Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Albertow.

Membro Pleno
  • Posts

    38
  • Cadastrado em

Tudo que Albertow. postou

  1. Bom dia, amigos. Comprei um variac Bifásico, mas minha rede é monofásica. Me disseram que não haveria problemas, desde que a tensão da rede e do variac fossem compatíveis, no meu caso, 127 volts. Porém, o variac não está funcionando. Alguém poderia me ajudar? Obrigado.
  2. Valeu pelas dicas, MOR! Vou montar o esquema seguindo o que você falou; acredito que ele pode ficar mais estável, com certeza. Obrigado, mesmo!
  3. kkkkkk, Eu já ia entrar no Fórum para avisar que eu achei o erro kkkkk...Obrigado Paulo!! Valeu Guilherme!! já identifiquei o erro, Vce é 7,9V e não 8,9 kkk...obrigado!!
  4. Você saberia me dizer se a equação está correta? porque, talvez, o valor da fonte seja 11V e não 10V. Pode ser que colocaram o valor errado mesmo.
  5. Oi, Pessoal! Estou com uma dúvida aqui. Por que a soma do meu Vce com a tensão da carga "Vrc" sempre dá um pouco mais que a tensão da fonte, alguém poderia me explicar? Enviei o cálculo, em anexo, onde o meu Vce é 8,9V e o meu resistor de carga é 2,1V, porém, a soma dos dois deveria dar 10V que é a tensão de alimentação e, como podemos ver, deu 11V. Alguém poderia me explicar? obrigado. Ah! só lembrando, a corrente Ic para o cálculo é 2,10mA
  6. É isso mesmo BCP, os pinos 5 e 6, que correspondem ao coletor do transistor interno do CI, estão ligados ao primário do transformador, igual ao esquema que você fez. Mas eu tinha dúvidas sobre esse CI e resolvi pedir ajuda no Fórum. Obrigado pelo esclarecimento BCP É isso mesmo if, os pinos 5 e 6, que correspondem ao coletor do transistor interno do CI, estão ligados ao primário do transformador, igual ao esquema que você fez. Mas eu tinha dúvidas sobre esse CI e resolvi pedir ajuda no Fórum. Obrigado pelo esclarecimento if.
  7. Alguém poderia me dizer se o CI LP3783 pode ser, também, um CI oscilador?
  8. Oi Mor, desculpa a demora pra responder, só agora tive tempo de entrar no meu email e ver as respostas. Obrigado viu, ficou bem claro pra mim agora esse entendimento. VAleu
  9. Oi pessoal, Se eu tenho um sinal de 1Khz e corto 250hz, essa frequência que foi cortada (250hz) é que chamo de frequência de corte? Sempre quando vejo o termo “Frequência de corte” no filtro passa baixas, fico com um pouco de dificuldade de entender qual seria essa frequência cortada. O exemplo que eu dei acima está correto, podemos entender dessa forma? Gostaria que alguém pudesse me explicar de uma forma mais simplificada. Obrigado
  10. @Isadora Ferraz Oi, Isadora! A sua primeira explicação já respondeu a minnha pergunta. É que eu não li atentamente, pois são muitas respostas. Valeu demais pela explicação adicionado 8 minutos depois @aphawk Mas então está correto esse exemplo que eu dei? 1V+20mV=1,20V? E posso dizer que: quanto maior a corrente no tanque, maior será minha tensão no mesmo?
  11. @aphawk @aphawk Oi Paulo é circuito oscilador que estou fazendo, tem o estágio com transistor, capacitores, etc..para manter a oscilação, só que, a minha dúvida é: quando a corrente chegar no tanque oscilante e produzir a tensão (f.e.m), essa tensão produzida será somada? por exemplo: Está chegando no tanque oscilante 1V. Este 1V irá para o indutor que, por sua vez, produzirá 20mV em suas espiras. Então, este 1 volt que entrou será somado com estes 20mV que a espira produziu? O tanque oscilante é o último estágio. Então, a minha tensão de saída será o somátorio desse 1V que está entrando no tanque, mais os 20mV que o indutor está produzindo? Total 1,2V? adicionado 4 minutos depois @Isadora Ferraz Oi, Izadora. Sim a corrente chega oscilando no indutor, pois tem o estágio de oscilação (transistor, capacitor, etc..) A minha dúvida é: Se chega 1V no tanque oscilante e o indutor ainda produz 20 mV, então este 1V que está chegando será somado com os 20mV que o indutor produziu? 1V+20mV = 1,20 V...é isso. adicionado 10 minutos depois @F4b10 @F4b10 Sim, Fábio. A corrente está produzindo oscilação, pois tem o estágio oscilante com transistor e demais componentes. A minha dúvida é se eu somo esse 1 volt que está entrando no tanque oscilante, com os 20 mV que estão sendo produzidos nas espiras do indutor.
  12. Oi pessoal! tô com uma dúvida aqui, se puderem me ajudar, é o seguinte. O indutor produz uma tensão (f.e.m) em suas espiras. Essa tensão é somada à tensão de saída? Por exemplo: Um circuito está me dando uma tensão de saída de 1V, mas ele ainda vai passar por um indutor que está produzindo uma tensão de 20mV (mili volts). Então, minha tensão final seria o somatório de 1V + 20mV? OBS: NESSE CASO É CORRENTE CONTÍNUA, TÁ PESSOAL; POIS SEI QUE O INDUTOR SE OPÕE A CORRENTE ALTERNADA.
