. Teria de monitorar o exterior e o interior simultâneamente para verificar se a temperatura externa está mais baixa que a interna da sala e assim acionar a ventilação refrescando o ambiente. É um barracão com telhado de zinco. Aquece barbaridade com o calor mesmo que o ar(temperatura) de fora esteja mais confortável, daí, uma solução seria injetar ar fresco através de ventilação forçada.
  7. E no caso onde entraria o segundo Lm 35 para fazer a comparação entre a temperatura interna com a externa de forma a acionar a ventoinha apenas quando houver uma diferença de 2 a 3º ?
  8. Então ! Não bastaria usar apenas o CI Ui:A e substiyuir as resistências R4 e R5 por sensores de temperatura ? No projeto apresentado onde entrariam os sensores ? rjjj, ajudou bastante a mostrar o que pretendo, heheheh.
  9. Gostaria de ter a ajuda para um bem pequeno projeto que acione um ventilador ou exaustor sempre que a temperatura externa estiver uns 2 ou 3 graus abaixo da interna em uma sala. Se possível usando o amplificador LM 741 ou o CI 555 e dois NTC ou diodos pois estão à mão: sucatinha da época de radio PX ( 198x). De forma que um dos sensores ficaria do lado de fora da sala e quando o interior aqueça o ventilador forneça ar mais fresco de fora. Procurando aqui só encontrei projetos funcionando a partir de uma temperatura pre definida por resistores. A etapa de alimentação do ventilador eu pretendo usar um SSR-25 DA que é acionado por qualquer corrente entre 3 a 32 VDC ( hehehe, esse é recente.) .

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...