  13. @Tito Fisher Bacana demais a explicação, Tito!! valeu!!! adicionado 0 minutos depois Bacana demais a explicação, Tito!! valeu!!! adicionado 1 minuto depois @Isadora Ferraz Valeu, Isadora!!! Obrigado mesmo!
  14. @ilovepic Desculpa ter enviado mensagem no privado rss. É que eu ainda não sei exatamente se, para ver a mensagem, eu clico em Citar ou mencionar ou naquele envelopinho do lado esquerdo da tela; ainda me atrapalho nesse site rs.. Aí saio dando tiro pra todo lado kk Valeu pelas dicas, me ajudou bastante!!!! adicionado 11 minutos depois @Renato.88 Valeu, Renato!! Obrigado!
  15. @Tito Fisher Oi, Tito! Isso significa que mesmo um motor sem carga vai estar dissipando alguma potência e isso vai refletir na variação da corrente? é isso que você quis dizer adicionado 2 minutos depois @Ricardov Obrigado, Ricardo!!
  16. @Ricardov Oi, Ricardo. Eu fiz exatamente dessa forma, mas, quando eu fui medir a corrente, ela dá aproximadamente 260 mili amperes, não deveria dar 330?
  17. Oi!! eu tinha feito dessa forma e achei esse valor de resistor, só que, quando eu fui medir a corrente, estava dando mais ou menos 260 mili. Aí eu comecei a ficar de cabelo em pé de por que o valor não batia, mas agora eu vi que meu multiteste só vai até 200 mili amperes hahaha, Putz, fiquei horas tentando ver o que estava errado, fato que acabei até postando aqui pra ver se eu estava fazendo algo errado rss.. Mais obrigado demais pela ajuda!!!
  18. Oi, pessoal. tenho uma fonte de 21 volts e gostaria de colocar um resistor que segurasse nele uns 14 volts, deixando passar 7 volts apenas. A corrente seria 330 mili amperes. Alguém me ajuda a calcular esse resistor? obrigado.
  19. Teoricamente, a corrente (Ic) pelo ganho (25), daria uma corrente de base de 0,0008 micro, mas se eu calcular a corrente através de R1 e R2, corrente essa que chega a base, o valor dá outro. Mas obrigado assim mesmo adicionado 3 minutos depois adicionado 3 minutos depois Obrigado pela ajuda! adicionado 4 minutos depois Obrigado!!
  20. Oi, Isadora. Eu tô tendo dificuldade pra achar a corrente de base. Por exemplo, a tensão que vai na base é a tensão de R2, não é? A lei de Ohm pra corrente diz: I=V/R. Se a minha tensão de base é 1,9 eu vou dividir 1,9 por R2? Ou será a tensão da fonte Vcc dividida por R1+R2? Essa é minha dúvida. Estou querendo saber o valor correto da corrente de base, pois o valor que tenho achado para a corrente de base, quando eu multiplico esse valor pelo ganho do transistor (25), não dá o valor da corrente Ic que é 20mA, e pela fórmula da corrente de coletor (Ic = Ib.Bcc), deveria dar, não é. Então estou achando que, talvez, eu esteja calculando errado a corrente de base, por isso pedi a fórmula p/ eu saber.
  21. Oi, pessoal. Tô com um circuitinho aqui e queria saber duas coisas: 1) Qual é a fórmula para eu achar a corrente de base? 2) Se eu multiplicar essa corrente de base pelo ganho do transistor (Bcc) eu teria que ter esses 20 mA, não é? Segue o circuito abaixo: Obrigado!!
  22. hahaha, fico feliz das leis não terem sido burladas rss.. Ótima explicação Isadora, entendi perfeitamente, me esclareceu muito.Eu tinha uma pulga atrás da orelha quando falavam "corrente contínua chaveando transistor" rss..Agora ficou claro. Obrigado pela ajuda!! adicionado 1 minuto depois hahaha, fico feliz das leis não terem sido burladas rss.. Ótima explicação Isadora, entendi perfeitamente, me esclareceu muito.Eu tinha uma pulga atrás da orelha quando falavam "corrente contínua chaveando transistor" rss..Agora ficou claro. Obrigado pela ajuda!!
  23. Oi Isadora é um vídeo que vi no youtube, esse é link Eu queria entender como a corrente contínua pura consegue fazer a bobina chavear, pois sempre achei que precisava ser uma corrente, no mínimo pulsante. adicionado 2 minutos depois @Isadora Ferraz Oi Isadora é um vídeo que vi no youtube, esse é link  adicionado 5 minutos depois Oi Isadora é um vídeo que vi no youtube, esse é link Eu queria entender como a corrente contínua pura consegue fazer a bobina chavear, pois sempre achei que precisava ser uma corrente, no mínimo pulsante.
  24. Oi, Pessoal. Vi um circuitinho de três componentes na internet e queria entendê-lo melhor. É uma bateria daquelas redondinhas, tipo de relógio de parede, ligada em transistor que está ligado numa bobina (a bobina ele fez um circulo com fio de cobre, acho que 16 voltas) e tudo isso gerava um campo magnético na bobina que acendia um led (é um wireless rudimentar). Só que ele deu uma explicação sobre a função do transistor que eu fiquei sem entender. Ele disse que o transistor ficava abrindo e fechando pra poder gerar o campo magnético na bobina. A pergunta é: Corrente contínua pura pode fazer o transistor abrir e fechar? Pois eu li que, para o transistor fazer o chaveamento, precisa ser uma corrente que varia. Alguém pode me ajudar na explicação? Obrigado

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...